Coragem, está quase a acabar. (parte 2 aqui)
Montei o íman e o sensor com a ajuda dumas chapinhas da caixa da sucata. O íman prende numa porca da jante e o sensor na porca de cima da fixação do amortecedor. As chapinhas não ficaram muito bonitas mas um dia destes faço umas melhores... Not!
A porcaria da moldura de cima esteve quase para não ser pintada porque eu não a conseguia separar do vidro! A borracha estava de tal modo fundida às duas peças que nem parecia possível desmontá-las, foi mesmo à bruta.
O vidro está bastante arranhado e estalado, e o aro também está bom para reciclar. No entanto este é um projecto de custo quase zero e, além disso, peças novas iriam destoar com o resto da Vespa, suja e coçada. Decidi assumir a patine com frontalidade.
Uma olhadela por trás, é aqui que está o segredo da coisa toda. Fiz uma tampa para tapar o buraco e evitar a entrada de pó, mas não ficou nada de especial. Açapei-lhe com fita adesiva que 'tá bom.
O meu conta-quilómetros novo apesar de ser velho que era antigo quando o montei ao lado do
meu conta-quilómetros antigo que era o original e que já foi novo. Medi o perímetro do pneu e deu-me 134 centímetros, que foram
introduzidos no maquinómetro velodigital. Verifiquei a calibração com os marcos quilométricos na auto-estrada, e estava a marcar 1020 metros entre cada marco. Isso significa um erro de 2%, bastante bom! Quando tiver que
trocar a pilha mudo a calibração para 133 ou 132 e fica perfeito.
E, quando já estava praticamente tudo concluído, olho para o lado e descubro que me esqueci de colocar uma peça. Duh! #epicfail #bobsucks #reallife #realblog
Toca a tirar tudo outra vez! Ainda bem que eu tinha fechado o aro metálico apenas ao de leve, exactamente a prever a possibilidade de reabertura. Depois do conta-quilómetros remontado, o aro estava bastante mastigado e não queria entrar na cavidade redonda da tampa do guiador. Tive que praguejar bastante para a coisa ir ao sítio. Tentem evitar dar pancadas no aro para o conta-quilómetros encaixar porque o aro deforma-se com facilidade, perguntem-me como sei. :\
Com os fios bem arrumados fica tudo com bom aspecto. Há muito espaço livre por cima do farol da PX nova e aí não chateiam nada.
Terminado! Olha que giro, apanhei as quatro luzes ligadas. Foi uma coincidência total, nem fiz de propósito... Not!
Sinto um bocadinho falta de iluminação do ecrã. Pensei em fazer isso a princípio mas depois cocó. Há uns velocímetros de bicla baratos no eBay com iluminação "back light" mas não têm personalidade. Posso adicionar luz de várias maneiras diferentes, e talvez as experimente quando tiver que abrir o bicho um dia destes. Até agora está a funcionar bem, já apanhou chuva e sobreviveu, e sim, basicamente tive este trabalho todo para não ter que comprar uma bicha de conta-quilómetros nova. :)