.


14.12.17

Publicidade e fotos Casal

Na mesma exposição da posta anterior podia ser apreciada uma colecção extensa de publicidade, recortes de imprensa e memorabilia associados às marcas de motociclos nacionais. Sou fã da Casal por isso só vão ver fotos ligadas à marca da Taboeira a seguir a este parágrafo. Lamento, fãs da Famel/ SIS/ Fundador/ Pachanço/ Vilar/ Montagens do Sr. Zé da Oficina de Cebolais de Baixo, mas deviam ter ido à exposição.

Começamos com um gráfico motoqueiro numa t-shirt, OK? OK.


Aparentemente a Casal tinha um jornal interno, o "motonotícia", onde proclamaram a K260 como a primeira motocicleta inteiramente construída em Portugal. Não devem ser muitas as que se podem gabar disso...




Alguma história da Casal nesta parede, que se socorre do mesmo livrete de Manuel Ferreira Rodrigues que eu usei para contar a história da marca na Scoot! Magazine.


A foto é retirada duma brochura de mais um modelo Casal...

 

 ...mas o interessante é a Carina no fundo, parada no cruzamento que levaria à fábrica materna. Se tiver que adivinhar, palpito que se trata da Estrada Nacional 109, no sítio onde é agora o Jumbo e a Decathlon, construídos nos terrenos das instalações demolidas da Casal.

 
Fazendo zoom na Carina, observam-se as letras CMA no guarda-lamas que poderão significar - aposto dinheiro nisso - Câmara Municipal de Aveiro.


Tudo que é Casal e Casal Carina aqui, vale a pena espreitar.