10.2.17

Bob constrói um velocímetro digital - parte 3

Coragem, está quase a acabar. (parte 2 aqui)

Montei o íman e o sensor com a ajuda dumas chapinhas da caixa da sucata. O íman prende numa porca da jante e o sensor na porca de cima da fixação do amortecedor. As chapinhas não ficaram muito bonitas mas um dia destes faço umas melhores...      Not!

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A porcaria da moldura de cima esteve quase para não ser pintada porque eu não a conseguia separar do vidro! A borracha estava de tal modo fundida às duas peças que nem parecia possível desmontá-las, foi mesmo à bruta.

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O vidro está bastante arranhado e estalado, e o aro também está bom para reciclar. No entanto este é um projecto de custo quase zero e, além disso, peças novas iriam destoar com o resto da Vespa, suja e coçada. Decidi assumir a patine com frontalidade.

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Uma olhadela por trás, é aqui que está o segredo da coisa toda. Fiz uma tampa para tapar o buraco e evitar a entrada de pó, mas não ficou nada de especial. Açapei-lhe com fita adesiva que 'tá bom.

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O meu conta-quilómetros novo apesar de ser velho que era antigo quando o montei ao lado do meu conta-quilómetros antigo que era o original e que já foi novo. Medi o perímetro do pneu e deu-me 134 centímetros, que foram introduzidos no maquinómetro velodigital. Verifiquei a calibração com os marcos quilométricos na auto-estrada, e estava a marcar 1020 metros entre cada marco. Isso significa um erro de 2%, bastante bom! Quando tiver que trocar a pilha mudo a calibração para 133 ou 132 e fica perfeito.

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E, quando já estava praticamente tudo concluído, olho para o lado e descubro que me esqueci de colocar uma peça. Duh! #epicfail #bobsucks #reallife #realblog

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Toca a tirar tudo outra vez! Ainda bem que eu tinha fechado o aro metálico apenas ao de leve, exactamente a prever a possibilidade de reabertura. Depois do conta-quilómetros remontado, o aro estava bastante mastigado e não queria entrar na cavidade redonda da tampa do guiador. Tive que praguejar bastante para a coisa ir ao sítio. Tentem evitar dar pancadas no aro para o conta-quilómetros encaixar porque o aro deforma-se com facilidade, perguntem-me como sei. :\

Com os fios bem arrumados fica tudo com bom aspecto. Há muito espaço livre por cima do farol da PX nova e aí não chateiam nada.

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Terminado! Olha que giro, apanhei as quatro luzes ligadas. Foi uma coincidência total, nem fiz de propósito...         Not!

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Sinto um bocadinho falta de iluminação do ecrã. Pensei em fazer isso a princípio mas depois cocó. Há uns velocímetros de bicla baratos no eBay com iluminação "back light" mas não têm personalidade. Posso adicionar luz de várias maneiras diferentes, e talvez as experimente quando tiver que abrir o bicho um dia destes. Até agora está a funcionar bem, já apanhou chuva e sobreviveu, e sim, basicamente tive este trabalho todo para não ter que comprar uma bicha de conta-quilómetros nova. :)