HORTA

26.12.13

Top 13 de 2013

Ninguém reparou que o Top 13 anterior tinha 14 pontos em vez de 13? Pois bem, quem tivesse reparado ganhava uma Vespa 946 nova pintada na cor da sua preferência, com capacetes abertos a condizer. Como ninguém reparou, o prémio reverte para o Bob.

P3064664
Diversão é só possível numa Vespa pintada em duas cores

E agora o Top 13 de 2013, que só tem 12 pontos (não há prémio para quem salientar tal discrepância).


     

23.12.13

Top 13 de 2012

Cumcaraças 2013 já está a acabar e eu ainda não fiz o Top 13 do ano passado! E ninguém me avisou?! Sou só eu que tenho que prestar atenção a estas coisas?! Obrigadinho, hein? Ler as piadas é fácil, avisar o Bob que está um ano atrasado nas postas de reciclagem massajadoras de ego é que nada. Pois...

P3210645
Foto não relacionada com o assunto em causa

Enfim, cá vai a selecção apenas um bocadinho acima de aleatória das melhores postas de 2012. Lembram-se de alguma que não esteja na lista e de que gostaram? Apitem nos comentários. Beijos e queijos.

    

20.12.13

Horta salva Lambrettista

Ora então amodes que a minha zona privada começou a vibrar e era o meu telemóvel celular telefónico não-inteligente que indicava uma conexão oral sem fios iminente. O pequeno ecrã indicava "Rui Heinkel". A conversa, se a memória não me falha, foi algo do género:

-'Tou, Bóber? Epá, fónix, agarrei. G'anda charuto, 'tou farto de Lambrettas, são quase tão más quanto as Heinkel, era mandar tudo prá fundição!
-Caro colega, muito me apraz ouvi-lo. Tenha a bondade de se acalmar e explique-me claramente, por obséquio, a natureza concreta das suas dificuldades mecânicas.
-Epá, g'anda charuto, foi um parafuso qualquer que se descravou do ventilador e aquilo roçou no cárter e bloqueou tudo e 'tá tudo mamado e preciso de um ventilador para a LI!
-Caro colega, permita-me tranquilizá-lo pois creio poder ser de serviço ao distinto cavalheiro nesta ocasião. Está localizado no Bunker um caixote contendo peças variadas de LI no qual se encontra - possuo uma certeza inabalável neste aspecto - um ventilador adequado ao dito modelo que poderá recolocar o meu amigo na estrada sem demoras.
-Fónix Bóber, és o gajo mais fixe à face da Terra. Vou-te dar uma camisola nos anos e um chouriço no Natal. Digo-te com toda a sinceridade que não somos dignos de partilhar este planeta contigo. Fónix.
-Caro coelga, muito me honra com tão calorosas palavras. Terei todo o gosto em recebê-lo no Bunker quando mais lhe aprouver.

E lá fomos, e lá estava o caixote, e lá estava o ventilador de LI.

P9183273

-Fónix, num dá, este é de 57 pólos e eu preciso de um de 59 pólos.
-Caro colega, permita-me expressar a minha concordância total com a sua opinião que coloca as Lambrettas na categoria de "g'anda charuto". Com sua permissão, sugiro deslocarmo-nos ao meu domicílio onde repousa um veículo de características iguais ao seu que poderá servir como dador temporário de ventilador de 59 pólos. Terei todo o gosto em lhe ceder tal peça a prazo indeterminado e sem compensação monetária.
-Fónix Bob, és do caraças. Pá, fónix mesmo. Já me viram este gajo? Que senhor. És um senhor, Bob, um senhor!

E foi assim que o Rui Heinkel se entreteu a remover um ventilador emprestado na sua roupa pipi do trabalho enquanto eu não fazia nada. Não sei qual será o destino do meu ventilador já que se trata de um homem que avariou Lambrettas, Vespas e Heinkels (várias vezes), e que ficou sem gasolina e sem bateria simultaneamente na Honda à vinda do Bunker.

P7175707

P7175711

P7175714

P7175716

P7175706

        

19.12.13

Imagens fotográficas visuais do agarranço

Ora eu agarrei. Por causa dos rolamentos da biela, pensei eu, e andei muito lá perto. Mas não nos adiantemos.

PA160021
"A fazer avarias"... Cão não incluído

A primeira coisa a fazer é sacar o motor fora para levar ao Sam.

