7.10.13

As mais recentes tendências em peças que se mexem e giram

As grandes empresas de componentes vespísticos enviam-me notícias dos seus mais recentes produtos porque eu sou uma entidade blogófila muito importante a nível mundial (ou isso ou porque cliquei no "subscrever newsletter", um dos dois). Eis algumas das novidades que provavelmente são novidades e que possivelmente têm interesse. Mas não garanto nada.


Cilindros Malossi 200cc
Em 1983 surgiu o cilindro Malossi de alumínio de 68,5 mm de diâmetro para a Vespa 200 e toda a gente ficou alegre. Agora, 30 anos depois, surge a mais recente versão deste conhecido Malossi, com janelas totalmente novas. O kit de alta qualidade está disponível nas versões SPORT e MHR, com a última a ter uma configuração das janelas mais "racing".

Carburador Polini para small-frame
A Polini continua a desenvolver os seus carburadores CP, 100% feitos em Itália. Os novos modelos montam-se sem qualquer modificação nas Vespas Primavera ET3. A longa lista de características técnicas destinadas a melhorar o desempenho é entediante, mas posso adiantar que estão disponíveis em diâmetros de 19 e 21mm, e que vêm acompanhados por uma caixa de ar com entrada melhorada.

Cambota Polini PX125 e PX200
Novas cambotas Polini para P125 (57mm de curso, biela de 105mm) e P200 (57 e 60mm de curso, biela de 110mm) que aparentam estar bastante escavadas na zona da admissão e ter um bom equilíbrio. A admissão é de 185° na 200 e de 173° na 125.

Cilindro Polini 221cm longo curso
Este cilindro para cambotas de 60mm não só tem um colector de escape reforçado com um anel de aço e uma culaça central com ampla ventilação mas é ainda compatível com ventiladores de arranque eléctrico. A taxa de compressão de 10.2:1 exige uma vela B9ES NGK ou Bosch W3CC.

Escape BGM Big Box
Para a PX e Rally 200 ou para a PX125/150, este escape foi desenvolvido em conjunto com o Mark Broadhurst e aproveita-se de 20 anos de experiência da Scooter Center. Aspecto original, mais potência, muito versátil, barulho controlado.

Ignição Pinasco Flytech
Depois da introdução deste sistema de ignição de ponto variável para os modelos PX-50-ET3-VNB-GT, o Flytech de 12V e 90W está agora disponível para as Vespas T5, GS 160, SS 180, Rally 180 e Rally 200. Luzes de 12V, nada de platinados, fiabilidade suprema, é só vantagens! O ventilador para a T5 está disponível em versões de 1.4 ou 1.6 quilos, enquanto o ventilador para a GS/ SS/ Rally pesa 1.6 quilos.

Carburador Pinasco SI 22mm
A Pinasco desenvolveu este carburador para a malta do "touring tuning" - presumivelmente malta que kita os motores para poder viajar com conforto - com vista a melhorar o desempenho mantendo um consumo de gasolina comedido. O Pinasco de 22mm está disponível em versão auto-lube ou gosto-do-copinho-de-mistura, e exige uma pequena modificação da caixa do carburador antes de ser montado.

Aros Pinasco tubeless de alumínio desmontáveis
Ena! São jantes roda 10 como as de origem, que se dividem a meio, só que tubeless e em alumínio! Em caso de furo, é perfeitamente possível colocar uma câmara de ar normal de Vespa pois a abertura da válvula não mudou de sítio. Quero.

Engrenagens Pinasco para large-frame
Engrenagens nunca são uma coisa extremamente sexy, mas estes Italianos malucos deram-lhes nomes como "Gran Turismo", "Gran Sport" e "Super Sport". Onde é que eu já ouvi estes nomes antes?... Mas adiante. O kit Gran Turismo é para motores kitados para viagem (225cc aconselhados), e tem uma primeira extra-longa e uma quarta curta. O kit Gran Sport é recomendado para motores 177cc para uso misto, e tem uma terceira e quarta curtinhas. O Super Sport, com uma terceira e quarta super-curtas, deve ser usado apenas em motores mega kitadões.

     

1 comentário:

Rui Tavares disse...

Só tralhas para Vespas, portanto.
Pois, as Heinkel não precisam de nada disso :)