tag:blogger.com,1999:blog-18477529411705019152024-03-06T03:47:28.371+00:00Horta das VespasRanger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.comBlogger1540125tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-91480359167256767712023-10-08T10:43:00.003+01:002023-10-08T10:43:55.207+01:00Brincadeiras reparacionais com kicksesses da sucata. Ora então o meu kicks perdeu os dentes. Será que eu consigo resolver o problema sem comprar um novo? Parece um desafio interessante! Fui à sucata e saquei um kicks com os dentes moídos e um kicks partido com os dentes bons. Cortei um bloquinho com os dentes do kicks partido, limei o outro até ao bloco encaixar na posição correcta, e montei tudo. :)Vejamos quanto tempo dura. Eu acho que não Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-58528372661785999242022-04-21T21:39:00.003+01:002022-04-21T21:39:26.495+01:00Porta-bicicletas numa T5Eis algo que construí há algum tempo, a pedido de um conhecido (o pessoal das T5 é sempre meio avariado, e não estou a falar de agarranços). A resposta às vossas perguntas é não, um pouco, não sei."Não bate no chão? É esquisita de conduzir? É legal?"Fotografias gentilmente cedidas e brutalmente manipuladas. Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-68549619168368486802022-01-06T11:57:00.004+00:002022-01-06T11:57:56.746+00:00Tive que comprar um ventilador novo A minha reparação da última posta não funcionou.Isto já me aconteceu duas vezes: começo a ouvir uns grilos vindos do motor, só a baixas rotações, e os culpados são os ímans dentro do ventilador que ficam soltos. Tentei "recravá-los" com um punção e umas pancadinhas, mas funcionou só por uns meses.Os barulhos voltaram, ainda piores desta vez.O íman estava bastante desgastado e roçado, e já Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-34888144024206705002020-11-09T21:29:00.000+00:002020-11-09T21:29:44.062+00:00Duas avarias em simultâneoAs mudanças da PX estavam a funcionar mal, por isso fui investigar. Encontrei um cabo das mudanças a partir (não era isso) e uma folga enorme no bracinho do selector (era isso):Podem ver aqui exactamente o que acontece, da última vez que tive este problema em 2009. O braço e o pino onde este se articula desgastam-se nos pontos de contacto, gerando folga. Comprei peças novas.Ao olhar para as peçasRanger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-49789711245305871852020-04-19T19:39:00.001+01:002020-04-19T19:39:48.376+01:00PX de brinquedo
Encontrei isto na feira! (pré-pandemia) Está em bom estado, e acho incrível que as manetes tenham sobrevivido sem se partirem.
É bastante grande, com 30 centímetros de comprimento, e tem umas rodinhas de inércia que mantêm o movimento depois de a empurrarmos. Não há nenhuma marca de fabricante ou de origem.
Matrícula italiana :). O vendedor disse que a tinha comprado há 41 anos, quandoRanger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-20586568819182906692020-03-25T14:34:00.001+00:002020-03-25T14:57:34.044+00:00Como desapertar a porca do cubo
Um amigo mandou-me esta mensagem:
Geralmente, para desapertar a porca do cubo, é possível carregar/apertar no travão respectivo para bloquear o cubo e, com um pouco de ginástica, actuar a ferramenta em simultâneo. E... se o travão não funcionar? Quando, por exemplo, há um vedante estragado e o travão está contaminado com óleo?
Eu conhecia algumas soluções possíveis e pedi no FB paraRanger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-73622963363330528652020-02-29T21:31:00.001+00:002020-03-02T11:52:35.407+00:00A 180SS do Carlos
O Carlos tinha uma SS. O Carlos vendeu a SS. O Carlos ficou triste por ter vendido a SS. O Carlos procurou outra SS. O Carlos encontrou outra SS.
No entanto, a passagem do tempo não tinha sido meiga para com esta espevitada motoreta transalpina, que se apresentava com a mecânica delapidada e o corpo putrefacto.
A chapa estava podre no chão, como é comum, e Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-42703147719960864752019-11-10T13:44:00.000+00:002019-11-10T13:44:44.222+00:002020 será o ano Lambretta
Não estou a falar das duas ou três Lambrettas 300 automáticas que foram/estão a ser/serão brevemente lançadas, mas sim do número de sócios do LICET que duplicou numa só refeição.
