.


2.10.07

Brinquedo novo

Depois de vários meses soterrado no fundo da minha secretária, estreei hoje o meu medidor de compressão que comprei na última feira de Aveiro. A correcta estanquicidade dos segmentos e a saudável compressão resultante são indispensáveis para um bom funcionamento do motor. Sim, podemos carregar no kicks para ter uma ideia da compressão dum motor, mas este aparelhómetro não foi caro e põe de lado todas as adivinhações e apalpamentos.

A PX foi a cobaia, e o resultado foi 125 psi a quente. Para um motor de origem saudável, a compressão deverá ser da ordem dos 120-130 psi. O meu pistão com 60.000 kms em cima alimentado a óleo do Continente surpreendeu-me! Há já algum tempo que noto uma falta de frescura e de vitalidade na auto-estrada que começam a irritar-me. Afinal não deve ser do grupo térmico (alerta de expressão técnico-arrogante!), talvez seja do escape... 60.000 kms de carvão de óleo do Continente... Hhhmmmm... [pensativo]

Qualquer valor abaixo dos 100 psi é preocupante. Abaixo dos 80 psi e morremos nas subidas. Abaixo dos 60 psi a mota provavelmente nem pegará. Agora tenho que aplicar este teste a toda a minha frota. O problema é que costuma ser realizado com o motor quente e a maior parte dos meus trambolhos nem sequer funciona. Hhhmmm... [extremamente pensativo]. Terei que tirar as minhas conclusões à temperatura ambiente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola companheiro!! De ha uns anos para ca apaixonado pelas vespas, mas so agora descobri este blog que a primeira vista me parece bastante interessente...
Fiquei igualmente interessado no medidor de compressão, pois estaria interssado em avaliar a compressao da minha PX125... Onde posso adquirir um aparelho desses? Andara a volta de que preco? Obrigado e cxontinuacao..

Ranger Bob disse...

Colega, o único sítio que eu conheço onde pode ser adquirido é nas feiras de peças, como a feira de Aveiro ou agora a AutoClássico. Nessas feiras há sempre um expositor grande (inglês, creio) carregado de caixas com todos os tipos de ferramentas, e ele tem este medidor. Custa 20 e poucos euros.

Se passar pelo Porto também podemos combinar e eu faço-lhe uma medição à sua PX, com todo o gosto. Fico à espera da sua visita regular. Bons quilómetros!

Anónimo disse...

Compraram-me o meu este sabado e tou mortinho pra o testar ... custou 25 eur no tal mega stand do ingles