Depois de muitos quilómetros debaixo de Sol e chuva, eis a avaliação final do blusão Drenaline Flexis. As impressões iniciais e introdução encontram-se aqui.
Qualidade. Nota máxima! Pode ser Made in China mas continua na mesma condição do dia em que chegou. Os fechos e botões continuam perfeitos, e nem um único ponto saiu do sítio - estou muito contente.
Conforto. Nota positiva. Queixei-me a princípio que o blusão era rígido, mas essa sensação desvaneceu-se. O Flexis "cai" bem, e não abana com a deslocação do vento na estrada. Possui bolsos para todos os gostos bem como várias regulações para ser ajustado ao corpo de cada um.
Gola. Nota quase perfeita, se o velcro de fecho não fosse tão tímido. Sem queixas de conforto mesmo com o pescoço nu, peca por ter uma área de velcro muito pequena, defeito partilhado pelo meu casaco antigo de outra marca. Ao usarmos roupa com gola ou um cachecol, torna-se difícil fechar a gola e mantê-la fechada. Uma área de velcro maior resolveria este problema e impedir-nos-ia de termos que estar a fazer tiro ao alvo às cegas com dois rectângulos minúsculos de velcro.
As inserções de velcro na gola funcionariam melhor se fossem maiores
Protecções. Nota assim-assim. As protecções dos ombros e cotovelos são substanciais mas a protecção das costas é apenas um bocado de espuma fina, parecendo-me pouco mais que simbólica. Existe um ajuste de aperto do casaco à volta do bícepe, mas a manga na zona do cotovelo é bastante folgada e a protecção nessa zona "flutua" muito (o meu casaco é XL, em tamanhos diferentes a situação poderá ser outra). Tenho dúvidas que, em caso de queda, as protecções do cotovelo se mantenham no lugar para cumprirem a sua função.
A protecção do cotovelo e o ajuste de duas posições no bícepe
Verão. Nota assim-assim. Desconfortavelmente quente se estivermos parados no trânsito da cidade, razoável na estrada. No entanto, este não é um casaco de Verão.
Inverno. Nota má. Não tive problemas com o frio, graças ao forro destacável e à gola justa. Fiquei bastante desiludido, no entanto, pelo comportamento à chuva. A água não repousa em bolinhas em cima do nylon Cordura, sintoma comum nos materiais repelentes de água, mas tende antes a ser absorvida. A boa notícia é que o nylon não retém água - não "encharca" - e o revestimento impermeável interior não deixa passar a humidade. Assim, para um casaco cuja camada exterior não é impermeável, até nem nos molhamos muito. Os punhos e os cantos inferiores, por outro lado, já ensopam bastante por possuírem várias camadas de tecido sobrepostas. Um casaco impermeável separado é indispensável, na minha opinião.
O teste da torneira
Resumo: recomendado, mas para condições temperadas. No Inverno a falta de resistência à água é uma desvantagem grande, e durante o Verão é incómodo para os mais sensíveis ao calor. É ideal para os restantes 6 a 8 meses do ano, exactamente como foi desenhado.
Sem comentários:
Enviar um comentário