.


28.6.12

Xassos 2012


A Horta recebe dúzias de libertações de pressão ("press releases") por dia* e é impossível dar tempo de antena a todas. No entanto, quando chega uma L.P. do mítico Xassos Urban Cup, vai logo para a frente da fila. E nem é por terem pedido para divulgar "no fantástico e famoso Blog Horta das Vespas". Não.

Interessante foi também esta afirmação: "o nosso sonho da organização era um dia o circuito Urbano da Vila de Fontes fazer parte do Troféu de Resistência das Vespas, nem com fosse [sic] uma prova extra calendário." A Horta já foi aos Xassos, a Horta gosta muito dos Xassos, e a Horta lança aqui o réptil às entidades organizadoras da competição Vespa em Portugal.

XASSOS URBAN CUP 2012

A corrida mais louca do mundo!

Conhecida como a “Meca dos Xassos” a Freguesia de Fontes pertencente ao concelho de Santa Marta de Penaguião, uma região de grande beleza paisagística, conhecida também pela forma acolhedora com que costuma receber os forasteiros, é anfitriã, todos os anos, das 3 Horas de Resistência de 50cm3, intitulada “Xassos Urban Cup”.

As estradas estreitas e cheias de adrenalina, que predominam o improvisado circuito urbano da simpática Vila de Fontes, são invadidas pelas motorizadas que, há uns anos atrás, proliferaram nas estradas portuguesas. Quem não se lembra das Zundapp, SIS-Sachs V5, Macal, Casal Boss, Florett, entre muitas outras...

Esta prova de "xassaria" caracteriza-se pela utilização das velhas glórias da indústria motorizada até 50cm3 e fabricadas até 1992, e dividem-se em duas categorias (Xassos e Pró-Xassos), que enfrentam 3h de pura resistência, com equipas constituidas por dois ou mais pilotos.

No dia 22 de Julho 2012, comemoramos a quinta edição com muita alegria, agradecemos a vossa presença, num dia em que reencontramos amigos, conhecidos, familia e em que normalmente formalizamos votos para que se repita por muitos e bons anos.

É isso que nós desejamos, por isso participa com a tua equipa!

Para mais informações contactar:

animacaoviladefontes@live.com.pt

* Nem Por Isso (N.P.I.)