Há algum tempo atrás no ScooterPT afirmei que as velas NGK vinham todas de fábrica já com a folga dos pólos afinada a 0,6 mm- correcta para a generalidade das Vespas- porque tinha lido isso no site da NGK numa qualquer época passada.
Como não consegui reencontrar e validar a informação, decidi fazer um teste prático. É sempre bom duvidarmos e questionarmos as coisas. Porque é que isto é assim? Quem me garante? Qual é a prova? Teste-se em caso de dúvida! Teste-se em caso de certeza também!
Apropriei-me de um molho de velas NGK novas: 3 x B7HS (uma delas não muito recente), 1 x BP7HS (pólo saliente) e 1 x B8HS. Requisitei o meu fiel apalpa-folgas: pode ter mau aspecto mas faz bom serviço. Consegui inserir exactamente a lâmina de 0,60 mm em todas as velas; não consegui inserir a lâmina de 0,65 mm em nenhuma. Está assim comprovada a folga de 0,6 mm de fábrica nas velas NGK. Instalem-nas sem ansiedades e percorram quilómetros sem problemas.
6 comentários:
Ufa! finalmente vou dormir descansado!
Todos os dias quando me deitava, a ideia de ter o polos da vela afastados mais de 0,6mm provocava em mim as mais incriveis insonias!
Obrigado mestre Bob! Obrigado por me devolveres o merecido sono...
Blow me! :-)
o mecânico lá da rua costuma colocar uma lâmina de cortar ferro entre os polos e depois dar uma pequena martelada naquilo. nas minhas nao, que eu sempre reservei uma pequena dose de septicismo para atribuir a individuos portadores de unha grande no mindinho. nunca medi, mas quando encontrar o meu apalpador de folgas tiro as dúvidas. ou nao.
NGK sucka ! Denso é k rocka pá
Teste a sério era colocares uma folga diferente em cada vela e fazeres uma análise detalhada do comportamento da PX em cada medida...isso é que era...lol...
Mário, medi uma lâmina dessas serras manuais de metal e a sua espessura é de 0,65mm. Está quase lá e serve bastante bem para desenrascar. Aos mecânicos, continuarei a aconselhar a aquisição de um apalpa-folgas. ;-)
Enviar um comentário