.


26.11.09

Gasto até ao osso

Nunca cheguei a contar-vos isto mas, pouco tempo antes de fazer a revisão ao motor, tive uma avaria na PX que me confirmou, se tal fosse necessário, a ultrapassagem do tempo de vida útil da generalidade dos componentes mecânicos do meu motor. Basicamente estava eu a chegar a casa quando deixou de entrar a 4ª velocidade; e depois deixou de entrar a 3ª; e ficou tudo muito perro e tive sorte de conseguir chegar a casa em 2ª.

Diagnóstico: o pino que segura o rolo que encosta à "asa de morcego" no selector externo tinha desaparecido, o rolo tinha saltado fora, e a "asa de morcego" estava a bater directamente no braço do rolo. (selector de origem, com uns 130.000 kms) Felizmente já tinha encomendado as peças novas e tinha o selector novo à mão de semear para trocar.


O desgaste geral era extremo! O rolo está bastante marcado do lado de fora e o seu furo está ovalizado; o pino que o segurava no sítio nunca apareceu; o perno do braço tinha duas ranhuras cortadas em metade do seu diâmetro; adicione-se a esse meio diâmetro quase mais um diâmetro inteiro de folga na abertura ovalizada do braço onde entra o perno e temos um selector que vivia em tempo emprestado há já muitos anos.

É claro que a coisa deu aviso! Eu notava as mudanças imprecisas há já muitas luas mas uma pessoa "habitua-se a compensar", especialmente se andar sempre na mesma scooter todos os dias. E eu sou preguiçoso demais para fazer manutenção preventiva. Não sejam como eu e dêem um pouco de amor ao vosso selector externo: ele merece.