Ora portantos a minha vetusta PXizer chegou aos 170.000 quilómetros.
O conta-quilómetros não marca 70.000 por causa de cenas. Também não marca 55.555 porque é difícil parar no meio da Via de Cintura Interna. Com esta absurdidade de quilometragem em cima é natural que o desgaste mecânico associado se manifeste de modos imaginativos e abundantes*.
Primeiro, os meus piscas do lado direito deixaram de funcionar. Depois de alguma investigação, descobri um fio solto no interruptor dos piscas - a instalação eléctrica está um pouco "esticada" e o fio foi arrancado. Tive que ir ao bunker utilizar uma extensão eléctrica e soldar uma emenda mesmo ali no passeio da rua:\. Mas valeu a pena porque os piscas ficaram a funcionar, certo? Não!
Mais uma ronda de coçamento de cabeça e apalpamento de terminais com o multímetro e deparei-me com uma avaria verdadeiramente inusitada: na carapaça do pisca traseiro, há uma chapinha metálica que recebe o fio que viaja pelo balon, e no meio dessa chapinha está cravada outra peça circular que vai fazer contacto com o terminal da lâmpada. Ora essas duas peças metálicas cravadas uma na outra não estavam a fazer contacto eléctrico! Umas pancadinhas estratégicas re-estabeleceram o fluxo de electrões.
A minha buzina também deixou de funcionar, devido ao falecimento da minha bateria de UPS. Durou quatro anos sem manutenção, problemas ou peso excessivo, considero esta experiência bem-sucedida. A única bateria que eu tinha disponível era uma grande de mota, e foi mesmo essa que montei com a ajuda de uns zip-ties compridos. Agora tenho uma buzina pujante - não andem sem buzina, é perigoso.
O que mais se está a estragar? O meu chão já tinha uns pequenos papos na zona do descanso e agora estão a aparecer fissuras nessa zona.
Preciso de colocar um reforço qualquer por baixo para os batentes do descanso não me massacrarem mais o chão, mas não estou a ver isso a acontecer de modo atempado e eficiente... Outro problema revelou-se no meu banco "novo" do OLX que está a falhar exactamente do mesmo modo que o igual que eu tinha. O tecido começa a ficar com uma dobra por baixo da coxa e o interior dessa dobra estala.
A estaladela vai aumentando inexoravelmente de tamanho e a minha vida mergulha num limbo infinito de dor e sofrimento. Também não tenho uma solução simples para isto. Ah, e o motor começou a fazer uns estalinhos que podem ser um rolamento prestes a implodir. E assim de repente acho que não está mais nada a desfazer-se.
* "bunda", ihihihi