Foto de ilvespino52 |
HORTA
▼
31.3.11
Dava para fazer um blógue...
...só com imagens a preto e branco de malta a correr nos anos 50 e 60, e provavelmente até teria mais classe do que este se tivesse um fundo preto. Os melhores blógues são os que têm um fundo preto. E sem texto.
Pequena mas eficaz demonstração: a malta do Pinerolo Vespa Club (www.ilvespino.it) reuniu uma série de fotos de pilotos Vespa de Piemonte da era gloriosa para uma exposição, obtidas graças aos próprios pilotos ou aos seus herdeiros. Melhor, eles não se limitam a admirar as imagens e a suspirar pelas antigas provas de regularidade/ rally/ navegação/ endurance, mas recriam-nas com uma prova do Campeonato Europeu de "Vespa Rally".
Fotos de ilvespino52, tamanho grande aqui
30.3.11
Triciclo TT
Parece que escrever sem pontuação estilo Saramago ou será Lobo Antunes é o azul-cueca literário e vocês sabem o quanto eu gosto das tonalidades da moda por isso todas as postas futuras serão no estilo diarreia mental nem por isso 'tou na tanga vejam este kart TT parece ser divertido quem me dera ter uma quinta com uma garagem grande e que a minha máquina de soldar não tivesse dado o peido por acaso desenhei uma coisa muito parecida em CAD há alguns anos atrás (o Alibre Design é quase a mesma coisa que o Solidworks) mas a minha tinha suspensões dianteiras de Vespa e rodas 10 à frente na traseira é que não consegui arranjar uma solução elegante para a fixação superior do amortecedor tal como este colega que tem uns ferrolhos virados para cima é um ponto problemático também pensei em utilizar algo como a configuração utilizada no Projecto Hardcore mas isso interferiria com o assento pois é fácil cortar uns nacos de quadro à rebarbadora e dizer que é um projecto mas resolver problemas e criar peças é que é à homem e eu sou um homem porque não faço a barba há sete anos podia-se criar uma classe de três rodas no vibrante campeonato TT Vespa que há em Portugal ai espera aí já não há TT bolas mas porquê eu queria era aqueles caixotes azul-cueca para guardar a minha colecção de rebarbadoras.
Foto de sipscootershop |
A melhor fotografia de Vespa de todos os tempos super-meiguinha
Acho que estou apaixonado pela minha dentista ela não só é bastante hábil a usar ferramentas manuais broca, lima, alicate, espátula de betumar mas também é super-meiguinha o meu dentista antigo era meio abrasileirado e era um carniceiro autêntico mal eu me sentava ele pegava logo na ferramenta que tem um gancho na ponta e começava a puxar à bruta e a esgravatar como uma toupeira no cio a minha dentista por outro lado toca-me ao de leve com as pontas dos indicadores dá uma espreitadela para dentro da boca e já está nada de gancho além disso as perguntas que ela faz são todas de sim ou não e tem o cuidado de olhar para as minhas mãos para ver a minha resposta o raio do brasileiro perguntava-me o que é que eu achava do estado da economia mundial mesmo quando tinha três ou quatro objectos metálicos afiados dentro da minha boca e esperava uma resposta coerente o grande palhaço já agora tive uma ideia genial para resolver este problema de comunicação aquelas cadeiras sofisticadas dos dentistas que não devem ser nada baratas podiam ter um miniteclado com alguns botões do tipo sim não um bocadinho e o paciente carregava neles para responder a indicação até podia ser projectada na testa do paciente mesmo no campo visual do dentista também podia haver um botão rotativo para o paciente indicar o nível de desconforto no meu caso estaria sempre no baixo porque a minha dentista é super-meiguinha mas eu já disse isso vou patentear esta idea também noto com agrado que a água que sai para o copinho já vem a temperaturas amenas e não é previamente arrefecida a menos vinte graus como antigamente e no seguimento disto que acabei de dizer deixo-vos a melhor fotografia de Vespas de todo os tempos (M.F.V.T.T.) será que a matrícula é Espanhola não confundam com esta que é a melhor fotografia de Ape de todos os tempos (M.F.A.T.T.).
