![Falta um bocado do segmento e seu rasgo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOeAbaSiKxwdCrUF4BjoKJTo4giTVIr6brE3OmLfV9xeKXsCxtVW9Yq7kUictTyC9fypEQDO7rDDZTQ-DGhMB1AQYOLJKNGFPPVUhmQi61sRe8fMDfRUt2YjOalWhFQek1oJ0DyPKmpYUW/s200/DSC00784.JPG)
![Pistão novo no sítio e pequeno 'calo' na parede do cilindro](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWo251LM7LfHPLXRPuwudzAzAhhvw7PM0NWLlTMr450fzaARB8YAM7UVMz604bRSz2l31EPh7qtRZlrSnsxO9xwfx3H9vV8cr8boITsPYqkmfdiPV9fZ-xl_b69bHZ01rvIVdtbTFzDQZp/s200/DSC00730.JPG)
Ora então a minha Rally 180 de tonalidade "verde-adeiramente" hortícula repousava já há muito tempo no canto da garagem, com um grande buraco no lugar do cilindro. A sua extrema maturidade mecânica acabou por levar o melhor da minha velha amiga, levando-a a encostar graças a uma desintegração parcial do pistão que a impedia de passar dos 60 à hora. Mas continuava a pegar bem, a aguentar o ralenti, a gastar pouco e a ter força. Os mais veteranos poderão lembrar-se da minha máquina de tais ocasiões tais como um épico episódio de Vespa Surfing (a explorar com mais detalhe posteriormente), de várias visitas a Leiria, dos dedos oleosos do Mexe marcados no avental, e de uma breve mas memorável aparência na televisão (ai a menina da NTV!).
![Como o comprei](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKzByfi7y5bmKEB9V5IbKjhRSh63QVBpOUIHdM8g885t1P2eNmO36gKEYCHyPv9orPudCfknMYnaBTZPw83IbCGaWzlpOWn3RF-aok4srI6UOcOYlx4dmuKWfoQz8CTwI_RVf5efIhCyk2/s200/DSC00693.JPG)
![Comparando com o antigo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl465vSZl7dtleJ_T3cXskooqRYtX7EvyTGyLozj_FSas1kuR3q0fqFyba1hyphenhyphenrFVcyMcXrqXg2uPSMgV5JMsEXM9H1AIqorpoN2CaNIOevdzScYqh6hKuCC3Tyfuges_gxzDE9qgbkq-lW/s200/DSC00701.JPG)
Consegui recentemente localizar um escape novo por uns meros 25 euros, com o adorável feitio de bexiga de porco. O dono anterior tinha tentado adaptá-lo a uma Sprint sem sucesso, tendo para o efeito cortado uma das chapas de fixação e a ponteira. Utilizando o escape velho e putrefacto como guia, recoloquei as peças amputadas no seu sítio com a ajuda da minha (falta de) capacidade de soldador. O dedo na foto está a esconder uma soldadura particularmente horrível, mesmo quando comparada com alguns abortos seriamente disformes que eu tenho produzido.
![Soldado e pintado](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXrDIuZVXAOzkKMSSF-CnzY7pr-DyrSX_krwSCMz9lWb_T7NI4jsNO9sHn2cucNBsEeaC3XuRHwFWewRkiRfruUqMzXNztPMOPPcDUnRf6QnrNF9NsVj6k-Fb1V2HK90BRqQ5dLjFR-sPe/s200/DSC00707.JPG)
Algumas bufadelas de preto de alta temperatura e siga para o pistão. A medida 64.1 é a última rectificação oficial para a Rally 180. No entanto, já observei pistões de concorrência marcados para este modelo com medidas como 65.1, 64.25 e 64.75. Poderá ainda existir esperança para o meu cansado cilindro. Notem que a rectificação não conseguiu eliminar completamente o "calo", ainda se nota um anel de desgaste logo abaixo
![Limpinha, até dá para comer sopa](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT9gwQtpllHDyRMNmiPZQoS3UIJpL8HynEC1XUgibBtEgI5Jn4Uf5INkGHWKTRUoPfVQz9Nyp77-mqS2cCFuYiN5Le3IQMIMgUHaLmTJd1Y7J0DrkgRKkwD739TEbAsukvrD6qgE-cXsTR/s200/DSC00709.JPG)
da boca do cilindro. Após discussão com o Vasco, chegámos à conclusão que o defeito era menor, não devendo apresentar diminuições apreciáveis na compressão ou durabilidade. "Isto até trabalha a biqueiros", foi a expressão usada.
![Sua porca badalhoca](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiTXsOAK1ZvirsUsm2RE0ShOcakcOZ0riJqPcMukRKbTbcQoDBZwZx7R9HNMWVlqkYQwKq7gYP4f2Fgpu6DK5wBIBM6GVaW-GKhaUE3-0Hgm7Et57Y8onoWo9OtnpxyFKUeyjuu4wzmA26/s200/DSC00704.JPG)
A culassa tinha todo o carvão acumulado desde a última grande revisão ao motor que deve ter sido feita ainda os números de telefone tinham 6 algarismos, e apresentava umas picadelas causadas pelos bocados de pistão e segmento desaparecidos anteriormente. Uma sessãozita com a lixa e uma passagem rápida pelo Master Blaster puseram a agulha no verde. Até a vela de sucata ficou limpinha! Gostaria de dizer que ela pegou à primeira, mas tal não aconteceu. Depois de diagnosticada e rectificada uma bolha de ar no tubo da gota, aí sim ela pegou à primeira. De empurrão pois então, já que a bicha não tem kicks. Ela tinha, mas há muitas luas atrás o kicks começou a moer. Quando fui proceder à sua substituição, deparei-me com o
![PODRE! A RACHAR!](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOq9uJl8rf1MXmDNjn0aMUKNUqiRPOp5vFkt05QhIdyi7E8rf7Bm-93GZD8J4nfoYUXILJ35PyNfjHma4p6Ncj-vZficYXhC9bp3W3-q119mZdaW7apjoc556wmxD1RKkJf2WbYupCKvrU/s200/DSC00747.JPG)
s dentes do veio soldados, provavelmente para remediar um kicks moído, o que funcionou temporariamente. Enquanto o motor não for aberto para trocar o veio, fica o kicks novo na gaveta e tem-se cuidado para evitar vergonhas no meio do trânsito.
![Dentes do veio do kicks soldados](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkY0pZFZ4KyopZbrait7li1TxxgmK3ZmFWCBJ5HkqXBczy2ncTI6R8Wjj10kJRzP7m2O_UEB17j-ysp7PjDiMbI3ucasyR4DzyGwh8tuVNQ0D0s1kuedx-4BHeR63ijtbhVJkvgatdFj38/s200/DSC00783.JPG)
Basicamente, ela já ronca de novo com alma e vigor, pronta a fazer quilómetros... Mas não no futuro próximo. Já me tinha esquecido do estado lamentável em que se encontra o quadro, com uma fractura feia a sair dos podres horrorosos no lado do túnel, provavelmente potenciados pelos pousa-pés típicos. Vai ser uma ou duas voltinhas só para tirar foto e depois armazenagem a longo prazo enquanto tento localizar o Chapeiro dos Chapeiros, digno e capaz de enfrentar o desafio que é a minha Rally putrefacta. Haja chapeiro e tudo se conserta. Fé, meu irmão.