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In theory, there's no difference between theory and practice. But in practice, there is.

1.7.11

Bob conserta os seus piscas em directo!

Há já muitas luas que os meus piscas não funcionam. Primeiro foi problema de contactos, depois o interruptor avariou e tive que o consertar, e depois começaram a cair peças. Literalmente.

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Interruptor novo e uma peça velha que caiu da PX

Armado com um interruptor novo, um multímetro dos Chineses e uma vaga ideia que uma boa massa é essencial para o funcionamento correcto dos indicadores visuais de mudança de direcção, vou tentar reparar os meus piscas. No entanto, esta não será uma reparação normal pois vocês todos poderão acompanhá-la em directo! Hoje à tarde, a partir das 14.30 em ponto, eu detalharei em directo e ao minuto todos os passos do processo numa inovadora posta de Horta Reality Blogging© (H.R.B.)!

É fácil parecer-se um craque da mecânica se só mostrarmos os resultados positivos depois de estar tudo feito mas a Horta é cru e real e suja; todos os meus erros, burradas, dúvidas e azelhices estarão expostos para vossa apreciação, a apenas um toque da tecla F5. Desejem-me sorte e palpitem nos comentários ou no FeiçeBuque, vai ser assim bué interactivo, topam? Cá vai.

  • 08:00. Posta introdutória. ZERO piscas a funcionar. Início previsto dos trabalhos às 14.30. Carreguem no F5 para carregar as actualizações.
  • 14:30. Partida! Primeiro passo: espreitar dentro do guiador.
  • 14:32. Tampa do guiador está fora. Os fios do pisca descem lá para baixo, é necessário ganhar acesso à fiarada por trás do nariz.
  • 14:35. O porta-couves saiu com apenas 2 parafusos. O nariz está meio solto e abana. :-\
  • 14:37. É preciso esvaziar o porta-luvas para se ter acesso aos parafusos do nariz e, sim, está a faltar um deles. 
  • 14:43. Nariz fora. Já vejo fios. Meter fotos é muito complicado. 
  • 14:49. A ficha dos fios do interruptor não quer passar pela base do guiador. Já desapertei o guiador para ter mais espaço mas está difícil. 
  • 14:55. Demorei pouco mais de 20 minutos até pegar no martelo. E estamos a falar duma reparação eléctrica! A ficha já passou pela abertura da esquerda na base do guiador, tinha pouco espaço pois também lá estão uma bicha das mudanças e a bicha da embraiagem.
  • 15:04. A ficha do interruptor novo já passou pelo guiador, graças a WD40 e a umas pancadinhas estratégicas. Agora tenho que a fazer aparecer no nariz, não sei como... 
  • 15:07. Foi mais simples do que pensava. O interruptor novo já está no sítio, vamos ver se algum dos piscas acende... 
  • 15:11. Tenho UM pisca a funcionar bem, um que não pisca e dois mortos. 
  • 15:15. A limpar contactos e massas, sejam lá elas o que forem.
  • 15:20. Não funcionou, é hora de pegar no busca-pólos
  • 15:23. Ainda nada. O balon recebe corrente mas a lâmpada não. Toca a desmontar peças adicionais. 
  • 15:26. O meu multímetro diz-me que não há nenhum problema no pisca. Sou forçado a discordar. 
  • 15:32. Era a lâmpada que estava marada, duh. Já pus mais um pisca a funcionar mas o que funcionava antes morreu. O outro continua fixo sem piscar. 
  • 15:38. Woo-hoo!!! Os DOIS piscas de trás já funceminam, um da frente acende mas fica fixo e o outro foi o que caiu fora da Vespa. Vamos ver esse agora. 
  • 15:43. É má ideia reutilizar terminais mas eu sou um rebelde.
  • 15:53. Wow, faíscas
  • 15:56. Achei dois fios extras no porta-luvas, acho que a minha PêXizer já deve ter tido o besouro do "pi-pi-pi". 
  • 16:03. Veredicto final: DOIS piscas traseiros a funcionarem, DOIS piscas dianteiros que acendem mas não piscam. Alguém sabe porque é que isto acontece???
  • 16:10. O nariz já está de volta ao sítio, tenho que descobrir um parafuso para substituir o que falta.
  • 16:14. Não há, fica mesmo assim.
  • 16:18. Porta-couves no sítio. Ficou a abanar menos
  • 16:26. Guiador no sítio e dedadas gordurosas a serem limpas. Dêem-me 15 minutos e já meto algumas fotos.

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    O espaço que era ligeiramente menor que a ficha

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    Pior que um chapéu de um trolha

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    Eu sei para que servem todos estes fios. (cof cof)

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    Não estou orgulhoso do que fiz mas assumo-o com toda a frontalidade

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    Não esfreguem os interruptores com gasolina ou os símbolos desaparecem - perguntem-me como é que sei

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    Um pisca que não pisca é um pisca?

















  • 16:50. Banho, test-drive e lanche de croissants quentinhos. Bob over 'n out.
              

14 comentários:

mw disse...

...e um live webcast, não? Assim podiamos ver em directo a electrocução por 12V do Bob!! Isso é q era...

Lourenço disse...

'tá quase!

sofia disse...

fotos!!!!!

sofia disse...

deixa a máquina a gravar :P

narcisofaria disse...

afinal sempre ha mesmo relato em directo :)

VCS disse...

Excelente ! Desde o ritmo, ao
próprio título do post, Bob a falar de Bob na 3ª pessoa do singular. :-)

Nuno Mesquita disse...

os da frente não piscam pq esse interruptor é chinoca ! não é ?

Anónimo disse...

Bob ao informar que esfregou os interruptores com gasolina e desapareceram. =)

miguel cardoso disse...

Fantástica cirurgia cardio-toráxica com múltiplos "by-passes" e tudo.

patricia disse...

Boa noite comprei recentemente uma vespa ps125e de 1986 e precisava de umas ajudazinhas,se fosse possivel
agradecia o seu contacto
obrigada
cumps

Ranger Bob disse...

Olá Patrícia. Envia-me um email para te contactar senão é impossível. :-)

patricia disse...

boas,já andei á procura aqui e não encontro cm lhe enviar mail
cumps

Ranger Bob disse...

No topo da coluna esquerda há um link que diz "Contacto".

mw disse...

O Bob até a não arranjar piscas engata miúdas... ganda Bob!