Autor desconhecido, o TinEye deu 0 resultados |
PX éle-éme-elizada e o Apocalipse
Eu já aqui mencionei de passagem a minha profecia do fim do Vespismo Nacional (F.V.N.) que, segundo o super-computador da Horta (S.C.H.), terá lugar no dia 21 de Dezembro de 2012 (2.D.2.).
Os sinais do Apocalipse têm-se sucedido de modo regular e consistente, para os que têm prestado atenção: o conta-quilómetros com o vidro ao contrário, a invasão Vietbodge, malta a restaurar Hondas CN, holofotes em porta-couves como cogumelos numa carcaça de mamífero de porte médio em clima tropical, a minha SprintER a regressar do chapeiro... A lista é longa e assustadora.
Mais um sinal do Apocalipse se nos apresenta: já todos vimos LMLs disfarçadas de PX, mas esta é a primeira PX disfarçada de LML do planeta. "Os oceanos transformar-se-ão em sangue, os primogénitos definharão com a peste e as scooters Italianas de mudanças manuais serão adornadas com as marcas dos falsos Deuses" - é uma passagem bíblica, creio.
Foto do Tunes (notem também a ausência de holofotes montados no porta-couves o que, só por si, é aberrante e antinatural |
25.3.11
Mega-hiper-sorteio da Horta!
Ganhei este magnífico livro ("Vespa - Italian style for the world"), cortesia da Vespa Portugal, só que já o tenho. O que fazer com o repetido? Sorteá-lo entre os seguidores da Horta, pois claro!
Se a minha casa estivesse a arder e eu só pudesse salvar um único livro de Vespas, seria este: 300 páginas suculentas cheias de imagens soberbas dos modelos mais adorados, montes de publicidade de época, fotos deliciosas da era gloriosa do Vespismo clássico, dados técnicos, e mais ainda.
"O que preciso fazer para ganhar este livro?" Nada mais simples, é só 'likear' a Horta no Facebook até à meia-noite do último dia deste mês (ainda têm uma semana, mas é boa ideia fazê-lo já). Utilizando um gerador de números aleatórios, eu escolherei um seguidor à sorte que receberá o livro sem qualquer despesa. "Bida nice!"
Entretanto, no Continente Americano...
... a concentração RGS em Vespa reuniu 70 participantes no Rio Grande do Sul, incluindo malta do Uruguai e da Argentina. As belas das fotos aqui.
Um pouco mais a Norte, em Las Vegas, teve lugar a High Rollers Weekend, uma das "grandes" na cena Estado-Unidense. As fotos do Pete aqui.
O Nicola é o maior
Mesmo que não saibam o seu nome, certamente que conhecem este Italiano de 40 anos de idade pelos seus vídeos de acrobacias ("Vespa wheelie king"?). Começou a sacar cavalos na adolescência, foi o primeiro a realizar um back-flip numa Vespa, está a treinar para bater um recorde do Guiness e existem rumores que falam duma possível vinda a Portugal.
Depois da conversa com o Ralf, vamos agora ficar a conhecer melhor o Nicola nesta entrevista exclusiva da Horta. O Inglês dele é tão mau quanto o meu Italiano, mas acho que desenrascámos a coisa. Na terra ou no asfalto, com duas rodas ou só com uma, numa pista de corrida ou num espaço minúsculo, o Nicola é o maior.
Qual é a tua comida favorita? Bistecca Fiorentina, pizza, spaghetti.
Qual é a tua scooter favorita? Para uso diário é a Sprint Veloce, para as acrobacias é a Vespa PX.
Preferes mudanças manuais ou automáticas? Mudanças manuais, dá mais gosto de conduzir.
Cromado ou preto-fosco? Cromado.
Estrada preferida para andar de scooter? Uma estrada de montanha com curvas e condução exigente.
Como começaste a fazer acrobacias? Sempre achei piada às acrobacias quando era miúdo, e quando tive idade para andar de Vespa tentei logo fazer cavalos. Durante os anos 80 havia "encontros" onde o pessoal sacava cavalos com as motas, e alguns com as Vespas. Eu gostava de ser o número um por isso treinava constantemente e vencia as apostas entre amigos.
Ganhas a vida apenas a fazer acrobacias? Desde há alguns anos, sim.
