HORTA

22.2.17

Scooters estacionadas VI

Metade destas é da feira da Vandoma.

PC040047

PB020002

PB190016

P1280349

PB120011

PC090052

Mais scooters estacionadas.
   

21.2.17

T5 problemática

Sabem o que é que quer dizer T5? Tens 5 meses para andar nela até avariar novamente.

T5 trouble

T5 trouble

T5 trouble

T5 trouble

A identidade do visado não será revelada para evitar envergonhar o dono do veículo. É o Rui Heinkel.
   

20.2.17

Youtube Monday

Old school, UK style. E há mais 3 partes!


Vídeo de GP225WildCat
   

16.2.17

Dica de inspecção de óleo

Ora portantos é dia de trocar óleo. Ao remover o óleo antigo, é normal querer inspeccioná-lo para ver se estão presentes bocados grandes de metal, glóbulos pastosos de origem indeterminada, insectos variados, libras de ouro, ou a chave 10 que desapareceu há seis meses. Eu costumo enfiar o dedo no meio do óleo corrente e espreitar para a ponta do dígito à procura de contaminação. O problema é que o dedo já está todo porco e escuro por esta altura, e não há luz decente para se conseguir ver alguma coisa de jeito quando estou enfiado debaixo do motor. Como resolver?

oil inspection tip

Apanhei esta dica nas internétes. Se colocarmos uma amostra de óleo usado numa tampa de frasco - com o interior branco - poderemos analisar o óleo "à transparência", e qualquer partícula ou anormalidade será claramente visível. Suponho que a maioria das superfícies brancas e impermeáveis servirá para o efeito, mas curti a cena da tampa de frasco: limpa, simples e eficaz.

Ide rolar, meus filhos.
   

14.2.17

Bob constrói um rolo de ferramentas

Nem todos os projectos de construção da Horta exigem sete dias e sete noites de trabalho árduo e intenso, como armários de ferramentas ou velocímetros digitais: às vezes sabe bem uma rapidinha. Tal como um "tool roll" para as ferramentas da mota jagunça (para a Vespa tenho um saco de máscara de gás).

Roubei a máquina de costura à minha mãe, descarreguei o manual da net e gastei meia hora a lê-lo. Posso recomendar a Singer Serenade 18 como sendo uma bela peça mecânica dos anos 80 que, para gáudio colectivo dos apreciadores de maquinaria transalpina, é "made in Italy". E tem acelerador e marcha-atrás. Certamente que existirão clubes de máquinas de costura no futuro, com concentrações e restauros, e a SIP venderá agulhas de baixa fricção.

diy tool roll

Passei outros dois minutos a experimentar os comandos numa pobre tira de pano que se sacrificou em nome da Ciência, e partida!! Peguei num bocado dumas calças de ganga que deitei fora (tendo tido o cuidado de guardar as pernas pois a minha clarividência disse-me que iriam ser úteis passados um ou três anos), alinhei a colecção de ferramentas quase exclusivamente da feira, e visualizei o produto acabado na minha mente.

diy tool roll

O primeiro passo foi cortar tudo à medida, e fazer bainhas feias a toda a volta. Cada ferramenta terá um compartimento de largura específica e existirá um bolso grande à esquerda para velas e fita adesiva. O comprimento é 52cm e a altura é 21cm (dobrada, pois há uma aba superior que bloqueia a sucata no sítio).

diy tool roll

Da direita para a esquerda, fui colocando cada ferramenta no sítio e criando o seu compartimento próprio bem justinho e aconchegado. Com isso feito, reparei que ainda tinha ganga de sobra e espaço livre por cima do bolso grande, e consequentemente chapei-lhe com  um bolsinho adicional para miudezas.

diy tool roll

A caixa da sucata forneceu um cordão de couro que foi aplicado ao exterior com um ponto largo em zig-zag. Duas horitas de trabalho, custo zero, problema resolvido. High-five a mim mesmo!

diy tool roll
    

10.2.17

Bob constrói um velocímetro digital - parte 3

Coragem, está quase a acabar. (parte 2 aqui)

Montei o íman e o sensor com a ajuda dumas chapinhas da caixa da sucata. O íman prende numa porca da jante e o sensor na porca de cima da fixação do amortecedor. As chapinhas não ficaram muito bonitas mas um dia destes faço umas melhores...      Not!

P1280382

P1280384

A porcaria da moldura de cima esteve quase para não ser pintada porque eu não a conseguia separar do vidro! A borracha estava de tal modo fundida às duas peças que nem parecia possível desmontá-las, foi mesmo à bruta.

P1280399

O vidro está bastante arranhado e estalado, e o aro também está bom para reciclar. No entanto este é um projecto de custo quase zero e, além disso, peças novas iriam destoar com o resto da Vespa, suja e coçada. Decidi assumir a patine com frontalidade.

P1280425

Uma olhadela por trás, é aqui que está o segredo da coisa toda. Fiz uma tampa para tapar o buraco e evitar a entrada de pó, mas não ficou nada de especial. Açapei-lhe com fita adesiva que 'tá bom.

P1280427

O meu conta-quilómetros novo apesar de ser velho que era antigo quando o montei ao lado do meu conta-quilómetros antigo que era o original e que já foi novo. Medi o perímetro do pneu e deu-me 134 centímetros, que foram introduzidos no maquinómetro velodigital. Verifiquei a calibração com os marcos quilométricos na auto-estrada, e estava a marcar 1020 metros entre cada marco. Isso significa um erro de 2%, bastante bom! Quando tiver que trocar a pilha mudo a calibração para 133 ou 132 e fica perfeito.

