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1.12.10

Foto do dia

Bem-vindos à primeiríssima foto do dia. Para inaugurar a nova era da Horta achei que era adequado utilizar uma foto que ilustrasse o futuro do scooterismo clássico. Na fábrica da LML em terras Indianas, um lote de quadros que casam a clássica dianteira monocoque com uma traseira tubular moderna aguardam pintura e montagem.

LML frames
 Via "LML Star" @ Facebook

Conto convosco para moldarem a Horta ao vosso gosto. Dêem sugestões, coloquem perguntas, enviem fotos, exijam artigos. Certamente que repararam na aparição de publicidade; eu preferiria uma Horta livre de anúncios mas os tempos difíceis que atravessamos ditaram o contrário. Espero que compreendam e que os conteúdos da nova Horta compensem o incómodo visual. Bons quilómetros para todos nós!

Capacete Nexx XR1R

É tempo de finalizar o teste do capacete Nexx XR1R! Podem ler as impressões iniciais e descrição aqui, antes de prosseguirem.

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O meu Nexx tornou-se um companheiro de viagem inseparável

Visibilidade. Excelente! O campo de visão é absolutamente panorâmico. É tão amplo, de facto, que fui obrigado a fazer a minha modificação do costume e adicionar uma "pala" de fita adesiva preta no topo da viseira para cortar o Sol.
O único obstáculo à visibilidade é o bloqueio da viseira na posição fechada (boa característica de segurança) que me irritou bastante ao andar com a viseira entreaberta - está ali uma mancha negra constante no nosso campo de visão. No entanto, agora que já estou habituado, quase que nem noto.

Conforto. Nota elevada. A minha única queixa é que aperta um pouco na testa mas cada cabeça é diferente e a minha tem que albergar um crânio sobre-desenvolvido. Estou muito satisfeito tendo em conta que não experimentei os vários tamanhos (o tamanho L foi escolhido por net) e que ainda não me dei ao trabalho de brincar com as extensas possibilidades de ajuste fornecidas pelas várias inserções almofadadas.
A leveza extrema ajuda muito nas viagens longas e é outro ponto forte no campo do conforto.

Barulho. Nos primeiros quilómetros o XR1R pareceu-me extremamente bem insonorizado, mas creio que isso se deveu ao contraste com o meu capacete antigo que já estava cheio de folga e deveras barulhento. Com o passar do tempo a minha opinião mudou e dou-lhe agora uma nota média. Muito silencioso aos 60km/h, nota-se o barulho do vento aos 80km/h, torna-se um pouco incómodo aos 100km/h.

Mau tempo. Sem queixas; a viseira é impermeável quando fechada e não notei tendência para embaciar.

Ventilação. Nota média. Está lá mas não me deslumbrou, estava à espera de mais.

Construção. Nota máxima! Todas as pecinhas importantes continuam no sítio e a funcionar como novas. Registo apenas dois problemas, ambos de gravidade quase nula: uma tampinha do furo do pinloc caiu (tive que o tapar com fita adesiva pois fazia barulho aerodinâmico) e a extremidade da fita de queixo desfiou um pouco.

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Furo do pinloc tapado com fita adesiva; em baixo à esquerda o pequeno papo preto que bloqueia a viseira na posição fechada

Fivela. O XR1R é um produto de gama alta, com uma vocação que pende para o pessoal das CBRs e os track days e o camandro. Nesse sentido, a fivela de anel duplo comum nos capacetes mais "racing" faz todo o sentido e é perfeita. Só que eu ando de Vespa no dia-a-dia, e aí a fivela torna-se extremamente irritante.
É fácil de abrir depois de lhe apanharmos o jeito, mas é chata de fechar, tarefa que se torna impossível então com luvas vestidas. A fazer recados na cidade é fastidioso ter que estar sempre a dar o nó para podermos levar o capacete na mão. Aliás, cheguei a deixá-lo cair uma vez por me ter recusado a repetir o processo pela enésima vez naquele dia.
Nota baixa para a fivela: não é um defeito do capacete, mas torna-se um defeito da maneira como eu o uso.

