.


28.11.07

Rotação de frota

A minha Rally 180 forneceu-me vários milhares de quilómetros de transporte relativamente fiável e extremamente divertido, enquanto a PX estava no estaleiro. Quando a PX regressou ao seu estatuto de Vespa número 1, a Rally ficou encostada com um pistão marado. Virei os meus esforços para a VBB e consegui desencravar-lhe os documentos e pô-la a andar. Consegui, finalmente e a muito custo, ter duas Vespas a andar.

Isso representa uma proporção de 1 scooter operacional em cada 6, o que é deveras desanimador. A minha frota tem mais potencial que isso, e merece uma proporção de operacionalidade superior a 1/6! Voltei os meus esforços para a Rally, fazendo-lhe um seguro, um polimento e algumas reparações essenciais. Na primeiríssima vez que ela trabalhou com o pistão novo, constatei que o quadro estava podre demais para continuar a andar. Depois de todo aquele trabalho, encostei-a de novo: ainda não era desta que tinha 3 scooters a andar.

Uma rotação de frota impunha-se. A minha Lambretta DL150, que esteve guardada na garagem de um amigo a acumular pó durante anos, já tinha sido transferida para a base avançada e iniciado o processo de operacionalidade. Numa decisão radical, passei a DL das escuridões inóspitas e selvagens do fundo da garagem cá para a frente, arrumei e varri tudo, e transferi cuidadosamente a Rally para o Bunker. Foram 5 quilómetros interessantes: de noite, a chover, sem kicks, e com o pistão novo na sua segunda sessão de funcionamento. Tinha que andar devagar por causa da chuva, do quadro podre e do pistão novo, mas não podia andar muito devagar para não deixar a Rally sem kicks ir abaixo nem deixar o óleo extra na mistura sujar a vela!

Correu tudo bem graças às minhas superiores habilidades de condução, e a Rally encontra-se agora depositada no Bunker para desmontagem e armazenamento a longo prazo, com vista a restauro forçado por motivos de podridão extrema em prazo a definir. Agora, é tentar expulsar os gremlins da DL e, quem sabe, pela primeira vez na vida, ter 3 scooters a andar ao mesmo tempo. Uma proporção de operacionalidade de 1 para 4 era mesmo bom...

7 comentários:

Sérgio Moura disse...

Eu a pensar que ia levar a primeira Lambretta a uma cafezada, mas se calhar vou ter companhia ;)

Mas a minha ganha em podridão e ausencia de bom funcionamento! eheheh

Ranger Bob disse...

Concedo-te a podridão, mas no que toca a mau funcionamento acho que a minha dará uma luta jeitosa! ;-) Adicione-se a isso os meus extensos conhecimentos (cof cof) de mecânica Lambegreta, e a tua ainda vai andar antes.

Anónimo disse...

Eu só tenho 2 scooter a andar kando empresto alguma das minhas Vespas a um amigo :)
4/8 mate

Sérgio Moura disse...

Já dei um giro na lambegreta, com direito a cheiro a queimado e um micro-agarranço.
Sinto-me agora verdadeiramente innocenti! :D

Ranger Bob disse...

Já resolveste o "no idle, runs like shit"? ;-) Vou escrever isso nos balons da minha ahah!

Anónimo disse...

Andar de DL 150 ira te tornar um verdadeiro hímen BOB! Parabéns :D

Sérgio Moura disse...

Bora fazer umas T-shirts "No idle, runs like shit" :D