Ora então amodes que a minha zona privada começou a vibrar e era o meu telemóvel celular telefónico não-inteligente que indicava uma conexão oral sem fios iminente. O pequeno ecrã indicava "Rui Heinkel". A conversa, se a memória não me falha, foi algo do género:
-'Tou, Bóber? Epá, fónix, agarrei. G'anda charuto, 'tou farto de Lambrettas, são quase tão más quanto as Heinkel, era mandar tudo prá fundição!-Caro colega, muito me apraz ouvi-lo. Tenha a bondade de se acalmar e explique-me claramente, por obséquio, a natureza concreta das suas dificuldades mecânicas.-Epá, g'anda charuto, foi um parafuso qualquer que se descravou do ventilador e aquilo roçou no cárter e bloqueou tudo e 'tá tudo mamado e preciso de um ventilador para a LI!-Caro colega, permita-me tranquilizá-lo pois creio poder ser de serviço ao distinto cavalheiro nesta ocasião. Está localizado no Bunker um caixote contendo peças variadas de LI no qual se encontra - possuo uma certeza inabalável neste aspecto - um ventilador adequado ao dito modelo que poderá recolocar o meu amigo na estrada sem demoras.-Fónix Bóber, és o gajo mais fixe à face da Terra. Vou-te dar uma camisola nos anos e um chouriço no Natal. Digo-te com toda a sinceridade que não somos dignos de partilhar este planeta contigo. Fónix.-Caro coelga, muito me honra com tão calorosas palavras. Terei todo o gosto em recebê-lo no Bunker quando mais lhe aprouver.
E lá fomos, e lá estava o caixote, e lá estava o ventilador de LI.
-Fónix, num dá, este é de 57 pólos e eu preciso de um de 59 pólos.-Caro colega, permita-me expressar a minha concordância total com a sua opinião que coloca as Lambrettas na categoria de "g'anda charuto". Com sua permissão, sugiro deslocarmo-nos ao meu domicílio onde repousa um veículo de características iguais ao seu que poderá servir como dador temporário de ventilador de 59 pólos. Terei todo o gosto em lhe ceder tal peça a prazo indeterminado e sem compensação monetária.-Fónix Bob, és do caraças. Pá, fónix mesmo. Já me viram este gajo? Que senhor. És um senhor, Bob, um senhor!
E foi assim que o Rui Heinkel se entreteu a remover um ventilador emprestado na sua roupa pipi do trabalho enquanto eu não fazia nada. Não sei qual será o destino do meu ventilador já que se trata de um homem que avariou Lambrettas, Vespas e Heinkels (várias vezes), e que ficou sem gasolina e sem bateria simultaneamente na Honda à vinda do Bunker.