Há já muitas luas que os meus piscas não funcionam. Primeiro foi problema de contactos, depois o interruptor avariou e tive que o consertar, e depois começaram a cair peças. Literalmente.
Armado com um interruptor novo, um multímetro dos Chineses e uma vaga ideia que uma boa massa é essencial para o funcionamento correcto dos indicadores visuais de mudança de direcção, vou tentar reparar os meus piscas. No entanto, esta não será uma reparação normal pois vocês todos poderão acompanhá-la em directo! Hoje à tarde, a partir das 14.30 em ponto, eu detalharei em directo e ao minuto todos os passos do processo numa inovadora posta de Horta Reality Blogging© (H.R.B.)!
É fácil parecer-se um craque da mecânica se só mostrarmos os resultados positivos depois de estar tudo feito mas a Horta é cru e real e suja; todos os meus erros, burradas, dúvidas e azelhices estarão expostos para vossa apreciação, a apenas um toque da tecla F5. Desejem-me sorte e palpitem nos comentários ou no FeiçeBuque, vai ser assim bué interactivo, topam? Cá vai.
- 08:00. Posta introdutória. ZERO piscas a funcionar. Início previsto dos trabalhos às 14.30. Carreguem no F5 para carregar as actualizações.
- 14:30. Partida! Primeiro passo: espreitar dentro do guiador.
- 14:32. Tampa do guiador está fora. Os fios do pisca descem lá para baixo, é necessário ganhar acesso à fiarada por trás do nariz.
- 14:35. O porta-couves saiu com apenas 2 parafusos. O nariz está meio solto e abana. :-\
- 14:37. É preciso esvaziar o porta-luvas para se ter acesso aos parafusos do nariz e, sim, está a faltar um deles.
- 14:43. Nariz fora. Já vejo fios. Meter fotos é muito complicado.
- 14:49. A ficha dos fios do interruptor não quer passar pela base do guiador. Já desapertei o guiador para ter mais espaço mas está difícil.
- 14:55. Demorei pouco mais de 20 minutos até pegar no martelo. E estamos a falar duma reparação eléctrica! A ficha já passou pela abertura da esquerda na base do guiador, tinha pouco espaço pois também lá estão uma bicha das mudanças e a bicha da embraiagem.
- 15:04. A ficha do interruptor novo já passou pelo guiador, graças a WD40 e a umas pancadinhas estratégicas. Agora tenho que a fazer aparecer no nariz, não sei como...
- 15:07. Foi mais simples do que pensava. O interruptor novo já está no sítio, vamos ver se algum dos piscas acende...
- 15:11. Tenho UM pisca a funcionar bem, um que não pisca e dois mortos.
- 15:15. A limpar contactos e massas, sejam lá elas o que forem.
- 15:20. Não funcionou, é hora de pegar no busca-pólos.
- 15:23. Ainda nada. O balon recebe corrente mas a lâmpada não. Toca a desmontar peças adicionais.
- 15:26. O meu multímetro diz-me que não há nenhum problema no pisca. Sou forçado a discordar.
- 15:32. Era a lâmpada que estava marada, duh. Já pus mais um pisca a funcionar mas o que funcionava antes morreu. O outro continua fixo sem piscar.
- 15:38. Woo-hoo!!! Os DOIS piscas de trás já funceminam, um da frente acende mas fica fixo e o outro foi o que caiu fora da Vespa. Vamos ver esse agora.
- 15:43. É má ideia reutilizar terminais mas eu sou um rebelde.
- 15:53. Wow, faíscas!
- 15:56. Achei dois fios extras no porta-luvas, acho que a minha PêXizer já deve ter tido o besouro do "pi-pi-pi".
- 16:03. Veredicto final: DOIS piscas traseiros a funcionarem, DOIS piscas dianteiros que acendem mas não piscam. Alguém sabe porque é que isto acontece???
- 16:10. O nariz já está de volta ao sítio, tenho que descobrir um parafuso para substituir o que falta.
- 16:14. Não há, fica mesmo assim.
- 16:18. Porta-couves no sítio. Ficou a abanar menos.
- 16:26. Guiador no sítio e dedadas gordurosas a serem limpas. Dêem-me 15 minutos e já meto algumas fotos.
- 16:50. Banho, test-drive e lanche de croissants quentinhos. Bob over 'n out.
14 comentários:
...e um live webcast, não? Assim podiamos ver em directo a electrocução por 12V do Bob!! Isso é q era...
'tá quase!
fotos!!!!!
deixa a máquina a gravar :P
afinal sempre ha mesmo relato em directo :)
Excelente ! Desde o ritmo, ao
próprio título do post, Bob a falar de Bob na 3ª pessoa do singular. :-)
os da frente não piscam pq esse interruptor é chinoca ! não é ?
Bob ao informar que esfregou os interruptores com gasolina e desapareceram. =)
Fantástica cirurgia cardio-toráxica com múltiplos "by-passes" e tudo.
Boa noite comprei recentemente uma vespa ps125e de 1986 e precisava de umas ajudazinhas,se fosse possivel
agradecia o seu contacto
obrigada
cumps
Olá Patrícia. Envia-me um email para te contactar senão é impossível. :-)
boas,já andei á procura aqui e não encontro cm lhe enviar mail
cumps
No topo da coluna esquerda há um link que diz "Contacto".
O Bob até a não arranjar piscas engata miúdas... ganda Bob!
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