.


18.6.12

Instruções finais para operação do MasterBlaster 3000

 DSC09909


Agora que o guito já caiu na minha conta bancária, é chegada a altura de eu o informar de tudo o que está errado no MasterBlaster 3000.

  • tivemos que cortar as pernas para ele caber na carrinha por isso a altura de trabalho deve ter ficado muito baixa. Acho que vai ser necessário aparafusar umas calhas de aço às pernas ou algo do género, desenrasque-se.
  • do lado direito há um tubo que serviria para ligar um aspirador caso houvesse muito pó dentro da cabina que dificultasse a visibilidade, mas nunca o fiz. É apenas um coto vestigial, de momento.
  • a pistola de ar que serviria para limpar as peças e o interior da máquina fica com o gatilho preso por causa das micro-esferas de vidro e deixa de ter qualquer utilidade. Mando uma segunda pistola de ar por descarga de consciência à qual, muito provavelmente, acontecerá o mesmo.
  • do lado direito da janela há um ganchinho que serve para pendurar a pistola de ar e tirá-la da zona de trabalho. Como sou muito preguiçoso, nunca o uso e a pistola de ar inútil fica a estorvar permanentemente.
  • as micro-esferas de vidro que foram com o MasterBlaster são das "finas" e já devem estar gastas, por isso talvez sirvam só para experiências ou talvez não, é testar. Recomendo das "médias" quando for comprar novas.
  • como o Bunker era um bocado húmido, o material abrasivo ficava meio colado às paredes do fundo e não caía até ao tubo de aspiração. Quando isso acontecia eu dava uma pancada pélvica à máquina para descolar as sacanas. Ou abanava o tubo de aspiração, isso também dá.
  • vai um bocal suplente para a pistola de decapagem. Acho que já alarguei um deles na minha busca de máxima eficiência, mas não faço a mínima ideia de qual será o diâmetro mais adequado para o seu compressor. É meter uma bucha e/ou alargá-lo.
  • por baixo da máquina há uma saída conveniente para trocar o material. Isso não é um defeito mas a fita adesiva que está lá por perto para tapar as fugas do silicone encolhido é.
  • vê aquela mancha preta na parede do fundo, mesmo à frente da pistola? Quando se está a decapar e se pára durante mais de uns 10 segundos, aparece água no tubo por condensação. Quando se recomeça a decapar a pistola cospe umas manchas de água preta que suja as peças todas :(. Desse modo, sempre que eu parava um pouco recomeçava com a pistola apontada para a mancha até sair a água toda. Não sei se o mesmo acontecerá aí em baixo mas fica o aviso.
  • antes de abrir a porta tem que soprar as micro-esferas todas de frente da porta senão caem ao chão. Eu devia ter instalado uma calhazinha por baixo para as apanhar mas não o fiz, limito-me a soprar antes. Isto é IMPORTANTE porque as micro-esferas são como mini-berlindes e escorregam que é uma coisa parva. Nunca deixe micro-esferas no chão, confie em mim.
  • o vidro é normal, não é temperado nem algo do género. Evitar bater-lhe com peças pesadas.
  • de resto está tudo bem e a pintura até é fixe.