.


6.9.10

Caramulo Motorfestival: like!

O João convidou-me para ir, a coisa até prometia ser interessante e a distância revelava-se simpaticamente modesta. Siga para o Caramulo Motorfestival! Meti-me na habitual A29 mas decidi não abastecer em Ovar e esperar por Aveiro; infelizmente Aveiro é depois da saída para a A25 e não antes (raramente uso a A25 por isso o meu mapa mental das bombas nesta zona é muito difuso) o que obrigou a um pequeno desvio pela nacional para obter sumo de dinossauro. De novo apontado na A25 e de gás colado, eis que o motor dá dois puns e morre completamente. Choque! Horror! Confusão!

Mesmo antes de parar começo o processo de diagnóstico mental: ela morreu rapidamente de mais para ser vela suja ou problema de gasolina, e lentamente demais para pick-up morto. O que poderá ser? Tiro o balon e suspiro de alívio - cachimbo solto. Foi só isso, nunca me tinha acontecido.

Caramulo Motor Festival

Depois de vários quilómetros por serras e estradinhas ondulantes muito agradáveis, cheguei ao aprazível Caramulo. É uma terra muito bonita e confesso que já lá não ia desde miúdo. O Festival incide quase exclusivamente sobre carros, com ênfase no clássico e na competição. Muitos MGs, Lancias, Alfas, alguns Ferraris e Porsches, principalmente material Europeu dos anos 50 a 70 mas com variedade suficiente. É difícil não gostar. Até houve um biplano a fazer acrobacias e uma pequena feira de automobilia.

Caramulo Motor Festival

O local é acolhedor, com muitas árvores a fazer sombra, sendo apenas um pouco apertado às vezes para a quantidade de pessoas. O "speaker" mencionou o número recorde de público, e isso acaba por ser bom. O ponto alto, para mim, foram os dois Chevrolet Monte Carlo ex-NASCAR que por lá andavam; o barulho daqueles V8 de competição deve ser semelhante ao ruído do fim do mundo! Indescritível!

Caramulo Motor Festival

Quase 90 Vespas foram reunidas nesta concentração "acessória" do Festival, e todos pareciam estar a divertir-se. Os pilotos eram quase todos locais, e não vi muitas caras conhecidas.

Caramulo Motor Festival

A meio da tarde, depois de acabarem as corridas e bastante mais cedo do que o esperado, os participantes subiram a rampa ordenados por marcas com as Vespas a fechar o cortejo. A rampa é mais pequena do que estava à espera, mas foi emocionante passar a meta com todas as máquinas de filmar viradas para nós, o público a aplaudir e os "marshals" a abanarem as bandeiras coloridas em todas as curvas em celebração daquela grande festa. Dois polegares apontados para cima.

Caramulo Motor Festival

Espero poder regressar no próximo ano ao "Goodwood tuga".

Sem comentários: