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30.12.10

A Vespa no Paris-Dakar

Em 1986, quando surgiu a T5, foi planeada uma participação no Paris-Dakar como manobra publicitária. Prepararam-se três protótipos com base no novo modelo desportivo, mas que foram equipados com motores de PX200, menos frágeis para a tarefa. Essas três Vespas desapareceram, creio, e o modelo presente no museu Piaggio é uma réplica recente.

Vespa World Days 2010

No entanto, já em 1980 uma equipa Francesa não oficial tinha inscrito um quarteto de P200 naquela que era apenas a segunda edição da mítica prova, numa época em que muitos dos participantes eram amadores com um sonho e um veículo normal modificado aos fins-de-semana. As quatro Vespas foram preparadas e reforçadas pela Piaggio em Pontedera, e seriam acompanhadas por cinco 5 Land Rovers de assitência, um dedicado a cada Vespa e o quinto a servir de armazém de peças.

Gostaria de dizer que as bravas Vespas portaram-se bem mas tal não foi o caso. Uma epidemia de furos, causada por sinoblocos não modificados que se autodestruíam rapidamente, foi agravada inicialmente pelos jipes de assistência que paravam só para o seu piloto designado. Os dias eram longos, e um piloto chegou às 8h20 da manhã quando a etapa do dia começava às 8h30! Noutra ocasião a noite caiu sobre as dunas quando ainda faltavam 150kms para a meta; a solução foi radical, carregar as Vespas nos jipes para não chegar tarde e sair fora de prova. Uma das Vespas partiu-se e os mecânicos soldaram uma barra de reforço VespaTT-style mas não adiantou muito já que a Vespa ficou em duas metades muito antes de Dakar.

Ainda assim duas Vespas chegaram ao fim da prova depois de percorrerem 10.000kms brutais através de sete países. Uma percentagem de sucesso de 50%, comparada com uma percentagem de apenas 37% para os restantes veículos. Nada mal para roda 10. A história completa (em Francês) e uma soberba colecção de fotos pode ser encontrada aqui.
 

2 comentários:

ScooterJunkies disse...

E os LandRovers de assistência eram os míticos Stage one V8, o que me leva a crer que os tipos que estavam a fazer a assistência são capazes de se terem divertido bem mais do que os que estavam a participar de Vespa... O que de certa forma explica o porquê de não pararem para dar assistência às Vespas :P
Se alguém quiser recriar esta aventura, eu ofereço-me para conduzir o LandRover de assistência...

Cbranco

VCS disse...

Não conhecia o site francês, grande overdose fotográfica. Excelente.