Ora portantos houve mais uma reunião anual do LICET (Lambretta Invicta Club Extreme Team), o clube de scooters clássicas mais irónico* e pequeno de Portugal, com todos os três sócios presentes. Mal chegaram as Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-46360922299577945432019-11-06T22:02:00.001+00:002019-11-06T22:02:27.866+00:00Bob constrói um extractor de cavilhas de pistão
Sim sim, dá para pegar numa chave de roquete e martelar um pouco, mas isso é preguiça. Comprei um grampo, soldei um bocado de perfil em L com uma abertura no meio, colei borracha do lado de dentro e retoquei a tinta. Tudo bastante simples.
Também torneei a ponta do veio roscado e imprimi em 3D umas pecinhas para lá encaixarem e combinarem com os vários diâmetros de cavilhas de pistão. Já Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-74958133441990569352019-10-30T12:54:00.000+00:002019-10-30T12:54:06.451+00:00A Cosa SS do Sam
Existirá um modelo
de Vespa menos desejado e menos atraente que a Cosa? Provavelmente
não. A Cosa foi desenhada para substituir a icónica PX e falhou
miseravelmente nesse propósito, deixando um legado longe de
brilhante aliado a uma estética de “velhote”. Mas…. E se tudo
isto pudesse ser corrigido?
É aqui que entra em
acção o Sam, um dos mecânicos mais experientes de Portugal e o
Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com10tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-24392146735031070222019-07-16T20:59:00.001+01:002019-07-16T21:02:02.737+01:00Passeio LICETO Sérgio fez anos, e isso constituiu excelente desculpa para épico passeio LICET.
Três scooters: duas delas em rodagem e duas delas maduras. Quem avariaria?
Destino: Arouca e margens do rio Paiva. Zero auto-estrada, 200 quilómetros de curvas deliciosas.
Almoço no topo da serra, Sumol fresco incluído sem sobretaxa.
Fotografias foram tiradas.
E em andamento.
E nas curvas Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-70546668217145125652019-01-11T10:32:00.002+00:002019-01-11T10:32:55.484+00:00Bob tenta pôr a sua Lambretta a andar, parte III
Agora que o motor reconstruído já trabalha, é altura de tratar dos restantes problemas com o primeiro da lista a ser a embraiagem colada. Acesso é obtido desmontando o estrado posterior e o escape. O escape está preso por 4
parafusos, não 3. É escusado começar a martelar quando só se retiraram 3
parafusos. Não me perguntem como sei.
Desapertam-se as porquinhas todas que seguram o Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-74806572271335845442019-01-03T21:48:00.001+00:002019-01-03T22:12:39.470+00:00Bob tenta pôr a sua Lambretta a andar, parte II
Em Novembro tentei pôr a minha Lambretta a andar após muitos anos parada, mas uma torneira nova de nada serve quando o depósito está cheio de bolo de chocolate. Um depósito usado em bom estado foi localizado com a ajuda de amigos, e procedeu-se a limpezas gerais. #escavarterracomumachavedefendas
Colei um bocado de papel de oficina a um raio de bicicleta para limpar alguns detritos que Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-81781948321746652432018-12-25T13:36:00.001+00:002018-12-25T13:36:03.876+00:00Bob constrói uma ponteira de escape
Ora portantos o meu escape estava a derreter os pneus suplentes e eu consertei-o mas nem por isso porque o problema continuou. Assim sendo, vamos fazer uma ponteira de escape. Comprar coisas feitas não está com nada. #deflexãodegasesdeescape #salvemospneussuplentes
Passo 1: obter um guiador de bicicleta velho. Tem que ser em aço, não pode ser em alumínio! Os deuses da mecânica sorriem para Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-45628269811282351992018-12-14T10:56:00.000+00:002018-12-17T12:21:44.868+00:00Oficina 240
Já vos tinha dado um cheirinho mas agora é oficial: a Oficina 240 está aberta para serviço! O Samuel é um dos mais conceituados mecânicos que conheço, e é um especialista em preparação de Vespas e motores. Se precisarem de manutenção geral numa scooter mais moderna ou mota grande ele continua a ser o vosso homem e, se quiserem restaurar a vossa Vespa antiga, a Oficina 240 permanece na lista de Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-76284798299070072802018-12-13T20:42:00.002+00:002018-12-13T20:42:27.373+00:00Nexx X.G100R Motordrome, primeiras impressões
A tão esperada caixa chegou. Depois de ter experimentado altos níveis de satisfação com outros produtos da nacional Nexx, as minhas expectativas encontravam-se elevadas. Mas será que foram cumpridas?
Sim e não. O conforto é soberbo, a qualidade de fabrico é excelente - o preço reflecte isso - e o design é refrescante. É um capacete fenomenal mas talvez não seja o mais Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-2941685644550346502018-10-24T11:50:00.001+01:002018-10-24T11:50:53.533+01:00Passeata ao Douro
"Vai haver um passeio de fim-de-semana para a malta antiga se reunir, vens? Destino: Paredes da Beira." A resposta foi afirmativa.
