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30.3.12

Foto do dia

Terni in vespa, millenovecento...2009
Foto de David Francescangeli
   

Avaria 4 - carburador

Finalmente o pickup consertado e a embraiagem resolvida! Vai ser só curtir a partir de agora, certo? Não!!!

Ainda não tinha passado a novidade de estar de volta à Vespa depois de 2 meses de paragem forçada quando o motor começa a falhar. Sem força nenhuma, era preciso abrir o acelerador todo para ele não morrer, sem conseguir passar dos 20 à hora. Consternação exasperada! Exasperamento consternado! Soprar os giglers à mão (ou à boca) não surtiu efeito.

Seria algo mais grave? Ignição? O pickup novo, a bobina exterior com uma resistência um pouco fora dos limites, algum fio onde mexemos? A faísca parecia boa e o facto do motor morrer só com meio acelerador levou-me a suspeitar de falta de gota e não da ignição. O primeiro passo foi ver se o depósito estava entupido, desapertando o tubo de gota à entrada do carburador: fluxo saudável.

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A seguir, tirar o carburador para uma revisão total. Não estava muito esperançado que fosse isso mas um gajo tem que começar a riscar hipóteses. Quando abro o "balde", vejo uma nhanha horrorosa no fundo, como nunca havia presenciado. Fiquei logo contente pois só podia ser esta a razão do engasgamento, mas logo a seguir raciocinei que toda esta nhanha estava antes do filtro, e não havia ali nada para entupir no fundo do balde. Não pode ser isto... Bem, continue-se com a limpeza geral.

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Tudo limpo, soprado com ar comprimido, e remontado com juntas novas para dar sorte. Será que funciona? Bem, o motor voltou à normalidade aparente mas o ralenti está muito alto e não baixa por nada. Será fuga de ar? Raios, mas eu meti juntas novas na base do carburador!! Frustração intensa durante 30 segundos! Bem, afinal era só o cabo do acelerador que ficou muito esticado depois da reinstalação do carburador (estranho, porque estava bem antes de o desmontar) e a guilhotina não fechava completamente. Uma afinaçãozita e ficou tudo a 100%.

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A PX esteve uns dois meses parada, e a gasolina secou dentro do carburador deixando um verniz esquisito e resíduos. Deve ter sido essa a razão da avaria; logo depois de a PX ter recomeçado a rolar alguma porcaria lá dentro entupiu uma passagem importante e a mistura ficou toda anoréxica. É por isso que se deve deixar uma Vespa (ou qualquer outro veículo semelhante) a trabalhar com a gasolina fechada antes de um longo período de inactividade, para retirar toda a gasolina do carburador. Mais uma avaria consertada, venha a próxima.