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Ponta da fita desfiada e a lenta fivela de anel duplo
 
Relação preço/qualidade. Dou-lhe uma nota boa, mas não excelente. Vale todo o dinheiro e mais (construção em triplo compósito de baixo peso e sistema de regulação de encaixe inédito, não esquecer), mas o preço a rondar os 200 euros é considerável.
Adoraria ver um XR1 "econo" com uma construção mais económica e uma fivela de encaixe rápido: campeão total de vendas!

Resumo: recomendado! (em branco fica liiiindo) Porquê mandar divisas para o estrangeiro quando podemos ter material lusitano de categoria mundial? Leiam uma segunda opinião no eloquente blog Offramp.

Blusão Drenaline Flexis

Depois de muitos quilómetros debaixo de Sol e chuva, eis a avaliação final do blusão Drenaline Flexis. As impressões iniciais e introdução encontram-se aqui.

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A Cuscas adora o Flexis, e eu também

Qualidade. Nota máxima! Pode ser Made in China mas continua na mesma condição do dia em que chegou. Os fechos e botões continuam perfeitos, e nem um único ponto saiu do sítio - estou muito contente.

Conforto. Nota positiva. Queixei-me a princípio que o blusão era rígido, mas essa sensação desvaneceu-se. O Flexis "cai" bem, e não abana com a deslocação do vento na estrada. Possui bolsos para todos os gostos bem como várias regulações para ser ajustado ao corpo de cada um.

Gola. Nota quase perfeita, se o velcro de fecho não fosse tão tímido. Sem queixas de conforto mesmo com o pescoço nu, peca por ter uma área de velcro muito pequena, defeito partilhado pelo meu casaco antigo de outra marca. Ao usarmos roupa com gola ou um cachecol, torna-se difícil fechar a gola e mantê-la fechada. Uma área de velcro maior resolveria este problema e impedir-nos-ia de termos que estar a fazer tiro ao alvo às cegas com dois rectângulos minúsculos de velcro.

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As inserções de velcro na gola funcionariam melhor se fossem maiores

Protecções. Nota assim-assim. As protecções dos ombros e cotovelos são substanciais mas a protecção das costas é apenas um bocado de espuma fina, parecendo-me pouco mais que simbólica. Existe um ajuste de aperto do casaco à volta do bícepe, mas a manga na zona do cotovelo é bastante folgada e a protecção nessa zona "flutua" muito (o meu casaco é XL, em tamanhos diferentes a situação poderá ser outra). Tenho dúvidas que, em caso de queda, as protecções do cotovelo se mantenham no lugar para cumprirem a sua função.

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A protecção do cotovelo e o ajuste de duas posições no bícepe

Verão. Nota assim-assim. Desconfortavelmente quente se estivermos parados no trânsito da cidade, razoável na estrada. No entanto, este não é um casaco de Verão.

Inverno. Nota má. Não tive problemas com o frio, graças ao forro destacável e à gola justa. Fiquei bastante desiludido, no entanto, pelo comportamento à chuva. A água não repousa em bolinhas em cima do nylon Cordura, sintoma comum nos materiais repelentes de água, mas tende antes a ser absorvida. A boa notícia é que o nylon não retém água - não "encharca" - e o revestimento impermeável interior não deixa passar a humidade. Assim, para um casaco cuja camada exterior não é impermeável, até nem nos molhamos muito. Os punhos e os cantos inferiores, por outro lado, já ensopam bastante por possuírem várias camadas de tecido sobrepostas. Um casaco impermeável separado é indispensável, na minha opinião.

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O teste da torneira

Resumo: recomendado, mas para condições temperadas. No Inverno a falta de resistência à água é uma desvantagem grande, e durante o Verão é incómodo para os mais sensíveis ao calor. É ideal para os restantes 6 a 8 meses do ano, exactamente como foi desenhado.