.


28.11.08

A crise económica

Não há dúvida que a economia mundial está a passar por uma fase negativa. No entanto, se os ianques conseguem eleger um afro-americano de nome Barack Hussein Obama para seu presidente, é porque milagres acontecem e ainda há esperança na Humanidade. Enquanto o futuro não chega é altura de avaliar o presente.

A crise afecta também o mercado das Vespas. Veja-se a Super dos 6000 euros, com camber especial para pistas ovais. O seu preço inicial teve que ser corrigido para 5000 euros pouco depois, e encontra-se agora anunciada a 4750 euros.



Esta tendência descendente é claramente visível no seguinte gráfico com fundo azul-cueca e regressão linear sobreposta:



Não há dúvida que as coisas estão más para os vendedores de magníficas Vespas clássicas perfeitamente "restouradas". Em pouco mais de um ano, o preço deste exemplar caiu 20.8%! Este facto, já de si bastante dramático, ganha nova dimensão quando reparamos que o preço actual de 4.750 euros cai em competição directa com um atraente Vietbodge. Graças à conjuntura económica actual, poderemos assistir a uma confrontação total entre Vietbodge e Tugabodge, à medida que cada um tenta dominar a sangrenta arena dos classificados internéticos. Tempos emocionantes aproximam-se.

(é verdade que apareceu um stander a anunciar um aborto qualquer a 10.000 euros mas isso só pode ser intoxicação dos vapores da tinta azul-cueca, não merecendo qualquer reacção da Horta)