P1280431

E, quando já estava praticamente tudo concluído, olho para o lado e descubro que me esqueci de colocar uma peça. Duh! #epicfail #bobsucks #reallife #realblog

P1290442

Toca a tirar tudo outra vez! Ainda bem que eu tinha fechado o aro metálico apenas ao de leve, exactamente a prever a possibilidade de reabertura. Depois do conta-quilómetros remontado, o aro estava bastante mastigado e não queria entrar na cavidade redonda da tampa do guiador. Tive que praguejar bastante para a coisa ir ao sítio. Tentem evitar dar pancadas no aro para o conta-quilómetros encaixar porque o aro deforma-se com facilidade, perguntem-me como sei. :\

Com os fios bem arrumados fica tudo com bom aspecto. Há muito espaço livre por cima do farol da PX nova e aí não chateiam nada.

P1280433

Terminado! Olha que giro, apanhei as quatro luzes ligadas. Foi uma coincidência total, nem fiz de propósito...         Not!

P1319353

Sinto um bocadinho falta de iluminação do ecrã. Pensei em fazer isso a princípio mas depois cocó. Há uns velocímetros de bicla baratos no eBay com iluminação "back light" mas não têm personalidade. Posso adicionar luz de várias maneiras diferentes, e talvez as experimente quando tiver que abrir o bicho um dia destes. Até agora está a funcionar bem, já apanhou chuva e sobreviveu, e sim, basicamente tive este trabalho todo para não ter que comprar uma bicha de conta-quilómetros nova. :)
   

8.2.17

Bob constrói um velocímetro digital - parte 2

Vamos lá despachar isto rapidamente que vocês têm coisas importantes para fazer (parte 1 aqui). Fiz uma peça em MDF que suportará o perímetro da cena electrónica.

P1270316

Duas soldaduras de diminutas dimensões foram necessárias no sítio do botão das funções.

P1270323

Dois fios para o botão de arranque que controlará as funções, outros dois para o sensor da roda. Ainda não deitou fumo.

P1270332

Não tenho que estar a fazer furos para montar o botão de arranque porque já tenho um punho de arranque eléctrico. Porque é que ele está aqui, já não me lembro - não deve ser original...

P1270338

Montei o dito botão e passei o cabo.

P1270341

E agora topem-me só esta classe. Preto-fosco-que-não-é-completamente-fosco-é-mais-assim-acetinado e um pin do escudo antigo da Piaggio (a coisa mais linda do Universo). Pimp, bitches!

P1280354

O vidro estava mais áspero que lixa 60, e tentei remediar a coisa com uma lambidela de uma massa de polir que já anda aqui pela garagem desde o virar do século.

P1270346

Desmontei o sem-fim porque já não é necessário. E noto que a Vespa acelera mais, agora que não precisa de girar o sem-fim. A sério. Definitivamente. Sem exagero. Notem bicha partida logo à saída do sem-fim.

P1280363

 Para tapar o furo deixado pela ausência da bicha cortei uma pequena junta em borracha de câmara-de-ar.

P1280367

Que foi prontamente posicionada em postura pertinente.

P1280370

Fui obrigado a soldar um fio fino de electrónica ao fio do sensor para o fazer subir pela espiral antiga acima. (fazê-lo subir pela espiral abaixo pareceu-me má ideia, bem como o fazer descer pela espiral acima)

P1280372

Os testes iniciais revestiram-se de sucesso: a luz não foi abaixo no quarteirão nem peguei fogo à garagem.

P1280374

A terceira e última parte desta trilogia moderadamente épica aparecerá aqui*.

*válido apenas para assinantes da conta Horta Premium
   

6.2.17

Bob constrói um velocímetro digital - parte 1

A minha bicha do conta-quilómetros partiu.

P1260305

Ora eu já andava insatisfeito com a precisão do meu velocímetro nos últimos meses, e o velocímetro também já não é o original. Assim sendo, coloquei o meu Colar Cerimonial de Sem-fins Defuntos (C.C.S.F.D.), meditei longamente no assunto, e aceitei o convite kármico que o Universo me estendeu para prosseguir com a minha ideia de modificação radical da dita unidade de instrumentação que já andava na cabeça há anos.

A SIP tem velocímetros/conta-quilómetros digitais lindos mas exigem um investimento considerável - prefiro comprar ferramenta, se tiver 200 euros a queimarem-me o bolso. Também já vi conta-quilómetros de bicicletas aplicados em Vespas mas de um modo muito crude; geralmente o conta-quilómetros original é totalmente substituído por uma tampa de plástico ou metal, e a pequena caixa digital aplicada à tampa. Eu queria mais por meno$.

Muito meno$. A minha caixa de peças ofereceu um velocímetro de bicicleta básico e o eBay forneceu um botão do arranque eléctrico barato para comandar o precedente.

PA299053

O primeiro passo é descascar o velocímetro. Com cuidado, para não estragar nada.

PA299058

Fui buscar o meu conta-quilómetros original à caixa da sucata. Nnão vale a pena estar a cortar o conta-quilómetros que tenho agora, pois está completo e a funcionar razoavelmente bem.

PB270012

 C'um caraças, ainda tem a terra toda dos últimos 30 anos!

PB270013

Abri-o. O aro metálico ficou bastante massacrado. Se conseguem evitar que isso aconteça, então são muito mais habilidosos que eu. Respect.

 PB270015

Despi a carcaça...

PB270020

...e cortei-lhe o rabo.

PB270024

A seguir - já estão a perceber onde isto vai parar, certo? - cortei uma abertura com a dimensão do écrã do velocímetro digital de bicla.

P1260293

Lamento imenso, senhor Veglia e senhor Borletti, mas eu consigo fazer melhor que vocês.

P1260290

A parte 2 aqui. Talvez consiga fazer aparecer números sem me electrocutar.