Fotos de vespafreestyle.it |
Que passatempos e interesses tens para além do scooterismo? Snowboard, motocross, bicicleta de montanha.
Que scooters é que usas nos teus espectáculos? Vespa PX de 81 com o motor 150 de origem, Vespa baseada numa 50 Special comn motor 130 Parmakit e caixa de Ape, e Vespa 125 VNB5 de 63 de origem.
Que tipo de manutenção é que as tuas scooters precisam? Troco os discos de embraiagem e algumas cruzetas, de resto não tenho grandes problemas.
Utilizas algumas scooters para além da Vespa? Não. (N.R.: acho que se esqueceu da Ciao e daquele episódio com uma Lambretta)
Andas de Vespa no dia-a-dia ou apenas por diversão? Uso muito a Vespa quotidianamente para fazer recados na cidade e, quando não tenho compromissos, para viajar. Para o uso diário tenho uma Sprint Veloce de 72.
Treinas todos os dias? Costumo treinar três vezes por semana mas, se estiver a tentar algum truque novo, posso treinar todos os dias.
Qual é a acrobacia mais difícil que fazes? E a tua preferida? São todas muito difíceis. Aquela que deve ser a mais difícil é a Circle Wheelie No-hand, sacar cavalo em círculos sem mãos. A minha preferida é quase a mais difícil, a Circle Wheelie.
Existe alguma acrobacia que queiras tentar no futuro? Saltar numa rampa o mais longe possível, talvez até por cima de obstáculos.
Quantos espectáculos fazes por ano? E qual é o teu favorito? Faço uns 25 espectáculos num ano, e gosto de muitos. Para listar alguns: a EICMA em Milão, Motodays em Roma e MotorBike Expo em Verona.
Sabes algumas palavras em Português? Não sei falar Português.
22.3.11
Acne catadióptrico
(a posta de hoje é dedicada à malta de Lisboa, que até consegue agarrar a andar de bicicleta)
Ainda estão interessados em pintar a vossa Vespa no tom azul-cueca da iluminação acessória, certo?
Tarde demais! Essa tendência já chegou e partiu mais depressa que uma Lambretta Inglesa. Faróis adicionais são tão Fevereiro! A nova tendência vem de Matosinhos e foi capturada digitalmente pelo Sam. Reflectores. Muitos.
Foto do Sam |
Eu contei mais de 50 reflectores afixados a esta pacata FL2! É uma quantidade épica que destrói o recorde prévio detido por este Ape, mas que é conseguida apenas com a ajuda da área suplementar da top-case e com uma fuga pouco significativa para as laterais do veículo. Esta nova tendência de Março promete mudar a dinâmica de stocks das agências Norauto nacionais, com camiões TIR carregados de faróis a darem meia-volta para irem buscar carregamentos urgentes de reflectores ainda morninhos do molde.
Vamos fazer o resumo, então: os reflectores são os novos faróis adicionais (a taxa de câmbio é 13 reflectores para 1 farol), as top-cases são os novos porta-couves, e o acne catadióptrico é o novo azul-cueca da iluminação acessória. Para evitarem a hora de ponta na Norauto, eu vou-vos revelar já, em exclusivo total, a tendência de Abril: autocolantes de águia, daqueles grandes que se punham nos capôs dos carros. Uma top-case XXL é aconselhada.
Tralha desnecessária
Grande parte do scooterismo clássico consiste em gastar dinheiro em tretas que não precisamos. Aqui está uma selecção de artigos que caem nessa classificação mas que eu eu não colocaria na pilha de coisas para re-oferecer no Natal seguinte se alguém mos oferecesse.
Body para bebé, tamanho 9 a 12 meses (outros tamanhos e gráficos deverão estar disponíveis, se pedirem). Na Joana das Vespas.
Bolsa de canvas Vespa disponível em duas cores, azul ou cinzento claro. 42€ na Loja 112.
Chaveiro com o formato da icónico gancho de bagagem Vespa. Vem numa caixinha pipi e tudo, por 13€59. Parece estar fora de stock (edit: de novo em stock), mas muitos outros artigos estão a postos na VintagePt.
