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22.5.08

Pinasco 178, ti amo

Nunca fui gajo de kitanços. Deus criou os motores 200 de propósito para os que querem andar depressa, logo não há grande necessidade de andar a ajavardar uma Vespa de fábrica. No entanto, quando levei o GPS à Regularidade, fiquei extremamente frustrado com as minhas velocidades na AE. Eu já sabia que o velocímetro marcava 10 a mais, mas os números nús e crús atiraram-me para uma realidade clara e deprimente: velocidade máxima de 89 nas descidas, e 70 à hora (ou menos, glup) nas subidas inclinadas? Inaceitável.

Há anos que tenho ouvido falar bem do Pinasco 175 (ou 177, ou 180 como lhe chama o fabricante). Ultra-fiável, boa força, construção de qualidade, consumos iguais ou inferiores aos de origem, pode ser montado com modificações mínimas, tudo coisas que foram sendo registadas e que se infiltraram inisidiosamente na minha psique. Gota a gota o copo foi enchendo e acho que lá para o Verão vai transbordar (era para ser no Natal, mas verificou-se uma derrapagem de calendário). Venha a mim o meu Pinasco, que eu passo montes de tempo nas AEs.



Falta só responder a uma questão. Qual a cilindrada correcta? A marca diz 180, mas toda a gente se refere ao bicho como o Pinasco 175, ou o 177. Para calcular o volume de um cilindro temos V= pi.r^2.h. Sabemos que o pistão tem um diâmetro de 63 milímetros, e que a cambota da PX125 tem os tradicionais 57 milímetros de curso. Substituindo e fazendo as contas, obtemos um valor de 177.68 cm^3. Arredondando para a unidade mais próxima, surge uma nova designação para este kit, a designação oficial Horta: Pinasco 178.

8 comentários:

Anónimo disse...

UUUUIIIIIII....
Finalmente Ranger Bob abraça a causa do kitanço, abandonando o fundamentalismo 125 que nos acompanhava (lentamente) na AE a caminho da Vespaniada '08.
Bem vindo a este "novo mundo de oportunidades"...
XIMBORAAAAAAA

Lourenço disse...

E com que escape? O d'orige? Carters MOD sim/não?

Lourenço disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ranger Bob disse...

Escape e carburador d'orige, só um gigler maior e carreto mais longo. Não sei bem como vão ser os carters, mas quero mexer o menos possível. Vai ser uma "sleeper"! :-)

Patu disse...

também quero um desses para a minha, quando fizeres a encomenda pede 2! :)

PE disse...

Estás mesmo feito "rátátá"!
Até já equacionas mexer nos carters e tudo, tss, tss (com ligeiro abanar de cabeça da direita para a esquerda e da esquerda para a direita)

Ranger Bob disse...

Mexer nos carters só se for mesmo indispensável. Diga não ao ratátá!

Sr. Xavier disse...

Não te censuro, a minha Sprint a beber 6 litros aos 100 a dar 85 kmh...tb vai levar um tratamento!
Deixa la ver isso...