.


14.2.17

Bob constrói um rolo de ferramentas

Nem todos os projectos de construção da Horta exigem sete dias e sete noites de trabalho árduo e intenso, como armários de ferramentas ou velocímetros digitais: às vezes sabe bem uma rapidinha. Tal como um "tool roll" para as ferramentas da mota jagunça (para a Vespa tenho um saco de máscara de gás).

Roubei a máquina de costura à minha mãe, descarreguei o manual da net e gastei meia hora a lê-lo. Posso recomendar a Singer Serenade 18 como sendo uma bela peça mecânica dos anos 80 que, para gáudio colectivo dos apreciadores de maquinaria transalpina, é "made in Italy". E tem acelerador e marcha-atrás. Certamente que existirão clubes de máquinas de costura no futuro, com concentrações e restauros, e a SIP venderá agulhas de baixa fricção.

diy tool roll

Passei outros dois minutos a experimentar os comandos numa pobre tira de pano que se sacrificou em nome da Ciência, e partida!! Peguei num bocado dumas calças de ganga que deitei fora (tendo tido o cuidado de guardar as pernas pois a minha clarividência disse-me que iriam ser úteis passados um ou três anos), alinhei a colecção de ferramentas quase exclusivamente da feira, e visualizei o produto acabado na minha mente.

diy tool roll

O primeiro passo foi cortar tudo à medida, e fazer bainhas feias a toda a volta. Cada ferramenta terá um compartimento de largura específica e existirá um bolso grande à esquerda para velas e fita adesiva. O comprimento é 52cm e a altura é 21cm (dobrada, pois há uma aba superior que bloqueia a sucata no sítio).

diy tool roll

Da direita para a esquerda, fui colocando cada ferramenta no sítio e criando o seu compartimento próprio bem justinho e aconchegado. Com isso feito, reparei que ainda tinha ganga de sobra e espaço livre por cima do bolso grande, e consequentemente chapei-lhe com  um bolsinho adicional para miudezas.

diy tool roll

A caixa da sucata forneceu um cordão de couro que foi aplicado ao exterior com um ponto largo em zig-zag. Duas horitas de trabalho, custo zero, problema resolvido. High-five a mim mesmo!

diy tool roll