Foto de Maurizio Boi |
HORTA
▼
29.4.11
Amanhã há corridas
São as 6 Horas do Bombarral, no... Bombarral. Se forem um dos sortudos que podem ir lá ver ou participar em mais uma prova de Resistência Vespa, fixe; se não, afoguem as mágoas neste vídeo da mais recente prova de 24 Horas realizada em Espanha.
Nexx faz 10 anos
A Nexx comemorou uma década de existência com uma grande festa de duplo propósito onde aproveitaram para abrir uma loja, a primeira Loja NEXXSPACE. Neste novo espaço, na Curia, podes visitar a extensíssima gama de capacetes deste activo fabricante nacional. Também parece estar disponível vestuário da marca Macna, e vários Vespistas representaram a comunidade das rodas pequenas. Muitas décadas de sucesso, colegas!
Fotos da Nexx Helmets
O chefão Helder Loureiro acende as velas
Olhó press-release:
O primeiro capacete NEXX foi colocado à venda há 10 anos.
Helder Loureiro, criador da marca NEXX Helmets, soprou as velas e recordou os primeiros passos: “O saber que podia ser feito mais abriu o caminho para a criação da NEXX. Apesar de termos criado a empresa em 2001, ano que deu início à pior década de que há memória desde a grande recessão do século passado, temos conseguido colocar os nossos planos no mercado e crescido; ao olhar para frente vemos que o futuro do País dependerá, consideravelmente, do desenvolvimento destas PME exportadoras com estruturas modernas, criativas, flexíveis e eficientes e que apostam fortemente em formação. Neste contexto, a compreensão e antecipação das necessidades de mercado desempenham um papel crucial. Actualmente a NEXX está presente em 46 países espalhados por todo o mundo e para nós é um orgulho dizer que somos Portugueses”.
A festa do 10º Aniversário contou com cerca de 200 convidados entre Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Moto Clubes e Pilotos - com destaque para a presença do jovem piloto Ivo Lopes, que este ano faz a sua estreia com a marca e na prestigiada competição Mundial, a Red Bull Rookies Cup.
A ocasião marcou ainda a inauguração da loja NEXXSPACE (Curia) num ambiente descontraído, animado, com muita música e caras bonitas.
Agarranço, Facebook style
Porque o que está a dar é humor do Facebook, e porque a Horta acompanha as tendências desde que elas esperem na estação de serviço.
Dedicado a todos os que já agarraram.
Vespa-paper em Lisboa
Está a decorrer algo intitulado Festa do Cinema Italiano (as datas variam consoante a zona do país) e, na Capital, as actividades do dito tiveram a cooperação do Vespa Clube de Lisboa resultando num Vespa-paper (rally-paper de Vespa, há dúvidas?).
O Vespa-paper teve como tema a Lisboa Italiana: "Vamos descobrir a presença italiana que se esconde no meio das ruas da cidade de Lisboa. Vamos fazer uma viagem no tempo, entre história, música, arquitectura, artes plásticas, literatura, boa comida e boa bebida." O dia de inspiração transalpina incluiu ainda a visualização do filme "Forever Vespa. Storia di un mito italiano" e uma festa do The Beat Mod Club.
Felizmente há boas fotos (aqui individualmente ou aqui em slideshow maior). Um Sábado com Sol, montes de Vespas a rolar por Lisboa e muitas caras sorridentes. Soa-me bem!
O restauro ao "prumenor"
Já ando há anos para fazer uma posta elaborando as minhas opiniões sobre o que constitui um restauro, e porque é que as inúmeras reconstruções apelidadas como tal não merecem esse nome. Mas, como quando fizer isso as pessoas vão ficar convencidas que eu ando na droga, vou esperar mais um bocado até estarmos pertos do Fim do Vespismo Nacional (F.V.N.).
