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14.11.07

Alerta! Restauros vietnamitas!

Um pouco abaixo de Leiria tive o desprazer de encontrar estas duas Vespas em exibição proeminente ao lado da Nacional. Os sinais típicos que indicam a proveniência asiática destes "restauros" estavam lá, bem visíveis: a pintura de dois tons, os embelezadores cromados, a mistura de peças de vários modelos, as borrachas de descanso amarelas, a ausência de matrículas, etc. Em muitas comunidades scooteristas estrangeiras, o flagelo dos restauros vietnamitas é bem real e estes sinais indicadores são sobejamente conhecidos. Não comprem estas Vespas!

As probabilidades de um restauro de origem asiática ter um nível horrorosamente baixo de qualidade, e até de ser inseguro e perigoso de conduzir na estrada, são extremamente altas. Podem parecer bonitas e bem recuperadas a 5 metros de distância, mas por debaixo da pintura brilhante são um cancro mecânico e um jamboree de sucatice terceiro-mundista. O vosso pior pesadelo! Os únicos restauros asiáticos que se distinguem com qualidade semelhante à Ocidental são os do ScootRS. Quase tudo o resto é de evitar como a peste.

Os "Viet bodge" (sucatices Viet) são Vespas (e Lambrettas) italianas importadas para países asiáticos, normalmente o Vietnam, nos anos 50 e 60 quando foram vendidas novas. Durante décadas foram abusadas como veículos de carga e trabalho nas piores condições imagináveis, sendo mantidas a trabalhar graças a sucatices verdadeiramente horripilantes. Quando já deram tudo o que tinham para dar e mais ainda, são decapadas à mão, duas ou três porções de quadros diferentes são soldadas umas às outras no chão de uma oficina suja por um gajo descalço de cócoras, toda a chapa é coberta com uma camada espessa de betume para esconder os defeitos e as soldaduras, o motor que estiver no topo da pilha é ressuscitado com peças completamente gastas e perigosas, e tudo é finalizado com uma pintura nos tons da moda e com montes de acessórios brilhantes e borrachas coloridas.

Era apenas uma questão de tempo até algum comerciante mais empreendedor mandar vir algumas no contentor para Portugal e aproveitar a moda e a elevada procura. Cabe a todos vocês espalharem o aviso acerca dos restauros vietnamitas. Não comprem estas Vespas! "Mas são tão bonitas, e não podem ser assim tão mal restauradas!". Para terem uma ideia do que vos espera se adquirirem um destes poios polidos, peguem em 3000 euros em notas de 100, queimem-nas e peçam a alguém para vos dar um pontapé nos tomates com muita força. É ainda pior do que isso! Eu avisei.

7 comentários:

Lourenço disse...

OMG!
A gripe asiática das vespas finalmente chegou cá...
Já tinha entrado em contacto com a qualidade suprema dos restauros vietcongs nunca imaginei que pudessem dar à costa lusa, mais sucatice asiática AQUI

Bob, tu estás lá!

Sr. Xavier disse...

Bem visto, a que ALERTAR os consumidores que estão adquirir "gato por lebre". Ou neste caso Vespa por minhoca... Vou passar a mensagem.

abraço
X

Anónimo disse...

náá. comprem vespas vietnamitas! comprem montes delas e plantem-nas no vosso jardim! são lindas! são uma beleza.
definitivamente, cada um deve fazer o que lhe vai na real gana. no mundo das clássicas, então, é o verdadeiro milagre da multiplicação dos restauros, das recuperações, das requalificações, das reabilitações e outras ões que são sucesso assegurado enquanto assunto de tópicos de fórum.
façam o que quizerem, a sério!..
só nao digam que têm lá em casa uma scooter restaurada! digam que lhe alteraram a qualidade, que é um remix, que é habilitada a novas funções, qué é óptima para engatar, etc.
scooter restaurada é uma outra coisa.
e como em tudo, há os que são mais exigentes e outros que nem por isso. os que nem por isso devem comprar vespas vietnamitas.
e depois podem dar largas à imaginação: colocar rodas extra, volantes de camião, buzinas fonc fonc, antenas rádio pirata, etc., etc.

cump.
cada um monta na sua

Sr. Little Trouble Boy disse...

Wow!
Meu, à coisa de duas semanas ele tinha lá umas 20 à venda!! sobram duas??

Que terror...

Sim e confirmam-se os preços 3000 os abortos "tipo Sprint" e 4500 os abortos "tipo farol-no-guarda-lamas"!

narcisofaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
narcisofaria disse...

Eix como isto anda!!Até ja sucatice de outros paises vêm para cá a preços de tolos...Mas dá forma que isto anda deve haver quem as compre, infelizment

Anónimo disse...

isto é tudo verdade sim senhor , ja tive o real prazer de ter uma Vespa VIetnamita á minha mercê k com 300km deixou de andar ... antes de abrir o motor ja me assustava com o barulho de dar ao kicks e depois de abrir oh oh ... levou um motor italiano k ficava mais barato ! os cromados suckam e tudo o resto é de extrema qualidade duvidosa ao quadrado