15.11.16

Bob constrói um armário de ferramentas - parte 1

Que se lixem as novidades da EICMA, eu construí algo na garagem e isso é mais importante que a Vespa eléctrica!

Se gostam de scooters clássicas então provavelmente também gostam de ferramentas e de passar tardes inteiras a bricolar. A não ser, claro, que sejam do tipo que vai ao concessionário para trocar lâmpadas fundidas. Têm todo o direito a viverem a vossa vida como quiserem mesmo que seja totalmente desprovida de sentido e de unhas sujas. Afinal, quem sou eu para julgar!?                      ...grandas totós...

Eu subscrevo a "garage life", mas a minha mala de ferramentas era uma limalha no óleo da caixa. Estava sempre atafulhada e suja, levando-me a sonhar com um armário de ferramentas metálico, daqueles profissionais com rodas e muitas gavetas. Como são bastante caros, desenhei um igual mas que pudesse ser realizado em contraplacado; no entanto, o somatório dos preços do contraplacado grosso, das corrediças de rolamentos (15 euros o par!) e das rodas rapidamente atingiu um valor incomportável para uma experiência de sucesso não garantido. Arquivei.

DIY particle board toolchest
Tiras de contraplacado originais, primeiras peças cortadas em baixo, e mala de ferramentas original  prestes a explodir

Até ter encontrado contraplacado grátis! O Aki estava a deitar fora tiras longas de 50cm de largura que tinham sido usadas para pendurar publicidade ou algo do género. Tinham alguns furos e tinta mas eram utilizáveis. A espessura também era diminuta (apenas 10mm) e um armário de ferramentas cheio fica muuuito pesado exigindo um material sólido na sua construção mas, ei, que se lixe.

DIY particle board toolchest
O início da carcaça

No entanto, o contraplacado era apenas metade da solução. O segredo do armário de ferramentas está nas corrediças de rolamentos que aguentam com o peso duma gaveta cheia de ferramentas e o facto de serem de extensão total, permitindo à gaveta sair completamente sem cair. Ora estas corrediças são caras (uns 15 euros o par) e esse preço, quando multiplicado por 6 ou 7 gavetas, rapidamente se torna considerável no âmbito da bricolagem amadora.

Poderão deste modo compreender a minha alegria quando apareceram corrediças no OLX a...  2€50 o par! Novas! Até comprei suplentes.

DIY particle board toolchest
Carcaça pronta. O painel das costas também veio da rua.

Como as tiras tinham sido cortadas perfeitamente com 50 centímetros de largura, decidi que o armário teria 50cm de altura e 50cm de profundidade para minimizar o número de cortes. Para fugir a uma estética exageradamente cúbica, estiquei o comprimento para os 70cm. Ficou um pouco maior do que estava à espera mas é melhor isso que ficar sem espaço daqui a um ano. (e já está 80% cheio)

DIY particle board toolchest
A tira escura é um perfil de aço em L para impedir o topo de arquear

A minimização do número de cortes foi importante porque tive que cortar as mais de 40 peças com um tico-tico. Tenho uma serra circular barata mas não tenho espaço para a usar. Se alguma vez tentaram cortar uma linha recta longa com um tico-tico sabem que é uma sensação semelhante a martelar um parafuso.

Não há substituto para boas condições e ferramentas apropriadas quando queremos fazer um trabalho com qualidade mas, por outro lado, é impossível construir algo com as ferramentas que não temos no espaço que não existe. Tal e qual como quando é 1 da manhã, estão 2 graus centígrados a ainda faltam 3 horas de auto-estrada para chegar a casa, a única coisa a fazer é cerrar os dentes e avançar.

DIY particle board toolchest
As cinco primeiras gavetas da minha vida

Depois da carcaça, foi a vez das gavetas. Nesta ordem, pois as corrediças exigem alguma precisão das dimensões e eu quis fazer as gavetas segundo a largura real da carcaça, e não segundo a largura planeada.

A mesma filosofia levou à construção e montagem das primeiras cinco gavetas e, só então, ao corte e construção da sexta gaveta. Assim garanti reduzi ligeiramente a probabilidade das coisas não encaixarem de modo catastrófico.

DIY particle board toolchest
É bastante mais pesado do que parece. Confiem.

Dado que o contraplacado tem uma espessura meio anémica, receei que o peso considerável das gavetas carregadas (que recairá quase totalmente nos painéis laterais) fizesse arquear os ditos painéis. Assim, coloquei uma barra de reforço a meio para poder dormir bem à noite. Isto rouba um centímetro de altura à quinta gaveta mas vale a pena.

As corrediças também já estão montadas, o que não é uma operação trivial. Têm todas que ter o mesmo espaçamento, horizontalidade e alinhamentação. E a peça da corrediça que fica na gaveta idem a multiplicar por dois elevado ao quadrado porque são dois lados e têm que ser simétricos. Dispenso este stress na minha vida.

DIY particle board toolchest
Armário de ferramentas potente ou lenha com formato rectangular?

Todas as gavetas funcionam! Great success! O espaçamento vertical entre gavetas tinha a obrigação de ser idêntico, corrigi isso mais tarde. Sim, é correcto afirmar que procedi a uma série não inconsequente de afinações do espaçamento das gavetas. Foi uma experiência de aprendizagem, digamo-lo assim. Mas já cheira a vitória!

A parte 2 está aqui.