Cesto porta-objectos para o avental, o bom velho 610344M. Excelente para levar o pão e montar faróis. Infelizmente não há em cromado, no Catálogo Vespa Vintage oficial.
18.3.11
Dilemas fósseis
Parece que está em movimento uma tentativa de boicote a uma ou mais das grandes gasolineiras. Eu já mencionei a minha opinião excêntrica e completamente desajustada do dogma colectivo do rebanho no passado, e venho mais uma vez enfiar a chave de fendas nessa cabeça de parafuso moída.
Boicotar uma gasolineira durante um dia é cuspir para o vento. É o mesmo que boicotar o nosso traficante de droga durante um dia para ele baixar o preço da heroína. No dia seguinte vamos lá comprar uma dose reforçada! Se querem gastar menos dinheiro em heroína, deixem de ser toxicodependentes. Se querem boicotar de modo eficaz todas as gasolineiras simultaneamente, então a solução é simples: consumir menos gasolina.
"Ah e tal mas eu tenho que fazer x kms por dia para ir para o trabalho e a única maneira é com o carro" - sim, concordo que há um problema grave de mobilidade no dia-a-dia de milhões, mas é um problema que não é responsabilidade da gasolineira A ou B. A culpa reside antes na sociedade moderna que está construída tendo como base o automóvel privado, um formato que está a funcionar cada vez pior como todos nós podemos testemunhar.
A Vespa, o meu veículo primário há mais de uma década, vai começar a fazer menos quilómetros. Acabaram-se os 10.000 por ano. Exorto-os a fazer o mesmo, de bicicleta e de metro, pois assim poderemos castigar verdadeiramente as gasolineiras e melhorar a sociedade com um método absurdamente simples: consumindo menos gasolina. Torna-se cada vez mais claro quer o automóvel privado não faz parte do futuro da mobilidade urbana: quanto mais cedo se habituarem a isso menos vai doer. Eis um blog interessante com uma boa colecção de links, se estiverem prontos para largar o rebanho.
17.3.11
Foto do dia
Foto de lemoncat1 |
A senhora da direita, segundo reza a história, não só comprou a SX nova mas também conduziu-a de Inglaterra até Espanha!
Cabo moribundo
Pergunta: será que o Bob ainda se lembra como se troca um cabo de mudanças?
Resposta: Sim. Desta vez foi antes de partir, algo inédito na minha cultura anti-manutenção-preventiva.
Una serie speciale
Ainda quente do forno chega-nos a notícia do lançamento duma edição especial Vespa comemorativa dos 150 anos da Unificação de Itália. Presumivelmente disponível apenas em terras transalpinas, trata-se duma PX150 branca ornamentada com uns tó-colantes tricolores, uma chapinha colada e a possibilidade de aquisição de capacete a condizer. O preço não muda em relação ao custo (Italiano) do modelo standard. E vem com S83s...
Foto de Vespa |
Eu quero é saber quando é que aparece a edição especial da PX em preto-fosco!
O azul-cueca da iluminação acessória
Certamente que estão recordados do fenómeno F.M.N.P.C.D.L.E., que continua sem dar sinais de abrandamento. Não é possível resistir ao azul-cueca da iluminação acessória!
Screenshot do fórum do VCL |
Esta recente tendência, como uma efervescente panela cheia de spaghetti, começa a deitar por fora um muco esbranquiçado constituído por mutações, variações e metamorfoses. As massas de scooteristas que invadem as lojas da Norauto à procura de holofotes compactos e acessíveis desrespeitam os ensinamentos primordiais de um holofote do lado esquerdo e montam-nos onde e como lhes apetece, num esforço paradoxal para obterem uma Vespa igual às outras mas diferente das outras.
Holofotes cromados, pretos, grandes, pequenos, aos pares, de luz amarela, um por cima do outro, um de cada lado, ou até - choque e surpresa!!! - montagem desprovida de porta-couves! Eis um exemplar que regressa às origens no guarda-lamas, do lado errado da convenção, mas do lado certo para a transmissão de mensagem publicitária nocturna a todos os peões na paragem de autocarro.
