.


31.1.09

Mau tempo II

A posta de anteontem foi algo do género "yá eu é que sou bom porque ando à chuva e quem não anda à chuva é fraco". Ora isto foi um erro da minha parte. A Horta é lida por muitos scooteristas jovens e impressionáveis, e eu não os quero incentivar a andarem com mau tempo na ânsia de subirem alguns degraus na cadeia alimentar, sem considerarem noções elementares de segurança.

Essas noções passam a a ser consideradas por mim: andar com mau tempo é perigoso! A chuva torna os motoristas estúpidos, não conseguimos ver nada de jeito, os motoristas também não vêem nada, e a aderência emigra para a Austrália. Condições de chuva, vento e nevoeiro exigem muito mais que um impermeável e luvas de qualidade:
  • Uma scooter em perfeito estado de funcionamento, especialmente no que toca a travões, pneus e luzes;
  • Uma viseira de capacete limpa, não riscada e não embaciada;
  • Consciência total da reduzida tracção disponível, o que implica distâncias de segurança generosas;
  • Consciência total da reduzida visibilidade disponível, o que implica velocidades bastante lentas;
  • Dedicação total à segurança na estrada, em qualquer aspecto da condução.
Se falharem qualquer um destes pontos e se não estiverem dispostos a conduzir como uma velhinha artrítica, então não deveriam andar com mau tempo. Tenham cuidado lá fora.

6 comentários:

Patu disse...

muito bem!
assim gosto, só faltou referir que em dias de chuva as velhas dão 100 pontos, mesmo nas passadeiras, se forem novas dão 50, grávidas dão 200 pontos. :)
Gajos, novos ou velhos, não dão pontuação porque geralmente correm, o que retira a piada toda.

Rui Tavares disse...

Outra coisa essencial a ter em conta é lavar bem os dentes, uma vez que a viseira fechada e o elevado grau de humidade potenciam os cheiros.

Rui Tavares disse...

Sobre a frase do dia:
"Bungee-jumping? Queda livre? Isso é para maricas. Quem quiser experimentar puro terror deve comprar uma Lambretta.", permitam-me acrescentar: E andar nela!

Lourenço disse...

Eu não ando à chuva. Só se tiver que ser. Como não tem, não ando.

BTW, no quote-of-the-day:

10 U=RULE 20 GOTO 10

BEST ROUTINE EVER!!!

Paulo disse...

Eu ando todos os dias, por gosto de andar de Mota, e na que nos une todos aqui, de Vespa, mas honestamente também por necessidade.
Os conselhos que nos são aqui dados, são bem vindos, e também para aqueles que por razões óbvias, não têm necessidade de andar de Vespa todos os dias.

Um grande bem haja para todos nós.
Paulo.

PE disse...

Eu ando todos os dias, mas (agora já digo que) prefiro andar sem chuva.
Este ano, melhor, este Inverno chuvoso, mostrou-me que o tempo seco e quente, além de ser mais agradável ao corpo, "lava" a alma.
No meio dos carros, espreitando para os decotes, um homem sente-se muito melhor do que ver apenas casacos, gabardines ou corta-ventos...
:)

P.S. - mas há que ter cuidado. No outro dia fiquei sem luzes, sem qualquer luz, e vi-me e desejei-me por chegar a casa, são e salvo!