PB140254

E oupa, motor aberto.

PB140285

A cambota. Reparem na biela que está com uma erecção potente. Se durar mais de 4 horas consultem um médico. Ei, o que é aquela cena ali no meio?...

PB140290

É um naco de chapa a encravar a biela!

PB140296

Mas de onde é que saiu?!...

PB140299

Do vedante do lado direito. :-\ Felizmente não houve mais estragos visíveis, foi só limpar todas as pecinhas e meter tudo ao sítio novamente.

PC100543

Com sinoblocos novos, que o motor já estava a inclinar outra vez. Da próxima mando a PX de um penhasco abaixo e compro uma Vespa 949*.

* N.P.I. (Nem Por Isso)
 
   

5.12.13

Entrevista a João Casal II



Mais: grande entrevista a João Casal, o visionário por trás da marca de motorizadas com mais pinta de Portugal
Menos: os guinchos da Júlia Pinheiro

    

4.12.13

Não comprem a Vespa 947, esperem pela 948

946! A mera menção desse número causa erecções instantâneas e duradouras por entre as hostes Vespistas, desesperadas por subirem na cadeia alimentar da cena scooterista. Já ninguém vira a cabeça quando paramos a GTS 300 à porta do café, correcto?

Assim, peguei na máquina fotográfica boa (37 megapixéis, lentes Suíças polidas à mão por raparigas virgens e 6 programas diferentes para fotografar gatos) e fui investigar o supra-citado animal.

Vespa 946... sort of
Que elegância e refinamento!

Vespa 946... sort of
LEDs luxuosos lambem lémures

Vespa 946... sort of
Uau parece que estou em 1946

Vespa 946... sort of
Tecnologia e estilo transalpinos, muita erecção

Vespa 946... sort of
Vespa Vespa Vespa estilo elegância lifestyle urbano paradigma luxo

Vespa 946... sort of
Pneus feitos à mão


Vespa 946... sort of
referência obrigatória ao filme Roman Holiday com Audrey Hepburn


A qualidade visual do meu pequeno projecto fotográfico dá uma indicação clara do carinho extremo que eu nutro pela Vespa 946... Not! Nada perpetua melhor a reverenciada tradição de veículo prático e acessível às massas que um triste acessório de moda de 9.000 euros* de produção artesanal. :-\

Felizmente já se antevê um sucessor a este exercício pretensioso de lifestyle urbano, a Vespa 947:

Django é uma palavra Zulu para "vómito"

Não, brincadeira, é uma Peugeot Django. A 947 é esta:

Não, brincadeira, é uma Hanway. Que até tem pinta, apesar de já vir em azul meio cuequento. Mas agora a sério, a 947 é esta:

Imagem desse grande fotógrafo, Autor Desconhecido.

E agora a importante simulação em azul-cueca:

947 é um número primo, utilizado em bruxaria e satanismo

Ainda não saiu um kit Pinasco para a 947 e já está a chegar a 948! Juro! Pois imaginem só que a Horta obteve em exclusivo mundial imagens da nova Vespa 948. Deixem-me só dizer que é um autêntico avião....


Promete montes de lifestyle à custa de um consumo algo elevado.

E, claro, actualizei a minha Tatuagem Indicadora De Status Scooterista (T.I.S.S.). Como estou a poupar para comprar a 948 (que deverá custar uns 6 ou 7 blógues), fui obrigado a poupar na remoção da tatuagem antiga e na realização da nova; o resultado final não está bem perfeito mas vou pondo creme Nívea a ver se hidrata e vai ao sítio.



* Isso equivale a 1,5 blógues internéticos

P.S.: Kitanço.
    

3.12.13

Scooter de plástico + americanos + C4

Aviso: Posta Sem Conteúdo Original (P.S.C.O.)



Tory Belleci FTW

    

26.11.13

Moço de recados

Como ando muito preguiçoso no plano dactilográfico blogulacular, estou a pensar em contratar o Moço de Recados para me escrever algumas postas, o que achais?

A primeira Vespa do Moço de Recados tinha o motor à esquerda mas era difícil encontar peças

Deste modo poderíamos ficar a saber montes de coisas interessantes como o tipo de óleo que o MdR (Moço de Recados) utiliza; se o MdR prefere Michelin ou Continental; se a Sprint V. do MdR gasta muitos cabos de embraiagem; e qual a opinião do MdR acerca de descansos laterais e escapes de rendimento. E, principalmente, se ele quer lá ir.

