.


29.10.09

Sinais de velhice II

... e mesmo que os problemas de sem-fim sejam solucionados definitivamente, eu não poderei usufruir de tal resolução já que o meu velocímetro se desintegrou à ida para o Camping.


Na estrada as duas pecinhas vão a saltitar constantemente dentro do seu aquário...

Tenho outro conta-quilómetros em bom estado mas só marca 22 mil e eu não queria estar a perder mais quilómetros- já perdi pelo menos 10 mil... Posso tentar reparar isto mas não sei se valerá a pena o trabalho de abrir a "lata" versus a taxa esperada de sucesso. O interior também está bastante estragado pela humidade... Sugestões? Alguém quer vender um destes em bom estado a marcar 37~40 mil?

27.10.09

Sinais de velhice

Ontem fui obrigado a deixar a PX na Ciclo-Foz para solucionar uma forqueta cheia de folgas. A reparação envolve uma prensa hidráulica e por isso não é algo que se possa fazer em casa, ajoelhado no passeio. A ocasião será também aproveitada para substituir a engrenagem do sem-fim gasta - obrigado, Ricardo!

A folga considerável na articulação principal da forqueta poderia também estar a desalinhar o sem-fim em relação à engrenagem que o actua, o que diminuiria a sua vida e potenciaria os meus eternos problemas crónicos relacionados com esta peça.




(link directo)

Reparem na mancha ferrugenta que rodeia a articulação e que é um sinal, ignorado durante anos, da decrescente saúde dos rolamentos. Como já mencionei em ocasiões anteriores, não sou praticante da manutenção preventiva - é andar até partir. O que não é necessariamente correcto.

23.10.09

Lambretta eléctrica?


Já desde Agosto que este anúncio duma Lambretta clássica eléctrica aparece na revista Scoot. É claro que a scooter ainda não existe (é apenas uma foto duma GP200 com um distintivo diferente) e duvido que alguma vez exista. O URL fornecido, GP200.net, redirecciona para um site de veículos eléctricos onde não está uma única scooter à vista.

Se estes colegas conseguissem criar algo que reproduzisse fielmente as linhas da série GP/DL, tivesse uma autonomia decente e não fosse ridiculamente-Sheik-da-Arábia caro, isso seria muito fixe. No entanto, o coelho que sair da cartola tem que ser algo verdadeiramente magnificente; se se revelar uma cópia xunga de plástico da última produção da Innocenti com uns componentes de trotinete eléctrica chinesa lá enfiados, então não obrigado. Prefiro uma destas.

20.10.09

Bah!

O Bunker inundou de novo. Eu já nem liguei - limitei-me a patinhar por cima da lama e do lixo como se fosse natural.

E nunca mais limpo um motor de Lambretta. São grandes como o raio que o parta!

16.10.09

Dominação mundial é mundial mesmo

Ou pelo menos intercontinental. Sabem, a minha definição de fama sempre implicou o cumprimento de dois critérios:
  • sermos conhecidos por pessoas que não conhecemos, e
  • recebermos cenas de graça- "free shit", no dialecto anglo-saxónico.
Ora o primeiro requisito foi cumprido há alguns meses quando recebi um comentário anónimo a dizer "nós sabemos quem tu és". O segundo requisito foi cumprido ontem quando chegou isto no correio:


Cenas de graça! O que significa que sou famoso! Yei! Estes são os frutos do Projecto Yankee que viu finalmente a sua conclusão. O objectivo primário deste empreendimento foi fazer inimigos noutros continentes, e o seu efeito secundário foi a publicação dum artigo meu sobre a Casal Carina na Scoot! Magazine, a revista ianque número 1 de scooters clássicas e modernas. (mencionado na capa e tudo!)


Apesar de eu lhes ter dito para me informarem quais fotos pretendiam usar para poder pedir autorização aos autores, os tipos da Scoot! usaram o que lhes apeteceu sem dizer água-vai. Assim são necessários pedidos de desculpa à revista DaMotoClássica pela reprodução duma das suas páginas (que fotografei apenas para efeitos de notícia aqui no blog), e ao Pedro Mateus que graciosamente fotografou o seu tricarro a meu pedido e que não foi creditado como autor. É necessário ainda creditar como fonte de informação o grande pequeno livro "A Metalurgia Casal, 1964-1974 - Elementos para uma cultura de empresa", de Manuel Ferreira Rodrigues, editado pela Câmara Municipal de Aveiro.

Deste modo encontramos o actualizado gráfico da dominação mundial muito perto do full house. Quem será a quinta bitch?


E, claro, vi-me também obrigado a actualizar a minha T.I.S.S., tatuagem indicadora de status scooterista.

15.10.09

A day at the races

O título reutilizado deverá ser uma pista para o conteúdo desta posta, corridas. A última prova da categoria de Clássicas do Campeonato Nacional de Velocidade (?), mais especificamente. O evento teve lugar na pista/ kartódromo/ aeródromo de Braga, onde pude ouvir, tocar e cheirar deliciosas máquinas vintage possuidoras de distintivos emocionantes como Ducati, Moto Guzzi, Norton, Triumph, Bultaco e muitos mais. Para quem gostasse de balas de canhão japonesas revestidas a plástico, também havia disso.

Já tinha ido às corridas em Braga antes mas desta vez houve muita actividade no aeródromo: helicópteros, avionetas e pára-quedistas, todos evoluíram por cima da pista enquanto as velhas senhoras se exercitavam ao longo do seu perímetro. E esteve um dia lindo. Mais fotos no sítio do costume.