Este muco esbranquiçado começa a formar uma poça de singularidade filosófica. Como paralelo à reflexão zen "se uma árvore cai na floresta e não há ninguém para a ouvir, será que ela faz barulho?", eu pergunto-vos: será que um farol montado numa Vespa fora do porta-couves ilumina verdadeiramente o caminho? Devereis todos trepar à mais alta montanha do vosso reino, jejuar durante sete noites, e contemplar a luz da oitava manhã para descobrir a resposta. A Norauto abre às 9 horas, excepto ao Domingo quando abre às 10. Salvem os porta-couves.
Este muco esbranquiçado começa a formar uma poça de singularidade filosófica. Como paralelo à reflexão zen "se uma árvore cai na floresta e não há ninguém para a ouvir, será que ela faz barulho?", eu pergunto-vos: será que um farol montado numa Vespa fora do porta-couves ilumina verdadeiramente o caminho? Devereis todos trepar à mais alta montanha do vosso reino, jejuar durante sete noites, e contemplar a luz da oitava manhã para descobrir a resposta. A Norauto abre às 9 horas, excepto ao Domingo quando abre às 10. Salvem os porta-couves.
GTV em preto-fosco
Já percebi o que se passou em Pontedera:
Empregado: "Hummm... Patrão, tem um minutinho?"Capataz: "Sim, o que é?"E: "Lembra-se de ter pedido para encomendarmos 1000 litros de tinta preto-fosco?"C: "Sim, e?..."E: "Pois, é que houve um pequeno problema com a requisição, não dava para ler bem no fax e acabaram por vir 1000 barris de 50 litros..."C: "O quê!? 'Tão a brincar comigo, só pode! Cambada de abéculas, e agora o que é que eu faço com 50.000 litros de preto-fosco? Edições especiais das GTs todas, é? Ei, espera lá, até é capaz de funcionar..."
Foto de Vespa Portugal |
Posso confirmar que já estou a poupar dinheiro para quando for anunciado um Quargo em preto-fosco. Até lá, o preto-fosco de origem deixou de ser o novo preto-fosco e passou a ser 37% do novo azul-cueca. O antigo preto-fosco passou a ser o novo azul-cueca pintado a spray, e o antigo azul-cueca passou a ser o laranja-Rally dos restauros dos anos 90. É tudo muito simples, se pensarmos um bocadinho nisso.
14.3.11
Top 13 dicas de Inverno
Agora que a Primavera e o bom tempo estão à porta é que a Horta publica uma posta sobre dicas para andar no Inverno com mau tempo. That's how we roll... 13 dicas significam que esta posta é 30% melhor que um típico Top 10. Se não têm pachorra para ler tudo, deixem-me só impressionar-vos com três pontos: baixa velocidade, distância de segurança, senso comum.
Pneus em bom estado. Se o piso já tiver pouca altura, comprem-se uns pneus novos. Podem montar os vossos pneumáticos marginais novamente no Verão, se os quiserem rentabilizar ao máximo, mas andar com pneus gastos ou de marca Ching Chong no Inverno é má ideia.
Viseira limpa e sem riscos. Se a viseira do vosso capacete fechado estiver suja, lavem-na. Se tiver riscos, comprem uma nova. Sujidade e arranhões transformam-se num jamboree de encadeamento quando passam carros por nós no sentido contrário, geralmente numa estrada nacional escura e serpenteante a meio da noite.
Condução segura. O programa de condução tem que ser completamente reinstalado. A baixa aderência exige velocidades mais calmas e distâncias de segurança generosas. Linhas brancas, folhas de árvores, manchas no asfalto, tampas de saneamento, todas escorregam abundantemente. Os motoristas ficam com as janelas embaciadas e não nos conseguem ver com chuva.
Luvas boas. Precisam de um par de luvas de Inverno de qualidade. Comprem as melhores que puderem, para manterem as extremidades do corpo quentes e secas. Se as vossas luvas não forem grande coisa, arranjem um segundo par para usar na viagem de regresso.
Usem botas. Esqueçam os sapatinhos da moda, usem umas botas decentes. Não só serão mais resistentes à água e mais quentes, mas também protegem os tornozelos e os dedos em caso de acidente.
Boa visibilidade. Eu não lavo a minha Vespa mas passo um pano no farol e farolim com regularidade. Certifiquem-se que a vossa iluminação está toda a funcionar e que circulam com os médios acesos mesmo de dia (obrigatório pelo Código da Estrada). Uns reflectores extra também são boa ideia.
