.


23.4.10

A avaria misteriosa

Pergunta: Qual é a avaria que faz o motor desligar-se em andamento, com faísca boa, voltando subitamente a trabalhar sem problemas 30 segundos depois de pararmos na berma da estrada apenas para voltar a morrer dois quilómetros à frente repetindo-se o ciclo interminavelmente? (dica: soprar os giglers e esguichar WD40 nas cenas eléctricas não fez nada)

Resposta: Furinho de ventilação da tampa do depósito entupido.


Pergunta: Qual é a pior altura para sofrer um furinho de ventilação da tampa do depósito entupido? (FVTDE)

Resposta: À vinda da Serra da Estrela quando
  • a noite acaba de cair,
  • está a chover forte e feio levando-nos a desconfiar de humidade no sistema eléctrico,
  • nunca nos aconteceu um FVTDE, possibilidade essa que só surgiria na nossa mente no dia seguinte num daqueles momentos "hahá",
  • ainda faltam 80 quilómetros de estrada nacional escura e fria, que seria percorrida dois quilómetros de cada vez. (abençoado colete reflector da Regularidade!)
O moral da história: se o vosso motor se desligar misteriosamente a intervalos regulares, não se ponham a desmontar o carburador/ignição apressadamente. Experimentem primeiro dar uma voltinha com a tampa do depósito aberta - nível baixo de gota no depósito aconselhado. Se o problema desaparecer, já sabem que umas sopradelas enérgicas são tudo o que vos separa da felicidade (Sprinters e tais também possuem furinho de ventilação). Bob dixit.

Sem comentários: