.


29.3.12

Avaria 3 - embraiagem nova

Ah sim, a instalação da embraiagem melhorada. As coisas nunca são tão simples quanto parecem... A avaria número 3 é uma avaria dupla pois tive problemas de compatibilidade e problemas de operação de modo consecutivo. E quando digo problemas de operação quero dizer que a grandessíssima vaca se desfazia sozinha.

Aviso de compatibilidade número 1: para meter a embraiagem de estilo novo é preciso desbastar a nervura superior no carter...

P1169650

... e a nervura inferior na tampa da embraiagem.

P1169653

Aviso de compatibilidade número 2: é necessária uma porca nova como a da imagem e um centro de embraiagem com o chanfro lateral (o de origem não tem chanfro). E, já agora, uma golpilha de roda nova e um dedal de embraiagem se estiver desgastado.

P1169634


Aviso de compatibilidade número 3: a SIP tem montes de avisos em letras vermelhas na página da embraiagem, não sei se se aplicam ao vosso caso ou não, informem-se primeiro com um mecânico experiente.

Então, depois de lidar com todas estas incompatibilidades, lá se montou a embraiagem nova. Andou 50 metros e desfez-se dentro do motor :-(. O freio saiu e os discos vieram todos atrás. Montou-se a embraiagem novamente com um freio novo e cuidado extra, e desta vez nem andou: desfez-se a dar ao kicks.

Avaria bizarra! As embraiagens desfazem-se com motores muito potentes, quando a cesta começa a abrir, ou talvez se estiverem a bater em algo que não as deixa comprimir. Ora a cesta estava impecável e também não havia nada raspado. Nenhum dos mecânicos experientes com quem conferenciei conseguiu fornecer uma explicação satisfatória para estes raros acontecimentos que continuam encerrados num véu de mistério total.

P2109793

Foi frustrante estar constantemente a montar e a desmontar a embraiagem, sem poder andar de Vespa, mas pelo menos fiquei craque na operação, incluindo o truque da corda pelo buraco da vela para bloquear a cambota no sítio.

E como se resolveu o problema? Uma cesta usada de origem Piaggio (a embraiagem nova completa era da marca Newfren vendida pela SIP) foi obtida - obrigado Vasco! - e realizou-se uma troca dos restantes componentes, apesar das duas cestas serem idênticas em todos os aspectos visíveis.

P2129970

Notem que a minha bancada para trabalhos de precisão está estofada para se assemelhar ao banco customizado da minha PX.

P2129973

O transplante foi feito à vietnamita style e resolveu o problema por artes mágicas, apesar das duas cestas serem idênticas. Evidentemente não podem ser idênticas porque, se o fossem, o problema persistiria; a causa da auto-destruição da embraiagem? Permanece desconhecida. E dormente. Que continue assim.
      

1 comentário:

Rui (Agent) Jordao disse...

Como diz o meu Mestre: "O material de antigamente é que era (é!) bom..."
E tem mesmo razão...
A minha "cesta" tb é usada... ;)