.


6.2.17

Bob constrói um velocímetro digital - parte 1

A minha bicha do conta-quilómetros partiu.

P1260305

Ora eu já andava insatisfeito com a precisão do meu velocímetro nos últimos meses, e o velocímetro também já não é o original. Assim sendo, coloquei o meu Colar Cerimonial de Sem-fins Defuntos (C.C.S.F.D.), meditei longamente no assunto, e aceitei o convite kármico que o Universo me estendeu para prosseguir com a minha ideia de modificação radical da dita unidade de instrumentação que já andava na cabeça há anos.

A SIP tem velocímetros/conta-quilómetros digitais lindos mas exigem um investimento considerável - prefiro comprar ferramenta, se tiver 200 euros a queimarem-me o bolso. Também já vi conta-quilómetros de bicicletas aplicados em Vespas mas de um modo muito crude; geralmente o conta-quilómetros original é totalmente substituído por uma tampa de plástico ou metal, e a pequena caixa digital aplicada à tampa. Eu queria mais por meno$.

Muito meno$. A minha caixa de peças ofereceu um velocímetro de bicicleta básico e o eBay forneceu um botão do arranque eléctrico barato para comandar o precedente.

PA299053

O primeiro passo é descascar o velocímetro. Com cuidado, para não estragar nada.

PA299058

Fui buscar o meu conta-quilómetros original à caixa da sucata. Nnão vale a pena estar a cortar o conta-quilómetros que tenho agora, pois está completo e a funcionar razoavelmente bem.

PB270012

 C'um caraças, ainda tem a terra toda dos últimos 30 anos!

PB270013

Abri-o. O aro metálico ficou bastante massacrado. Se conseguem evitar que isso aconteça, então são muito mais habilidosos que eu. Respect.

 PB270015

Despi a carcaça...

PB270020

...e cortei-lhe o rabo.

PB270024

A seguir - já estão a perceber onde isto vai parar, certo? - cortei uma abertura com a dimensão do écrã do velocímetro digital de bicla.

P1260293

Lamento imenso, senhor Veglia e senhor Borletti, mas eu consigo fazer melhor que vocês.

P1260290

A parte 2 aqui. Talvez consiga fazer aparecer números sem me electrocutar.