Entretanto deixo-vos com uma bela exibição de destreza manual e pequeno vislumbre ao que eu considero um Restauro verdadeiro. Em Itália há um atelier de mecânica que faz as coisas verdadeiramente ao "prumenor", incluindo a criação manual de réplicas de depósitos da Vespa 98. É refrescante ver tal habilidade e atenção ao pormenor quando somos confrontados diariamente com tanta sucatice estrangeira e, sim, nacional.
(nota mental: necessito de uma máquina de soldar nova)
(nota mental 2: necessito de uma garagem que não seja incrivelmente húmida para lá colocar uma máquina de soldar que não se estrague)
20.4.11
"Encontre x."
Os problemas dos testes de matemática tinham uma propensão para terminarem com essas funestas palavras: "encontre x". Mas como eu não tenho medo de matemática e possuo quantidade ampla de amigos, estou certo que x será localizado.
A minha Sprint regressou do chapeiro após quatro (!) anos de ausência e, como levou um chão novo, estou um pouco apreensivo acerca da distância entre o "bico" do assento e a coluna de direcção. O tal x.
Neste momento meço uns 369mm e precisava de mais alguns pontos de referência para saber se são necessários (ou qual a grandeza de) ajustes finais de geometria. O ideal era metê-la num gabarito original como este, mas onde é que há disso em Portugal?...
Medi uma Sprint "sobrevivente", em princípio não batida, que me deu 361mm mas tinha massas esquisitas no túnel; obtive um relato de 365mm vindo duma fonte fiável; duas anotações antigas no meu caderninho negro dizem-me 364 e 373mm. Assim, peço-vos para medirem as vossas SprintERs e semelhantes com a maior precisão que conseguirem para ficarmos com uma ideia mais nítida da posição correcta do topo da coluna, informação útil para muitos restauros vindouros (e mantenhamos os dedos cruzados em relação à posição do fundo da coluna).
O "Camiti" na Freita
O "Camiti", ou Camping Itinerante, foi mais uma ideia a sair do caldeirão borbulhante de scooterismo do ScooterPT. Eu, o Sérgio e o Rui + passageira saímos do Dragão (o Cabo da Roca do Norte) e fomos pelas nacionais, SEMPRE a curvar até à bela Serra da Freita, onde fomos recebidos com um imponente pôr-do-Sol.
De manhã, enquanto a malta dormia no barracão de ferramentas, eu e o Sérgio fomos ver as vistas...
... e fazer um pouco de TT.
No meio do monte, ao pé das torres eólicas, achámos um jagunço de BMW.
O dito jagunço achou por bem ajudar a raspar os mexilhões do casco da Heinkel.
Os sabores do fim-de-semana foram bacalhau à Lagareiro e uma (ou quatro) posta Arouquense. E curvas, muitas curvas.
Este foi o nosso trajecto de regresso. À ida não saímos da 108 em Crestuma e foi um fartote de curvas, com pouco trânsito e muita paisagem à mistura. Na zona da Serra o piso fica mais deteriorado mas, mesmo assim, recomendo a zona para um passeio de nível médio.
Destino: Oslo
Já há Portugueses a fazer a mala para a Noruega! O Rui "Agent" do Projecto 15 Mil - de Vespa até à Noruega vai dar uma g'anda volta (15.000 quilómetros, do Cabo da Roca ao Cabo Norte) e pode ser encontrado no Facebook. Se as suas excursões passadas são uma indicação, então essa será uma página épica a seguir.
Outro grupo de intrépidos viajantes será constituído por quatro Vespistas do Norte, reconhecidos veteranos das grandes quilometragens. Podem encontrar o projecto Highway to Norway - Rumo à Noruega aqui ou aqui no FB. A Horta deseja bons quilómetros à comitiva nacional que tem Oslo como destino: divirtam-se muito.
Outro grupo de intrépidos viajantes será constituído por quatro Vespistas do Norte, reconhecidos veteranos das grandes quilometragens. Podem encontrar o projecto Highway to Norway - Rumo à Noruega aqui ou aqui no FB. A Horta deseja bons quilómetros à comitiva nacional que tem Oslo como destino: divirtam-se muito.
Foto de JimVanMorrisey do Vespa360, mais uma viagem épica |
Vespas todo-o-terreno no 1º Transalgarve
Eu passo 20 horas por dia a deambular pelo corredor das frutas do supermercado internético scooterista, a apalpar e a cheirar todos os artigos para seleccionar os mais deliciosos espécimes para transformar em sumo polposo que coloco então na vossa boca sôfrega, uma colherzinha de cada vez.
Ora isto significa vídeos de picanços alemães, fotos antigas italianas, e a palermice americana ocasional. Mas e o material nacional? Ein? Onde está o doce néctar luso de scooterismo hardcore pré-clássico? Há pouco, mas há.
A Joana partilha connosco estas fotos excelentes do 1º Transalgarve, em 88 ou 89, que ilustram a participação da família Fragoso numa prova de todo-o-terreno para motas grandes, em cima de Vespas! "Dizem que foi a 1ª vez que houve um raid com uma prova nocturna. As vespas não ganharam mas chegaram ao fim, e houve um 'prémio' (tipo reconhecimento) por este feito." E que grande feito!, até mereceu notícia no jornal.
Ora isto significa vídeos de picanços alemães, fotos antigas italianas, e a palermice americana ocasional. Mas e o material nacional? Ein? Onde está o doce néctar luso de scooterismo hardcore pré-clássico? Há pouco, mas há.
A Joana partilha connosco estas fotos excelentes do 1º Transalgarve, em 88 ou 89, que ilustram a participação da família Fragoso numa prova de todo-o-terreno para motas grandes, em cima de Vespas! "Dizem que foi a 1ª vez que houve um raid com uma prova nocturna. As vespas não ganharam mas chegaram ao fim, e houve um 'prémio' (tipo reconhecimento) por este feito." E que grande feito!, até mereceu notícia no jornal.
Fotos de Joana Vassallo Fragoso |
João Paulo Fragoso, Pedro Pinto, Jorge Fragoso |
Jorge Fragoso |
Movimento Alternativo 2011
É mais um delirante, incomparável, épico Movimento Alternativo! Apenas no Porto, apenas no dia 25 de Abril. Do que se trata?
Imagem de Movimento Alternativo |
Podem encontrar o Movimento Alternativo no Facebook ou no ainda embrionário site movimentoalternativo.com. Toca a limpar o pó à bina que está enterrada no fundo da garagem.
bah
Eu podia fazer o mesmo que todos os outros blógues e meter as fotos da "nova" PX com uma miúda qualquer da agência de modelos a sorrir ao lado, ou posso ser original e colocar um vídeo do YouTube (via Lambrettista).
Trata-se de uma peça do Top Gear antigo (o Top Gear já existe desde 1860, caso não saibam) onde o pai do James May vai visitar uma garagem Lambretta verdadeiramente épica. O tipo tem, literalmente, uma de cada. O Jezza aprova.
A minha rotina diária e transmissões por correia
Todas as manhãs levanto-me pelas 11, como meio quilo de carne crua, e faço 200 flexões em cima dos nós dos dedos até estes começarem a sangrar. Após as abluções, meto-me nas internétes para ver as notícias e roubar material procurar inspiração para a Horta (quando o Sol se põe largo finalmente o computador e vou para a rua combater o crime, mas isso é outra posta).
As internétes hoje agraciaram-me com uma imagem que combina a minha obsessão com manga softcore, o meu fascínio com protótipos recordistas dos anos 50, e a minha necessidade premente de um calendário de Agosto de 2009.
Tambémroubei fui informado (via BRM) do lançamento de uma transmissão por correia para a Lambretta (ainda estou a trabalhar nas piadas BMW/ Harley). Desenvolvido por Tino Sacchi e disponível na Cambridge Lambretta, este upgrade moderno permite escolher entre vários tamanhos de carretos, dois comprimentos de correia e dois tamanhos de esticadores que gerarão nove rácios à escolha, cinco dos quais impossíveis de obter com a corrente tradicional. Diz a publicidade que é só montar e esquecer, sem preocupações com esticanços e folgas.