       

13.11.13

Vespa The Resistance em fotos

Diz que há uma prova de Resistência de 24 horas em Zaragoza, e que é mega-potente, e que os Portugueses fazem boa figura e ainda farão melhor. Pessoalmente, estou convencido que é tudo fotoshópe.



    

12.11.13

Agarrei

:(

No meio da cidade, a dar voltinhas de treta. A PX começou a perder ânimo a rotações mais elevadas, a dar a sensação de estar "presa", e encostei. Ao ralenti o motor parecia estar bom mas foi abaixo e não mais se mexeu, completamente bloqueado.



Desconfio de rolamentos da biela. Foi tudo revisto há quatro anos (40.000 kms) e a minha previsão foi de sete anos até ter que rachar o melão novamente, mas prontos. Diagnóstico brevemente. Com fotos e cenas.
    

5.11.13

A nova Primavera

Já tens uma mota de água eléctrica BMW? E uma Lambretta de carbono com motor Piaggio? Uma scooter de cânhamo? Então a única que te falta na garagem é a nova LX. Perdão, Primavera. Desde que saiu a ET que não as consigo distinguir.


Não parece haver em azul-cueca, infelizmente. Como em scooters semelhantes,  é obrigatório levar como passageiro uma morena sorridente de 23 anos de idade:


E eis agora o processo de construção da Primavera. Pode-se ver claramente o quadro tubular e o reservatório central de banha de iaque. Quanto às especificações técnicas da nova Primavera, o seu preço e as cores disponíveis, de certeza que estarão indicadas algures na rede internética. Noutro sítio que não este.



Já disse que não há em azul-cueca?
       

23.10.13

A Vespa com mais quilómetros

É a minha. A Vespa nacional com mais quilómetros que eu conheço é a minha. 162.000 quilómetros.

PA056069

Pode marcar 47.000 mas, adicionando as correcções inerentes a um velocímetro expirado e a uma Peste Negra dos Sem-Fins, o número real é 162.000. O que dá, em medidas imperiais, a bela soma redonda de 100.000 milhas.

Conheces uma Vespa nacional que tenha mais quilómetros? Já vi várias Sprints e GLs em celeiros a marcarem 90.000, mas nunca nada maior. Se conheces, a Horta adoraria partilhar essa história.
    

10.10.13

Viajar à séria - The Scooter Diaries

#viajar #àhomem #épico #1960 #semconteúdooriginal


    

7.10.13

As mais recentes tendências em peças que se mexem e giram

As grandes empresas de componentes vespísticos enviam-me notícias dos seus mais recentes produtos porque eu sou uma entidade blogófila muito importante a nível mundial (ou isso ou porque cliquei no "subscrever newsletter", um dos dois). Eis algumas das novidades que provavelmente são novidades e que possivelmente têm interesse. Mas não garanto nada.


Cilindros Malossi 200cc
Em 1983 surgiu o cilindro Malossi de alumínio de 68,5 mm de diâmetro para a Vespa 200 e toda a gente ficou alegre. Agora, 30 anos depois, surge a mais recente versão deste conhecido Malossi, com janelas totalmente novas. O kit de alta qualidade está disponível nas versões SPORT e MHR, com a última a ter uma configuração das janelas mais "racing".

Carburador Polini para small-frame
A Polini continua a desenvolver os seus carburadores CP, 100% feitos em Itália. Os novos modelos montam-se sem qualquer modificação nas Vespas Primavera ET3. A longa lista de características técnicas destinadas a melhorar o desempenho é entediante, mas posso adiantar que estão disponíveis em diâmetros de 19 e 21mm, e que vêm acompanhados por uma caixa de ar com entrada melhorada.

Cambota Polini PX125 e PX200
Novas cambotas Polini para P125 (57mm de curso, biela de 105mm) e P200 (57 e 60mm de curso, biela de 110mm) que aparentam estar bastante escavadas na zona da admissão e ter um bom equilíbrio. A admissão é de 185° na 200 e de 173° na 125.

Cilindro Polini 221cm longo curso
Este cilindro para cambotas de 60mm não só tem um colector de escape reforçado com um anel de aço e uma culaça central com ampla ventilação mas é ainda compatível com ventiladores de arranque eléctrico. A taxa de compressão de 10.2:1 exige uma vela B9ES NGK ou Bosch W3CC.

