.


17.9.10

Projecto Porta-couves para Pêxizer

Há muito que queria um P.C. (Porta-Couves) para trás para complementar o meu dianteiro que, apesar de extremamente prático, não gosta de cargas grandes (ficam a tapar o farol). As ofertas no mercado não me seduziram devido ao tamanho excessivo, às secções articuladas estapafúrdias e à insistência nos cromados. A única solução revelou ser customizar um P.C. para largeframes tipo Sprint e Rally.

the before shot

Como podem ver na foto do "antes", a fixação inferior é composta por uma travessa que une as duas pernas e da qual saem dois pernos M8 que entram nos furos originais para a matrícula Italiana. A travessa teria que ser cortada para trocar esses pernos para M6 (para não ter que estar a alargar furos no chassis, algo proibido pela minha religião) e para facilitar o encurtamento das pernas.

Este sistema de travessa com pernos afigura-se-me como simples e elegante. Mais simples que o sistema de chapa grande por trás da matrícula, mais área de contacto que ter apenas um olhal na extremidade esmagada de cada perna, e mais elegante que ficar com o parafuso à mostra. Como concordará qualquer pessoa que já tenha tentado desenhar uma estrutura ou mecanismo (estive envolvido profissionalmente no design de maquinaria industrial durante algum tempo), "simples e elegante" é uma combinação extremamente difícil de obter; o normal é "complicado e esquisito", e isso nunca funciona bem.

A fixação superior usa os mesmos três furos e foi só encurtada para chegar o porta-couves à frente e evitar o look "prancha de mergulho". As pernas também tiveram que ser encurtadas e dobradas para combinarem com o formato diferente do chassis, o que implicou muitas subidas e descidas da escada que dá para o Bunker. Uma visita ao soldador depois...

new rack

...tenho um PC, nem muito grande nem muito pequeno, discreto, robusto e ao meu gosto, com um custo total pouco mais que simbólico. Curiosidade: o meu PC dianteiro também necessitou de ser massajado para encaixar - acho que era um modelo para a PK - tornando a minha Vespa na única que conheço que anda com dois PCs "errados".

new rack

Sem comentários: