.


26.7.11

Foto do dia

Vespa trips
Foto de Sérgio Moura
   

Tudo sobre a Lambretta LN

Bem, tudo não. Aí uns 2 ou 3 parágrafos.


A apresentação oficial da nova Lambretta LN decorreu há poucos dias e as reacções começam a chegar ao super-computador da Horta que agora as digeriu e regurgitou numa dose pequena de fácil digestão. (todas as apreciações desta posta são de validade duvidosa já que eu nem sequer vi o bicho ao vivo)

Aquela que pode ser considerada como a primeira Lambretta nova em 40 anos foi concebida e desenhada por Italianos, mas ao nível do design eu estava à espera de muito mais: a traseira até se safa mas a frente tem um aspecto tristemente plástico e asiático. A LS (versão de 50cc ainda não lançada) parece mais bonita. (Update: a LS terá versões de 125 e 150cc, também)

A construção é Taiwanesa, cortesia da SYM e da base da bem conhecida Fiddle 125, o que augura qualidade e fiabilidade razoáveis. Há painéis metálicos (surpresa!) nos balons e na dianteira, mas o quadro continua a ser tubular e o plástico abunda. O motor é um comum oitavo-de-litro a 4 tempos arrefecido a ar, e haverá uma versão 150.

Com inspiração clara nos vetustos modelos LI e SX, a LN estará disponível em cinco combinações de cores:  verde, azul, amarelo, vermelho e salmão. O farolim e os piscas são de LEDs (os piscas traseiros salientes parecem muito expostos aos obstáculos) e o equipamento é normal. Não há conta-rotações mas há um botão de abertura do selim no guiador. Por baixo do selim não há espaço suficiente para meter um capacete tipo jet!

Pontos positivos: linhas retro (para quem as achar agradáveis), base SYM comprovada, conforto, comportamento na cidade, rodas de 12 polegadas, gancho de bagagem e chão plano. Pontos negativos: preço elevado, comportamento a alta velocidade, velocidade máxima de 90 à hora, espaço por baixo do selim diminuto, comportamento da forqueta, iluminação fraca. Resumo: parece ser uma scooter apenas para cidade, e ainda por cima carota - o preço no estrangeiro ronda os €3799. Podem ver um teste em vídeo aqui. E já não falo mais em aceleras durante o resto do ano.

Foto do fabricante
Cilindrada: 52,4 x 57,8
Motor: 4 tempos, 1 cilindro, 2 válvulas
Potência: 8,8 cavalos -8000 rpm
Torque máx.: 8,6 Nm - 6500 rpm
Arrefecimento: ar
Arranque: eléctrico
Alimentação: por carburador
Transmissão: automática
Suspensão fr.: forqueta telescópica hidráulica, ø33, 107 mm de curso
Suspensão tr.: 1 amortecedor de mola
Travão fr.: 2 pistões, ø 190mm
Travão tr.: tambor, ø 130mm
Roda fr.: Tubeless 110/70-12"
Roda tr.: Tubeless 120/70-12"
Peso: 114 Kg
Capacidade depósito: 6 litros
Autonomia: 160 Km
Consumo médio: 3,8 l/100 km
Quadro: aço tubular
Comprimento: 1962mm
Altura selim: 784mm
Velocidade máx.: 90 km/h