Escape BGM Big Box
Para a PX e Rally 200 ou para a PX125/150, este escape foi desenvolvido em conjunto com o Mark Broadhurst e aproveita-se de 20 anos de experiência da Scooter Center. Aspecto original, mais potência, muito versátil, barulho controlado.

Ignição Pinasco Flytech
Depois da introdução deste sistema de ignição de ponto variável para os modelos PX-50-ET3-VNB-GT, o Flytech de 12V e 90W está agora disponível para as Vespas T5, GS 160, SS 180, Rally 180 e Rally 200. Luzes de 12V, nada de platinados, fiabilidade suprema, é só vantagens! O ventilador para a T5 está disponível em versões de 1.4 ou 1.6 quilos, enquanto o ventilador para a GS/ SS/ Rally pesa 1.6 quilos.

Carburador Pinasco SI 22mm
A Pinasco desenvolveu este carburador para a malta do "touring tuning" - presumivelmente malta que kita os motores para poder viajar com conforto - com vista a melhorar o desempenho mantendo um consumo de gasolina comedido. O Pinasco de 22mm está disponível em versão auto-lube ou gosto-do-copinho-de-mistura, e exige uma pequena modificação da caixa do carburador antes de ser montado.

Aros Pinasco tubeless de alumínio desmontáveis
Ena! São jantes roda 10 como as de origem, que se dividem a meio, só que tubeless e em alumínio! Em caso de furo, é perfeitamente possível colocar uma câmara de ar normal de Vespa pois a abertura da válvula não mudou de sítio. Quero.

Engrenagens Pinasco para large-frame
Engrenagens nunca são uma coisa extremamente sexy, mas estes Italianos malucos deram-lhes nomes como "Gran Turismo", "Gran Sport" e "Super Sport". Onde é que eu já ouvi estes nomes antes?... Mas adiante. O kit Gran Turismo é para motores kitados para viagem (225cc aconselhados), e tem uma primeira extra-longa e uma quarta curta. O kit Gran Sport é recomendado para motores 177cc para uso misto, e tem uma terceira e quarta curtinhas. O Super Sport, com uma terceira e quarta super-curtas, deve ser usado apenas em motores mega kitadões.

     

19.9.13

Secútar Pareide

 scooter parade

"Ah e tal, não vais à Scooter Parade?" Não, obrigado.

Se o objectivo é mesmo bater o recorde do Guiness de 800 e tal scooters, então cobrar 10 euros de inscrição matou tudo logo à partida. "Mas teve que ser, não tivemos apoios"... olha, bem-vindos ao clube. Somos 10 milhões.

Mas há a t-shirt e as actividades paralelas e a animação e a socialização... Infelizmente eu sou de disposição pouco social  e a perspectiva de partilhar a estrada com 200 novatos inexperientes nas suas PCX e LML acabadas de sair do stander distraídos por nunca terem visto tantas scooters juntas não é a minha ideia de passeio descontraído.

Adicionalmente, fontes duvidosas informam-me de modo não confirmado que os organizadores não têm reputação nem história na cena scooterista, sendo "páraquedistas" que tanto poderiam ter organizado um passeio de Mobiletes ou Solexes ou Floretis.

Por isso não, não vou. No entanto, concedo que a minha avaliação desta iniciativa razoavelmente interessante não constitui verdade universal e pode estar a ser excessivamente negativa e preconceituosa - tornei-me numa pessoa bastante amarga desde que cancelaram o Stargate Universe. Divirtam-se e que corra bem. Se houver t-shirts a mais sou um XL; o logo é giro.
      

11.9.13

USA, 1962

Ah, Postas Sem Conteúdo Original (P.S.C.O.s). Tão satisfatórias na sua ausência de valor real.


    

4.9.13

Update Bobacular da rentrée

Desculpem qualquer coisinha mas estive muito ocupado durante Agosto com várias missões secretas para as Nações Unidas*. A  Horta regressa agora com uma irregular sucessão de postas sem conteúdo original abordando temas marginalmente interessantes. A não ser, claro, que tenham a conta Horta Premium onde é só mamas e grandes acidentes.

Mas então quais são as mais recentes tendências no Mundo de Bob? Bem, tenho um porta-chaves novo. Bem, não é novo, é o mesmo. Só que não é o mesmo, é outro. Quer dizer, não é outro, é igual. Mas o importante é que a SRAM é o segundo maior fabricante mundial de componentes para bicicletas e, reza a lenda, um palavrão em Polaco.

