.


18.6.12

Instruções finais para operação do MasterBlaster 3000

 DSC09909


Agora que o guito já caiu na minha conta bancária, é chegada a altura de eu o informar de tudo o que está errado no MasterBlaster 3000.

  • tivemos que cortar as pernas para ele caber na carrinha por isso a altura de trabalho deve ter ficado muito baixa. Acho que vai ser necessário aparafusar umas calhas de aço às pernas ou algo do género, desenrasque-se.
  • do lado direito há um tubo que serviria para ligar um aspirador caso houvesse muito pó dentro da cabina que dificultasse a visibilidade, mas nunca o fiz. É apenas um coto vestigial, de momento.
  • a pistola de ar que serviria para limpar as peças e o interior da máquina fica com o gatilho preso por causa das micro-esferas de vidro e deixa de ter qualquer utilidade. Mando uma segunda pistola de ar por descarga de consciência à qual, muito provavelmente, acontecerá o mesmo.
  • do lado direito da janela há um ganchinho que serve para pendurar a pistola de ar e tirá-la da zona de trabalho. Como sou muito preguiçoso, nunca o uso e a pistola de ar inútil fica a estorvar permanentemente.
  • as micro-esferas de vidro que foram com o MasterBlaster são das "finas" e já devem estar gastas, por isso talvez sirvam só para experiências ou talvez não, é testar. Recomendo das "médias" quando for comprar novas.
  • como o Bunker era um bocado húmido, o material abrasivo ficava meio colado às paredes do fundo e não caía até ao tubo de aspiração. Quando isso acontecia eu dava uma pancada pélvica à máquina para descolar as sacanas. Ou abanava o tubo de aspiração, isso também dá.
  • vai um bocal suplente para a pistola de decapagem. Acho que já alarguei um deles na minha busca de máxima eficiência, mas não faço a mínima ideia de qual será o diâmetro mais adequado para o seu compressor. É meter uma bucha e/ou alargá-lo.
  • por baixo da máquina há uma saída conveniente para trocar o material. Isso não é um defeito mas a fita adesiva que está lá por perto para tapar as fugas do silicone encolhido é.
  • vê aquela mancha preta na parede do fundo, mesmo à frente da pistola? Quando se está a decapar e se pára durante mais de uns 10 segundos, aparece água no tubo por condensação. Quando se recomeça a decapar a pistola cospe umas manchas de água preta que suja as peças todas :(. Desse modo, sempre que eu parava um pouco recomeçava com a pistola apontada para a mancha até sair a água toda. Não sei se o mesmo acontecerá aí em baixo mas fica o aviso.
  • antes de abrir a porta tem que soprar as micro-esferas todas de frente da porta senão caem ao chão. Eu devia ter instalado uma calhazinha por baixo para as apanhar mas não o fiz, limito-me a soprar antes. Isto é IMPORTANTE porque as micro-esferas são como mini-berlindes e escorregam que é uma coisa parva. Nunca deixe micro-esferas no chão, confie em mim.
  • o vidro é normal, não é temperado nem algo do género. Evitar bater-lhe com peças pesadas.
  • de resto está tudo bem e a pintura até é fixe.
        

5 comentários:

ScooterJunkies disse...

Aqui no sul não há esse problema da condensação, porque estamos noutro hemisfério e as regras da humidade funcionam ao contrário :)

Anónimo disse...

Caro BoB
Se não for abusar muito, poder-me-ia dizer qual o diametro das esferas "médias" em microns.
Desde já obrigado pela atenção

Ranger Bob disse...

Não abusa nada só que sinceramente já não me lembro dos tamanhos. Se perguntar ao seu fornecedor quais são os tamanhos que existem vai ficar logo com uma ideia de quais são as "médias".

Gustavo disse...

Poderia divulgar o conteúdo desse post, por favor? Um amigo nosso teve sua Vespa Primavera roubada: http://scooteriapaulista.blogspot.com.br/2012/06/vespa-do-luca-foi-roubada-na-italia.html

Um abraço.

Anónimo disse...

BoB
Obrigado pela atenção....é que eu tenho umas esferas com 200microns e aquilo só faz festinhas às peças:)...decapar tá quieto.
Logo deduso que tenham de ser esferas maiores....a minha dúvida era se poderia ser da pistola, do compressor ou doutra coisa qualquer.
Abraço