.


23.10.07

Livro Vespa

Comprei um livrinho interessante dedicado à Vespa, na Livraria Bertrand: "Vespa", de Valerio Boni. O livro, de dimensão e preço reduzidos, conta a história da nossa marca preferida apoiando-se numa grande variedade de fotografias e imagens. O texto, em Espanhol e Inglês, quase assume a forma de legendas e faz um bom trabalho a suportar as fotos na sua transmissão da história e mística.

O livro aborda muitos tópicos, como o início e desenvolvimento da marca, o impacto social e internacional, os modelos mais modernos, os modelos especiais e de competição, as viagens épicas mais notáveis, o Ape, o Vespa 400, as cópias e clones da Vespa, e a publicidade. Muitas das fotos são inéditas, e também lá se encontram as velhas favoritas.


Digna de menção é a excursão realizada pelo autor numa Special: durante 24 horas, este Vespista convicto pilotou a máquina à volta da pista Pirelli sem paragens de qualquer tipo. Um selim triangular foi montado para facilitar os reabastecimentos em movimento, que eram realizados por uma P200 em andamento que se aproximava na recta, com uma mangueira. Será que o piloto também usava o mesmo esquema para aliviar a bexiga?... Outra foto gira é a de um Jony em full racing gear a dar pasta numa GTS do banco de trás. Este livro também está à venda no site vespashopping.com, mas eles querem 44 euros por uma t-shirt :-o. Tenho medo que me cobrem só pela visita, por isso não volto lá. Na escala Horta de 0 a 10, este livro recebe um F de fixe.