SRAM

Também adicionei mais um exemplar à minha frota. Esta veio da Bulgária! As rodas rodam, o guiador guia e o descanso descansa. Ainda não encontrei manual na net; se tiverem um avisem pois preciso de saber qual é a percentagem da mistura, muito grato.

P8205891

Adquiri ainda este retrovisor NOS para o meu projecto Casal Carina que deverá começar em 2027. 5 euros não foi caro, pois não?

P9025914

E também tenho um retrovisor novo na PX mas isso merecce uma posta separada. É verdade, uma posta inteira sobre um banal retrovisor cromado. Parece que vai ser mais uma época de postas para esquecer...


* N.P.I. (Nem Por Isso), estive de férias**
** N.P.I. (Nem Por Isso), estive a trabalhar que não tive férias
    

16.7.13

O sistema dos três panos

A Horta tem sido inundada* por emails sempre com a mesma pergunta: "Mestre Bob, qual é o teu sistema de gestão operacional de têxteis oficinais? (S.G.O.T.O.)"

Pois aqui está ele. É um sistema revolucionário de três panos, deveras eficaz, que partilho com todos vós gratuitamente; podeis usá-lo sem pagar royalties, mas doações monetárias são incentivadas.
     
shop rags

O problema de usar apenas um pano na oficina é que este normalmente está sujo demais para limpar as mãos ou limpo demais para ser usado em óleo e terra. Um sistema de dois panos eliminaria o problema, mantendo um pano limpo para aplicações leves e um pano sujo para situações hardcore; no entanto, como postulado em Rendezvous with Rama de Arthur C. Clarke, tudo é melhor aos grupos de três.

O primeiro pano, o limpo, serve para limpar mãos, cromados e pinturas. O segundo pano, o normal, serve para as limpezas mecânicas normais. O terceiro pano, o inspirador-de-repulsa, é obrigado a lidar com tudo o que é nojento e oleoso.

Chegará um momento quando o primeiro ou o segundo pano se encontram sujos demais para as missões respectivas (também pode acontecer isso ao terceiro pano mas tal é uma noção demasiado horrorosa para contemplar). Nesse caso, um pano novo é colocado na primeira posição e todos os restantes descem uma categoria, num lindo bailado embuído de higiénica elegância. O antigo terceiro pano vai  para o lixo.

Com o Sistema de Três Panos Patenteado da Horta, nunca mais serão obrigados a limpar vidros de conta-quilómetros com um bocado de t-shirt impregnado de terra oleosa, ou a absorver uma poça de óleo velho com um viçoso e reluzente pano novo. De nada.

Ide rolar e boas gestões operacionais de têxteis oficinais.

* nem por isso... (N.P.I.)
  

11.7.13

Ape vidraceiro na Flor do Paraíso

Só há uma coisa melhor que um Ape, e essa coisa é um Ape de trabalho. Vidraceiro, neste caso.

P5191734

P5191735

P5191736

P5191737
     

27.6.13

O Apocalipse é um processo contínuo

Armas de fogo variadas: check.
Par de cornos enormes: check.
Pássaro exótico a voar em formação: check.


Aparentemente o Apocalipse Scooterista não foi pontual mas antes revela-se como um processo contínuo e interminável. Má sorte para os visitantes do OLX, boa sorte para os blóguers internéticos de fenómenos scooteristas de cariz apocalíptico. E esta posta não tem conteúdo original nenhum mas ninguém vai ler até aqui. Eu cheiro mal dos pés.
   

26.6.13

Vespa World Days 2013

Diz que houve uma concentração grande "pós" lados da Bélgica, e diz que em 2017 vai ser na Alemanha.



   

25.6.13

Scooters estacionadas e uma lição de fotografia

Se tirarem fotos a tudo o que vos apareça à frente, isso não é nada. Por outro lado, se fotografarem apenas uma coisa repetidas vezes, então isso chama-se um projecto. E se tiverem um projecto então quer dizer que são fotógrafos talentosos e possuidores de veia artística. E filtros ajudam também.

parked scooter

parked scooter

parked scooter

parked scooter

parked scooter

parked scooter

parked scooter

Não precisam de me agradecer pela valiosa lição de fotografia e vemo-nos na galeria de arte. Eu estarei a usar uma camisola de gola alta preta e óculos sem armação.