1.10.07

Códigos MaxMeyer desvendados - update

Há algum tempo atrás tive o prazer de relatar a quebra dos códigos MaxMeyer, e de partilhar a tradução desses códigos de cores originais para códigos PPG mais recentes. Entretanto, foram descobertos mais alguns pormenores que, mesmo não tendo relevância na escolha duma cor, publico aqui em nome da meticulosidade.

O grupo de três algarismos que se pensou ser um código de lote ou de produção (já que era idêntico para todos os modelos num dado período de tempo), refere-se afinal ao fabricante da tinta. 268 significa Maxi-car e 298 significa Bi-lux.

No grupo de quatro algarismos que referenciava a cor propriamente dita, a função do primeiro era desconhecida. Sabe-se agora que esse primeiro algarismo indicava os sub-grupos de cor da Piaggio: 0-metalizados, 1-brancos, 2-verdes, 3-beges/ castanhos, 4-não usado, 5-vermelhos, 6-verdes, 7-azuis, 8-cinzentos, e 9-pretos.

Pintem com confiança e alegria, meus filhos.

1 comentário:

paperino disse...

isto mais parece codigo morse mas deve ser mais eficaz do k dizer ao prototipo de pintor " é o azul do golf" e depois sair o azul ... upss ... o roxo da audi na T5