Uma Ducati com publicidade alemã??!!

Dentes partidos...


Dá-lhe quantidades imensuráveis de gás!

9.10.09

Tugas



Olha uma foto com tugas que descobri no Flickr da SIP... Nunca tinha visto uma Vespa virada ao contrário como uma bicicleta. (não tapei as matrículas porque a foto não é minha)



8.10.09

Vendendo o grátis

Está um anúncio naquele site dos classificados que começa por O e acaba em LX - pelo menos desde Junho - de venda de cópias de manuais técnicos de várias marcas de motorizadas e afins. Ora acontece que os manuais Casal que lá são oferecidos a troco de dinheiro foram retirados da Horta sem aviso ou permissão. Diabo, até lá está o nome da Horta na capa de um deles!

Eu até poderia ligar ao cavalheiro e explicar-lhe a situação, que ele está a tentar vender documentos que eu criei e sobre os quais retenho totais direitos não lhe tendo dado qualquer tipo de permissão para reproduzir ou utilizar comercialmente os mesmos; outros manuais são da autoria de outras pessoas que me deram permissão para os colocar online, mas que certamente não foram contactadas com um pedido "ei, posso vender as tuas coisas?".

Votei contra o contacto. A minha fé na caridade humana no campo dos veículos clássicos de duas rodas de diminuta cilindrada recebeu rude golpe no passado recente e, consequentemente, esta posta é apenas uma lembrança: se quiserem manuais de Casal eles podem ser encontrados gratuitamente aqui [EDIT: todo o material Casal está agora aqui]. Escusam de comprar o que a Horta vos oferece sem custo.


" atenção a todos não respondo aos comentários na grelha abaixo qualquer coisa pedir ou responder ao vendedor ou aos emails ou telemóvel.OBRIGADOS
todos os comentários não são do vendedor
PREÇOS DE 15 EUROS A 75EUROS DEPENDENDO DO Nº DE
PAGINAS,ENCARDENADAS.
DE MOMENTO TENHO A IMPRESSORA AVARIADA SÓ EM CD OU EMAI DESCULPEM !
Á COBRANÇA ACRESÇE 10 EUROS,POSSO ENVIAR APENAS O MANUAL EM CD
15 EUROS .
EXEMPLOS:
sachs v4/v5
sachs trotinete
sachs 505
sachs 50/3 50/4
sachs 50 engine
sachs 504/1a/1b
sachs 150-175
sachs saxonet
sachs74cc mod:1932
kreidler
casal -m148-149-151-152-153
casal m147-m149
carina s 170
minarelli v1
yamaha qt50/dt50
husqvarna
zundapp 100cc
zundapp/famel -ks super-gts super
mobilete
vespa piagio
puch magnum xk/mkll
kawasaki 250f cross
entre outras perguntem!
estes manuais explicam como se desmonta e monta o motor folgas,aninhas,piston,cilindro,etc.
para envio de email fica mais barato faço por cada 1 /7,50euros dependendo de cada nº de paginas de cada manual , pagamento em transferencia bancária
POSSO ENVIAR VIA EMAIL PARA QUEM QUISER!!"

6.10.09

Fotos do Camping

Não ficaram nada de especial, eu não estava na "zona"... Quando o pessoal saiu para ir à praia eu arranjei um cantinho com sombra e fiquei a xonar no camping... De qualquer maneira ficam aqui os bonecos possíveis.


Carburadores foram consertados com latas de Coca-Cola...


... Heinkels foram fotografadas...



... e à vinda encontrámos a Carina do Coriscada em Aveiro que foi prontamente vandalizada fotograficamente.

O resto das fotos está aqui, ou aqui em slideshow por apenas 2€00 mais IVA. [Edit: links do Flickr estão mortos]

4.10.09

Os últimos cartuchos das 24 Horas

Há algumas semanas atrás (a Horta sempre em cima do acontecimento!) saiu o último número da Scooting com um artigo das 24 Horas de Resistência em Abrantes. A revista tem saído em pacote com a Motojornal, as duas juntas; deve ser o equivalente editorial de abanar a vespa e puxar o ar para não deixar o motor morrer quando a gasolina está no casco... O texto não é meu mas as fotos sim - excepto uma das pequenas, não sei como lá foi parar.



Também no mesmo número surge um artigo que explora uma das máquinas concorrentes, a 33 PardalKitz/Manelli. O meu nome surge no crédito das fotos apesar de eu não ser responsável pelas imagens estáticas. Sou, sim, responsável pelas duas fotos de acção, uma delas de página inteira! É sempre fixe quando uma das minhas fotos aparece em grande... Sinto-me como se percebesse da coisa e tudo...



1.10.09

Lamelas

As LML insinuam-se, lenta mas seguramente, no panorama scooterista nacional. Eu considero tal desenvolvimento como positivo. [divagações sobre a imagem da LML enquanto marca no panorama scooterista nacional e sobre as deformações da dita imagem introduzidas por alguns dos seus donos e críticos especificamente na sua equivalência com a Vespa PX, tanto no sentido Índia/ Itália como no sentido inverso ----> censuradas pelo Gestor do Seguro de Saúde de Bob] A vossa LML é um clone indiano da PX: não é um elogio nem um insulto, é um facto. Raios, tenham orgulho na vossa scooter!

Talvez um dia haja quantidade suficiente de "LaMeLas" para se realizar uma concentração específica da marca... Se tal acontecer, já tenho o sítio e tudo: Lamelas!


A localidade em questão transborda de cultura e ambiente scooteristas, e todas as LML serão benvindas, auto-imagem deformada ou não.