Era mesmo fixe se houvesse algo semelhante para a Ve... Ai espera, as Vespas são fiáveis e não precisam de pendricalhos modernos.
As internétes hoje agraciaram-me com uma imagem que combina a minha obsessão com manga softcore, o meu fascínio com protótipos recordistas dos anos 50, e a minha necessidade premente de um calendário de Agosto de 2009.
Autor desconhecido, via Danbooru |
Também
Imagem de Cambridge Lambretta Workshops |
Era mesmo fixe se houvesse algo semelhante para a Ve... Ai espera, as Vespas são fiáveis e não precisam de pendricalhos modernos.
11.4.11
Isle of Man scooter rally 1964
Aviso: P.S.C.O., Posta sem Conteúdo Original! (as Segundas-feiras são muito complicadas...)
É clicar aqui para ver o vídeo. Há uma senhora a fazer TT numa GS, juro.
Links de Sexta-feira
- Filme dos Vespistas do Norte, Passeio à Gralheira
- III Concentração da Primavera do VMA
- Lambretta LD para montar (27% de probabilidade de ser um link repetido)
- Lambretta Magazine Japan (via BRM)
- Adolescente vai à fábrica da Malossi kitar a sua acelera
- Os Ingleses são como os Alemães mas mais jagunços
- Honda Juno
- A SIP visita o customshow de Antuérpia [vídeo]
7.4.11
Mais scooters na REV TV
Continuando o serviço público iniciado há 5 semanas atrás, eis o resumo dos mais recentes episódios da REV TV completamente filtrados e despojados de jaguncices até não serem nada mais que polpa sumarenta de scooters. Deseja uma palhinha?
Uma Malaguti Blog (BlogER?) 125 com alpendre (li nas internétes que a Malaguti fechou)...
Uma Malaguti Blog (BlogER?) 125 com alpendre (li nas internétes que a Malaguti fechou)...
Todas as imagens da REV TV |
... uma GTS 300 faz "oitos"...
... é testada a Honda SWT600 com o seu "generoso porte"...
... olha o Marrazes! "Despacha-te, Sónia Maria!"...
... aparece a LML "hippie"...
... uma pequena Vespa S ensina-nos a atravessar cruzamentos...
... a Honda SH300i dá uma volta por Roma (será que as rodas altas deveriam ser banidas da Horta?)...
... a Vespa S aventura-se no Eixo Norte-Sul...
... é testada a nova BWS 125...
... é testada a GTS 300 Super "Sport" (aspas minhas) incluindo menção a uma "125 SS dos anos 50" #BIGFAIL...
... e é feita uma pergunta para a qual já existe resposta.
Aos Domingos na TVI24, pelas 12h35.
Novo casquilho de embraiagem Pinasco Clutch Slider
Já alguma vez foram a arrancar e a Vespa dá um salto para a frente acompanhado por um barulho kkkkkkrrrrrrrrr vindo do motor? Costumam ser esses os sintomas de um bronze da embraiagem com folga. Esse casquilho cilíndrico, digamo-lo com frontalidade, é uma peça de design bastante primitiva e a Pinasco decidiu corrigir a situação:
Fotos de Pinasco |
O Pinasco Clutch Slider aparenta ser um simples rolamento de agulhas que substitui todos os bronzes de origem das embraiagens de 6 e 7 molas encontradas nas Vespas "large frame". Promete eliminar esse arranhar da embraiagem "porque as agulhas especiais encaixam nas superfícies de deslizamento de embraiagens muito gastas" (presumivelmente também funcionará em embraiagens só um bocadinho gastas), e deverá suavizar os vossos arranques ao mesmo tempo que mantém a embraiagem de origem. Basta adicionar um destes dedais com rolamento da SIP, outra solução que elimina superfícies de fricção à la Revolução Industrial, e atingiremos o nível 17 de kitanço embraiónico.
Foto de Sip Scootershop |