.


19.7.12

Scooter Sinfonia

A Horta já não experimentava tão pouca actividade desde a Grande Seca de Dezembro de 2011; considerem isto como o ralenti de Verão, e aviso-vos já que a Horta é capaz de agarrar por completo com o calor de Agosto.

O documentário de época "Scooter Sinfonia" sobre a Casal Carina já há muito tempo que apareceu no meu radar, e pude observar o bicho pela primeira vez na feira de Aveiro. Andei a chatear a Cinemateca para me arranjarem uma cópia mas sem sucesso porque não sou uma "instituição" ou algo do género. Ameaçar-lhes os animais de estimação também não surtiu efeito.

Felizmente apareceu uma "cópia" no Youtube para podermos todos deliciar-nos com este magnífico documento. Sim, a imagem é fraca e o som é atroz mas não interessa; eu guinchei e bati palmas como uma adolescente japonesa à porta de um concerto com cada nova cena mostrando estiradores, tornos, prensas, rectificadoras, motores M153 e filas de Carinas reluzentes com zero quilómetros no mostrador. Uma verdadeira e deliciosa cápsula do tempo, a lembrar-me por várias vezes a surrealidade industrial de um "Humain, trop humain".