.


23.3.11

Foto do dia

secuencia I
Foto de Álvaro Canivell
   

O Nicola é o maior

Mesmo que não saibam o seu nome, certamente que conhecem este Italiano de 40 anos de idade pelos seus vídeos de acrobacias ("Vespa wheelie king"?). Começou a sacar cavalos na adolescência, foi o primeiro a realizar um back-flip numa Vespa, está a treinar para bater um recorde do Guiness e existem rumores que falam duma possível vinda a Portugal.

Depois da conversa com o Ralf, vamos agora ficar a conhecer melhor o Nicola nesta entrevista exclusiva da Horta. O Inglês dele é tão mau quanto o meu Italiano, mas acho que desenrascámos a coisa. Na terra ou no asfalto, com duas rodas ou só com uma, numa pista de corrida ou num espaço minúsculo, o Nicola é o maior.


Qual é a tua comida favorita? Bistecca Fiorentina, pizza, spaghetti.
Qual é a tua scooter favorita? Para uso diário é a Sprint Veloce, para as acrobacias é a Vespa PX.
Preferes mudanças manuais ou automáticas? Mudanças manuais, dá mais gosto de conduzir.
Cromado ou preto-fosco? Cromado.
Estrada preferida para andar de scooter? Uma estrada de montanha com curvas e condução exigente.
Como começaste a fazer acrobacias? Sempre achei piada às acrobacias quando era miúdo, e quando tive idade para andar de Vespa tentei logo fazer cavalos. Durante os anos 80 havia "encontros" onde o pessoal sacava cavalos com as motas, e alguns com as Vespas. Eu gostava de ser o número um por isso treinava constantemente e vencia as apostas entre amigos.
Ganhas a vida apenas a fazer acrobacias? Desde há alguns anos, sim.

Fotos de vespafreestyle.it
Que passatempos e interesses tens para além do scooterismo? Snowboard, motocross, bicicleta de montanha.
Que scooters é que usas nos teus espectáculos? Vespa PX de 81 com o motor 150 de origem, Vespa baseada numa 50 Special comn motor 130 Parmakit e caixa de Ape, e Vespa 125 VNB5 de 63 de origem.
Que tipo de manutenção é que as tuas scooters precisam? Troco os discos de embraiagem e algumas cruzetas, de resto não tenho grandes problemas.
Utilizas algumas scooters para além da Vespa? Não. (N.R.: acho que se esqueceu da Ciao e daquele episódio com uma Lambretta)
Andas de Vespa no dia-a-dia ou apenas por diversão? Uso muito a Vespa quotidianamente para fazer recados na cidade e, quando não tenho compromissos, para viajar. Para o uso diário tenho uma Sprint Veloce de 72.



Treinas todos os dias? Costumo treinar três vezes por semana mas, se estiver a tentar algum truque novo, posso treinar todos os dias.
Qual é a acrobacia mais difícil que fazes? E a tua preferida? São todas muito difíceis. Aquela que deve ser a mais difícil é a Circle Wheelie No-hand, sacar cavalo em círculos sem mãos. A minha preferida é quase a mais difícil, a Circle Wheelie.
Existe alguma acrobacia que queiras tentar no futuro? Saltar numa rampa o mais longe possível, talvez até por cima de obstáculos.
Quantos espectáculos fazes por ano? E qual é o teu favorito? Faço uns 25 espectáculos num ano, e gosto de muitos. Para listar alguns: a EICMA em Milão, Motodays em Roma e MotorBike Expo em Verona.
Sabes algumas palavras em Português? Não sei falar Português.