A Automobilia de 2011 contou com uma pequena exposição dedicada à scooter nacional por excelência, a Casal Carina S170. Foi bom verificar que há pessoas interessadas neste veículo emblemático e na sua divulgação e preservação.
Antes de passarmos ao canto específico da Carina, podia-se achar isto na zona comum dos pavilhões:
Antes de passarmos ao canto específico da Carina, podia-se achar isto na zona comum dos pavilhões:
Apenas 700 exemplares? A minha humilde lista de factos calcula um número dez vezes superior, e necessito de provas em contrário para acreditar num valor tão baixo. De qualquer maneira, o preço médio de um exemplar não restaurado acabou de subir 15% graças a essa afirmação pública. Já que estamos numa de afirmações não comprovadas, a leitura diária da Horta aumenta a performance sexual.
Uma vista geral do canto Carina, onde era reproduzido um filme (filmER?) de época sobre a produção da S170 com imagens verdadeiramente gloriosas. Acho que já entrei em contacto com a Cinemateca no ano passado para tentar obter uma cópia mas fui rejeitado à bruta. Se puderem ajudar entrem em contacto, por favor.
O que era aquele guarda-lamas vermelho no canto? 15 pontos da Horta se o detectaram antes de lerem isto! Ora pois é a proa de um exótico e tímido triciclo Carina, do qual apenas foram fabricados três exemplares: um em exposição, o outro destruído em LeMans em 73, e o outro vendido a um coleccionador Japonês por 1.7 milhões de dólares*.
Podia ser apreciado também este conjunto motor/ braço oscilante/ descanso (o leitor de DVD não é de origem, parece-me ser uma modificação tardia).
Outro motor montado de forma invulgar provavelmente cumpriria propósitos de demonstração ou formação.
E as paredes estavam adornadas com belos logótipos grandes. Tal e qual o meu quarto de dormir. Não deve ter sido coincidência mas as três Carinas expostas cobriam as duas décadas (?) de produção já que uma não tinha aberturas de ventilação nos balonÉRS como é típico da primeira série de produção, outra tinha apenas uma abertura, e a restante tinha as duas aberturas de ventilação dos modelos finais. Bem jogado pelos organizadores!
*nem por isso (N.P.I.)
1 comentário:
Gostei muito deste post! Parabéns pela belíssima compilação de informação sobre a Casal Carina! Saudações e boas curvas!
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