10.4.13

Quem tem mudanças a funcionar? A minha mão permanece em baixo...

Estou eu a chegar a casa quando o meu punho das mudanças bloqueia de repente. Não se mexe. Totalmente preso. Da última vez que as minhas mudanças se passaram também foi a chegar a casa, mas desta vez só tive mesmo que empurrar a PX para o outro lado da rua.

Avaria estranha... Toca a desmontar o selector externo, à procura de algo invulgar, que rapidamente apareceu na forma de uma quantidade assustadora de limalha metálica dentro do dito.

P4090835

O dente do selector externo, que engata no veio das mudanças, estava bloqueado no seu braço em vez de rodar livremente; e a ranhura do veio, onde repousa o dito dente, estava bué de alargada!

P4100849

Suponho que o dente bloqueou no seu braço por alguma razão (selector de concorrência, nunca mais) e foi "torneando" a ranhura do veio até o sistema morrer por completo. Estranhamente, nenhum sintoma prévio deu a adivinhar tão funesto fim.

P4100850

P4100852

Tirei o motor para fora pois o veio aperta na cruzeta e esta está dentro do motor e logo noves fora é preciso abrir o motor. O habilidoso Sam fez as contas melhor do que eu e trocou-me o veio sem precisar de abrir os carters.

Localizar um veio novo foi uma aventura que prefiro esquecer; digamos apenas que a nobre corporação Piaggio não possui um stock pleno de peças para Vespas clássicas, e que uma rosca visualmente saudável pode implodir sem qualquer aviso. De qualquer modo o meu propulsor pródigo já regressou a casa - equipado com um selector de qualidade! - e agora só tenho que me lembrar do que é que encaixa aonde. E esperar que o carburador não tenha entupido como da outra vez.


P4100855

Ide rolar, meus filhos, porque sabe bem quando a Vespa não está avariada.
  

1 comentário:

Rui Tavares disse...

Afinal sempre se arranjaram as peças necessárias para te ajudar a livrar da adicção dos pedais de que tens sofrido. Bens hajam o selector novo