.


1.2.08

Fotos de época da Casal Carina

O Ricardo Moreira teve a amabilidade de nos enviar esta excelente foto de época da Casal Carina. Desconheço o seu autor original. No canto superior direito parecem existir os algarismos manuscritos "1967". Isso adicionado ao facto da fotografia ser a preto e branco e ter sido tirada num estúdio proporcionam-lhe uma elegância e uma classe invulgares. Gosto imenso desta fotografia.


Quando aliada à imagem que aparece na brochura publicitária que descobri, apresentada aqui e agora pela primeira vez em alta resolução, temos um par daquelas que são, provavelmente, as melhores fotografias de época da Carina conhecidas no Universo.

5 comentários:

Rui Tavares disse...

Li isto em: http://casalbossportugal.blogspot.com/
:
"Surge ainda a noticia da destruição dos arquivos da Metalurgia Casal por parte do Carrefour. Ao mandarem destruir o edificio onde estava o arquivo da Casal, perdeu-se assim um importante testumunho de uma empresa que marcou o país. Projectos de motorizadas produzidas, ou de protótipos que nunca passaram à produção, como por exemplo o projecto do automóvel Casal ou o projecto do motor nº 2 que bateu um record do mundo de velocidade, entre outros, até ás fichas dos funcionários, ter-se-á perdido todo o espólio conservado durante 40 anos....."


Isto foi mesmo assim?!?!
Não me consigo decidir. Se boicotar os produtos do Carrefour ou dar duas chapadas nos governantes que o permitiram.....

Ranger Bob disse...

Temo que sim. Nada pode impedir a construção de uma grande superfície comercial. Há alguns anos atrás googlei montes de notícias na imprensa regional que relatavam esta perda enorme (no presente não aparece grande coisa). Basicamente, foi tudo para o lixo, mesmo apesar de terem aparecido indivíduos e organizações interessados em cuidar desse espólio.

Anónimo disse...

nao culpo o carrefour. mas doi se lembrar-mos que o arquivo da zundapp foi directo para um museu, devidamente alemão

Anónimo disse...

fiquei boqueaberto a olhar essa foto a pb, durante largos minutos.. tá linda! quem terá tirado essa foto?..

Ranger Bob disse...

Quem tirou a foto... Eu aposto num fotógrafo de Aveiro que faria trabalhos para a Casal. É obviamente uma foto de estúdio por causa do fundo uniforme, das várias fontes de luz e da scooter suportada (tem o descanso levantado). Não estou a ver a Casal com um estúdio fotográfico dentro da fábrica, devem ter levado uma Carina a um fotógrafo local.

Se não for uma foto oficial da Casal, só pode ser dalguma revista ou publicação. Conheces alguns fotógrafos da época na tua zona? ;-)