Travagem de teste. No início de cada deslocação, dêem umas patadas de intensidades variadas no travão traseiro para ficarem com uma ideia da força de travagem que fará bloquear a roda traseira.
Acessórios. Aquele equipamento estranho das últimas páginas do catálogo pode ajudar bastante. Talvez um pequeno pára-brisas, uma saia de scooter para aconchegar as pernas, ou até umas capas de punhos.
Capacete fechado. Os capacetes abertos já são perigosos durante o Verão, pior ainda durante o Inverno. Usem um integral e ganhem o hábito de pegar nele durante o ano inteiro.
Nada de pele exposta. Capacete fechado, luvas e lenço no pescoço. O frio não é só desconfortável, mas também é cansativo e degrada os reflexos em viagens longas. Ir quente é ir seguro.
Primeiras chuvas. As primeiras chuvas da época são as piores, pois o piso fica incrivelmente escorregadio quando a gordura acumulada ao longo da estação seca se mistura com as primeiras precipitações. A situação melhora à medida que o piso é lavado pela chuva.
Chuva muito forte. Em caso de chuvada intensa ou granizo, devemos abrigar-nos debaixo de um viaduto/ponte ou numa bomba de gasolina. Tais condições extremas são geralmente de curta duração e rapidamente estaremos de volta à estrada.
Tirar luvas. Ao tirarmos as luvas, especialmente com as mãos húmidas, temos que agarrar a ponta dos dedos para impedir que o forro interior se desloque e saia fora da sua posição. Se isso acontecer, poderá ser quase impossível voltar a vestir as luvas sem praguejar como um marinheiro alcoolizado.
Com a ajuda de algum equipamento básico de qualidade é possível rolar o ano inteiro. No entanto, a dica mais importante talvez seja conhecer os limites. Se as coisas parecerem perigosas talvez o sejam; fique-se em casa, vá-se de enlatado ou metro, e viva-se para rolar no dia seguinte. Têm alguma dica de Inverno? Apitem nos comentários.
11.3.11
Foto do dia
Foto de Howard 33 |
Uma Allstate, WANT! Montes de espaço para enfiar um motor de mota de cross!
O estado do tuning
A Horta é constantemente inundada* por emails que fazem todos o mesmo pedido: "Bob, preciso de saber quais são as mais recentes tendências da cena do tuning Europeu de aceleras, por favor ajuda-me!"
Este humilde blógue existe apenas para vos servir e entreter** e consequentemente os vossos pedidos obrigaram-me a entrar em acção. Assim, peguem no saco das pipocas ou no saco do vómito, consoante as vossas definições pessoais de bom gosto, e apreciem esta viagem visual pelas mais recentes tendências da cena do tuning Europeu de aceleras, cortesia da SIP. Onde é que eu posso mandar cromar uns carters em dourado aqui no Porto?...
"You loos a lot of money in Scoots". Indeed.
*nem por isso
**e ganhar quantias enormes de dinheiro
Novidades do mercado
Então o que é se tem passado de interessante nas últimas semanas no planeta Piaggio? Pois bem, apareceu uma nova GTS Super Sport preta - "o preto-fosco de origem é o novo preto-fosco" - para acompanhar a versão em cinzento-fosco, perdão, Grigio Titanio.
Foto de Vespa Portugal |
Em Tugalândia as reservas para a nova/velha PX já estão a decorrer a todo o vapor, poupando 500 euros a todos os que se chegarem à frente até ao fim de Março.
Imagem de vespa.pt |
As informações mais recentes apontam para uma data de chegada de meados de Abril, que não incluirá pneus suplentes. A nova/velha PX é alimentada com um carburador clássico, não há cá modernices de injecções nem lamelas.
Para Portugal também virá a PX150! Isto, sim, é uma novidade e uma muito bem-vinda. (a campanha de reserva não se aplica a esta cilindrada superior, no entanto)
Talvez como contra-manobra de marketing, as LML Star parecem estar em promoção (Edit: todos os modelos Star) para aguentar o forte até à chegada de reforços na forma da anunciada LML 200 a 4 tempos.