A lista de participantes consistia de doze nomes e a hora de saída estava marcada para as 9 da manhã. Consequentemente, saímos quatro pessoas ao meio dia.
Quatro personalidades eminentes do scooterismo nacional do início do século saíram ao meio dia e à Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-35652369049075092912018-09-03T21:26:00.001+01:002018-09-03T21:26:51.726+01:00Bob tenta pôr a sua Lambretta a andar, parte I
Há muito tempo, numa terra distante, comprei uma Lambretta (ou cinco, mas vamos falar desta). Consegui pô-la a andar mas o motor estava muito gasto. O depauperado propulsor foi ao Neca e sofreu uma reconstrução total. Trouxe-o para casa, montei-o no sítio, mas a torneira não deitava gasolina que se visse e isso bloqueou as actividades. Até ao fim-de-semana passado, quando peguei numa torneira Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-62607649276193297122018-05-25T11:42:00.000+01:002018-05-25T11:42:33.558+01:00Distintivo Vespa mega custom
Gosto de construir coisas com as mãos mas as novas tecnologias de fabricação digital revelam-se cada vez mais incontornáveis. Tal como a impressão 3D. A resolução de impressão aqui é baixa (#protótipo #experiência #teste) mas reparem que é a duas cores. Tem um aspecto top a partir dos 70 km/h. Ide rolar, meus filhos.
Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-31002656617289087322018-04-24T20:29:00.000+01:002018-04-24T20:29:31.846+01:00Brevemente...
Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-32486295008389709592018-04-19T22:15:00.000+01:002018-04-19T22:15:14.178+01:00Top 11* de 2017
Ah bolas ainda não fiz o resumo das melhores postas de 2017! Ou das menos piores. Meh whatever. Está aqui o Top 11 de 2016, se quiserem ver mais.
Bob constrói um armário de ferramentas - parte 4
Bob constrói um velocímetro digital - parte 1
Do roubo de fotografias
Luzinhas bonitas
Posta número 1500!
Há 15 anos: corridas no aeródromo de Braga
Há 15 anos: corrida Vespa TT em Leiria
Bob Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-47259775593231055592017-12-14T16:30:00.000+00:002017-12-14T16:30:51.657+00:00Publicidade e fotos Casal
Na mesma exposição da posta anterior podia ser apreciada uma colecção extensa de publicidade, recortes de imprensa e memorabilia associados às marcas de motociclos nacionais. Sou fã da Casal por isso só vão ver fotos ligadas à marca da Taboeira a seguir a este parágrafo. Lamento, fãs da Famel/ SIS/ Fundador/ Pachanço/ Vilar/ Montagens do Sr. Zé da Oficina de Cebolais de Baixo, mas deviam ter idoRanger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-26903808580623597622017-12-11T16:16:00.000+00:002017-12-11T16:16:42.475+00:00Casal Carina com 29 quilómetros
Já todos ouvimos as histórias da Casal Carina nova que estava num stander que fechou ou que nunca foi vendida e que ficou a apanhar pó durante algumas décadas, certo? Pois deve ter sido algo semelhante o que aconteceu a este espécime de 1969 presente na deliciosa exposição Motos de Portugal, e cujo odómetro registava uns meros 290 hectómetros. Ficam aqui algumas fotos para entreter os Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-57690216038938272512017-12-06T11:53:00.000+00:002017-12-06T11:53:43.217+00:00Os 11 tipos de Vespistas num passeio de grupo
Em cada concentração ou evento Vespista dignos do nome existe uma actividade tão emocionante quanto perigosa, o passeio de grupo. Centenas de Vespistas, possuidores de Vespas e habilidades díspares, acomodam-se numa pequena porção de asfalto e tentam operar os seus vetustos veículos na mesma direcção geral com níveis diferentes de sucesso.
Este cardume caótico, que parece subsistir numa Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1847752941170501915.post-57086137179929343622017-10-26T19:45:00.000+01:002017-10-26T19:45:47.232+01:00Bob tenta estofar um banco de Vespa, parte 3
Com o grosso da costura feita (parte 2 aqui) entramos nos acabamentos e montagem. A "pega" do passageiro é só um bocado de tecido com uma fita de nylon dentro. Os cravos estavam tão podres que saíram à mão.
O nylon era espesso demais para costurar por isso colei uma tira de tecido à volta da fita com cola de contacto. #snifarcola
Agrafei o nariz no sítio para poder prender a Ranger Bobhttp://www.blogger.com/profile/06966968221330181404noreply@blogger.com5