.


25.7.08

X-Files: the Carina incident

Desde o fim do Ciclo Carina que esta fotografia me tem incomodado. Foi "repescada" do OLX, e é uma típica fotografia de site de anúncios, com baixa qualidade e iluminação medíocre. O que realmente incomoda é a figura humanóide que se esconde debaixo duma aplicação pouco hábil da ferramenta Airbrush do Paint. O resultado é reminiscente de alguma bizarra combustão humana espontânea, ou um caso extremo de contaminação de óleo negro X-Filesiano.


Em mais uma habitual situação do tipo mais-tempo-livre-que-juízo, reflecti com alguma profundidade sobre a razão de ser desta camuflagem pixelizada. Porque é que o dono e anunciante deste veículo realizou tão perturbadora modificação visual?

-"O anunciante deseja esconder a identidade da pessoa fotografada"- É uma razão lógica e comum, mas a identidade da pessoa já se encontra escondida pelo facto da cabeça se encontrar fora da imagem! Além disso, um rectângulo preto sobre a face faria o serviço.

-"O anunciante deseja atrair todas as atenções sobre o produto à venda"- Duvido que se encontrem muitos génios de marketing no OLX, que se debrucem sobre esses pormenores. Muitos menos serão os que utilizam fotografias xungas como parte duma estratégia de venda calculada.

-"O anunciante deseja impedir a visualização do corpo da pessoa fotografada"- É aqui que a coisa fica interessante. Poderemos estar na presença da filha do anunciante, moçoila de tal maneira atraente que monopolizaria as atenções dos possíveis compradores masculinos. Como os possíveis compradores femininos de velhos veículos de carga de baixa cilindrada e três rodas são escassos, a venda seria improvável sem a desfiguração. Talvez algum familiar ou ente querido desaparecido ou rejeitado traga penosas recordações, e tenha que ser subtraído da vista. Ou talvez a pessoa em causa tenha sido fotografada em condições privadas, estilo... sem roupa? Eu só tiraria fotos a alguém em cima dum veículo meu se se tratasse de alguém que me fosse querido e que eu conhecesse bem, ou a uma gaja boazona que eu não conhecesse de lado algum. Poderemos estar perante esta última situação? Aquilo é papel higiénico no canto superior esquerdo? Sórdido...

Não consigo chegar a uma conclusão sólida. Cada resposta apenas gera mais perguntas. As incógnitas atropelam-me em massa, e usam botas de alpinista com espigões de aço afiado. O que é que vocês julgam que se passou nesta foto?