Para Portugal também virá a PX150! Isto, sim, é uma novidade e uma muito bem-vinda. (a campanha de reserva não se aplica a esta cilindrada superior, no entanto)
Talvez como contra-manobra de marketing, as LML Star parecem estar em promoção (Edit: todos os modelos Star) para aguentar o forte até à chegada de reforços na forma da anunciada LML 200 a 4 tempos.
Imagem de lml.pt |
Ah, e apareceram contas da Vespa Portugal e da Piaggio Portugal no Facebook. Se é que alguém usa isso. Ainda nem sequer vi o filme...
9.3.11
Foto do dia
A foto do dia de hoje não pode ser embebida aqui no blógue por motivos técnicos, mas essa é uma bênção disfarçada pois significa que a poderão apreciar em tamanho grande no vosso monitor.
Se tomarem em conta a minha predilecção por Super Sports e por pinturas coçadas/ ferrugentas/ preto-foscóides, então compreenderão porque é que tive um acidente de roupa interior quando esta imagem apareceu no meu ecrã. Talvez seja ainda mais pornográfica que o raio da GS Kaneban. Oh yeah baby, a ferrugem é o novo preto-fosco e a SS é a nova GS.
A nova scooter BMW
Se passaram a menos de 20 metros de um computador com acesso às internétes nos últimos dias, certamente que tomaram conhecimento da novidade do mês: a BMW vai apresentar duas maxi-scooters até ao fim do ano. Provavelmente lembram-se da revolucionária BMW C1, o maior avanço na linhagem da scooter moderna em tempos recentes que, infelizmente, teve uma vida curta devido a vendas fracas e à dificuldade em homologar o uso sem capacete.
E provavelmente nunca ouviram falar da R10.
E provavelmente nunca ouviram falar da R10.
Foto de kenjonbro |
As probabilidades apontam para um modelo de baixa cilindrada, já que as oitavo-de-litro são populares na Europa, e para um outro modelo mais pujante e prestigioso tipo Burgman ou semelhante. E, dado que a BMW lançou uma sub-marca de veículos eléctricos recentemente, há falatório sobre a possibilidade de um terceiro modelo eléctrico. Diabos, até já há uma C1 eléctrica!
Mas qual será o aspecto destes anunciados aspiradores alemães? Certamente serão parecidos com a Concept C, mas tal relação vaga não é suficiente para os exigentes leitores da Horta. Consequentemente, vi-me obrigado a repetir aquele telefonema que realizei recentemente, só que liguei para a Bavária desta vez. Fiquei muito desagradado com a atitude da fraulein que me atendeu: fingiu que não entendia o meu Alemão fluente ("io quiero photograf von nova scooter bê éme vê, jawohl schnell!"), eu avisei que era um blóguer muito famoso e influente, ela respondeu qualquer coisa sobre "polizei" que não percebi, e depois a linha caiu. Sete vezes seguidas.
Assim, fui obrigado a meter 4 moedas de 50 cêntimos no super-computador da Horta e a renderizar uma simulação gráfica de alta precisão e quase-tão-alta resolução da nova e revolucionária scooter BMW. Em exclusivo mundial para os leitores da Horta, aqui está ela:
Mas qual será o aspecto destes anunciados aspiradores alemães? Certamente serão parecidos com a Concept C, mas tal relação vaga não é suficiente para os exigentes leitores da Horta. Consequentemente, vi-me obrigado a repetir aquele telefonema que realizei recentemente, só que liguei para a Bavária desta vez. Fiquei muito desagradado com a atitude da fraulein que me atendeu: fingiu que não entendia o meu Alemão fluente ("io quiero photograf von nova scooter bê éme vê, jawohl schnell!"), eu avisei que era um blóguer muito famoso e influente, ela respondeu qualquer coisa sobre "polizei" que não percebi, e depois a linha caiu. Sete vezes seguidas.
Assim, fui obrigado a meter 4 moedas de 50 cêntimos no super-computador da Horta e a renderizar uma simulação gráfica de alta precisão e quase-tão-alta resolução da nova e revolucionária scooter BMW. Em exclusivo mundial para os leitores da Horta, aqui está ela:
O azul-cueca metalizado vai ser grande em 2012.